Opinião

Artigo: Abaixo a falsidade

''Cada um na sua e com seu repertório particular decide a melhor forma de se defender de ataques diversos''

Ana Dubeux
postado em 20/10/2019 11:14
[FOTO1]O que podemos dizer e como podemos reagir a quem nutre por nós sentimentos negativos? Cada um na sua e com seu repertório particular decide a melhor forma de se defender de ataques diversos. Então, este artigo é para você que sofre nestes tempos de polarização e banalização do discurso de ódio. Se alguém acha que pode atacá-lo (a) simplesmente porque você discorda, contradiz o que o sujeito pensa ou defende um ponto de vista divergente do dele, entenda que o sujeito simplesmente o ofenderá, sem dó nem piedade, independentemente do que você pensa ou acha sobre isso. Moramos hoje no reino da hipocrisia, em que pensar diferente virou ofensa pessoal.

Das coisas impossíveis de se fazer na vida, diria que converter um falso está no topo. Nem com muita fé se opera esse milagre. A falsidade é a lenha mais inflamável dessa fogueira de vaidades que leva a público intenções privadas. Ter duas ou três caras, a depender da situação que se apresenta, é ausência de caráter. Simples assim. Essa pessoa não vai mudar e vai se aproveitar de qualquer brecha para deixar escapar sua versão mais podre, atacando a quem apareça no caminho para discordar. Saiba que ela sequer te detesta; ela apenas precisa invocar sua imagem para encobrir a face triste e sem opinião própria dela mesmo. O falso se apropria do discurso alheio, seja ele qual for, quantas vezes forem necessárias. Faz isso para se manter em harmonia com a linha de pensamento que lhe beneficia no momento.

Isso vale para a nossa vida pessoal e vale para a sociedade, em especial para as discussões políticas, que reverberam neste vasto e louco mundo das redes sociais. Crises diversas começam a todo instante via Twitter e similares. Vide os embates do PSL, partido do presidente Bolsonaro, e o julgamento no STF da prisão em segunda instância. Haja assunto, debate, xingamentos, absurdos de toda sorte e uma multidão de falsos a jogar pedra a favor de onde o vento sopra.

Eu poderia dizer: reaja com força; responda à altura; grite de volta. Mas meu sangue pernambucano esfria quando penso em toda a complexidade dos nossos tempos e no que verdadeiramente importa nesta vida. Precisamos de sabedoria, autenticidade, verdade. Precisamos rever condutas para não repeti-las. Precisamos nos desculpar quando erramos e abraçar quando perdoamos. Antes de tudo, precisamos ter ao nosso lado pessoas de bom senso, que exercitam dia a dia a arte de saber ouvir e respeitar a opinião do outro. Há um mundo bem sujo aí fora, não deixe que ele entre em você.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação