Opinião

Visão do Correio: Mais agilidade nas reformas

As fissuras no PSL e na relação com o Congresso Nacional não devem atrapalhar o andamento da Previdência na Casa

postado em 19/10/2019 10:55
[FOTO1]O embate entre bolsonaristas e bivaristas dentro do PSL, legenda do presidente Jair Bolsonaro, não pode contaminar o funcionamento do Congresso Nacional. Votações importantes estão inconclusas, como as reformas previdenciária, marcada para ser concluída na próxima terça-feira, no Senado Federal, tributária e administrativa. As mudanças são essenciais para o equilíbrio das contas públicas e o aumento da capacidade de o Estado estimular a economia. O país ainda não conseguiu se livrar das sequelas provocadas pela crise de 2014, que deixou mais de 13 milhões de desempregados e a retração dos investimentos.

A fissura na base de apoio ao Palácio do Planalto chega em péssimo momento. A menos de três meses do fim do ano, quando os parlamentares entram em recesso, corre-se o risco de os projetos de interesse do país serem deixados para 2020. Embora o Senado garanta a conclusão da reforma da Previdência nos próximos dias, há necessidade de avançar. A alteração das regras da aposentadoria, por si só, é insuficiente para a saúde fiscal do Estado, a recuperação da confiança dos investidores e a melhora do ambiente de negócios.

Para o ministro da Economia, Paulo Guedes, o Congresso tem a chave do futuro do Brasil nas mãos. Ou seja, não há como retirar o país do fosso para o qual foi empurrado pelas sucessivas crises nos últimos cinco anos sem ações articuladas com o parlamento, que, frise-se, tem correspondido às expectativas do país. Trata-se de divisão de tarefa própria do regime democrático.

Em 2020, haverá eleições municipais. A partir do segundo semestre, a atenção de deputados e senadores estará voltada para as bases eleitorais. Por tradição, o funcionamento do Congresso Nacional é fortemente afetado durante a disputa pelas prefeituras e cadeiras das câmaras municipais. Deixar os temas importantes em tramitação no Legislativo para 2020 implica retardar decisões e providências que deveriam ter sido adotadas ontem.

A convergência de objetivos entre grande parte dos congressistas e a equipe econômica é necessária, mas não suficiente para destravar as votações. Articulações se impõem. O PSL é a segunda maior bancada da Câmara. O racha no partido deve ser resolvido nas entranhas da agremiação, sem ameaçar os interesses nacionais. Os números divulgados pelo IBGE esta semana mostram a urgência da retomada do crescimento. A crise prolongada, aliada à multidão de desempregados e subaproveitados, acelera a desigualdade e joga milhares de pessoas na extrema pobreza.

Do lado de fora do Congresso, as atividades econômicas caminham com lentidão. O aumento da oferta de vagas no mercado de trabalho se dá muito mais pela proximidade do período natalino do que por investimentos relevantes do setor produtivo. Portanto, cumpre ao Legislativo e ao Executivo a busca de entendimento para que se coloquem os interesses da sociedade acima das picuinhas de indivíduos ou de grupos. Ambições pessoais ou corporativas não podem se sobrepor às urgências nacionais.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação