Opinião

ARTIGO

postado em 10/10/2019 04:22




Por quê?

Por que precisamos falar sobre violência contra a mulher? Porque somos o quinto país, no ranking mundial, em número de mortes violentas de mulheres. O levantamento mais recente do Atlas da Violência, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostra que, em 2018, 1.206 mulheres foram vítimas de feminicídio no Brasil, um aumento de 4% em relação ao ano anterior. Porque, antes de serem assassinadas pelo companheiro e entrarem para as estatísticas de feminicídio, elas sofreram toda forma de violência: olhares de ameaça, agressões psicológicas, patrimoniais, sexuais, xingamentos, insultos e agressões físicas.

Por que precisamos falar sobre violência contra a mulher? Porque, apesar dos avanços na legislação nos últimos 15 anos, entre janeiro e outubro, na capital da República, 26 mulheres foram vítimas de feminicídio, um crime praticado por menosprezo ou discriminação em função de gênero, em razão da misoginia e objetificação da mulher.

Por que precisamos falar sobre violência contra a mulher? Porque, segundo o Instituto Patrícia Galvão, 97% das mulheres foram vítimas de assédio no transporte público; 51,9% das meninas vítimas de violência sexual tinham entre um e cinco anos, e 80,8% dos agressores foram homens.

Por que precisamos falar sobre violência contra a mulher? Porque o Estado precisa criar e investir em políticas públicas que fortaleçam a equidade de gênero; que amparem e protejam as mulheres antes que sejam agredidas fisicamente, evitando que sejam assassinadas. São necessários projetos que levem aos agressores informações sobre masculinidade tóxica, sobre os crimes de violência doméstica e sobre as consequências para quem os pratica.

Por que precisamos falar sobre violência contra a mulher? Para que não tenhamos mais vítimas como Vanilma Martins; Diva Maria Maia; Veiguima Martins; Cevilha Moreira; Maria dos Santos; Edileuza Gomes; Isabella Borges; Luana Bezerra; Eliane Maria Sousa; Jacqueline dos Santos; Cácia Regina Pereira; Maria de Jesus; Debora Tereza Correa; Francisca Náidde de Oliveira; Joyce Oliveira; Maria Almeida; Iran Francisca dos Santos; Talida Valadares; Cristiane Mendes; Queila Regiane; Lilian Cristina da Silva; Graizielle Feitoza; Genir Pereira; Letícia Curado; Adriana Maria de Almeida e Tatiana Luz.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação