Opinião

Sr. Redator

Cartas ao Sr. Redator devem ter no máximo 10 linhas e incluir nome e endereço completo, fotocópia de identidade e telefone para contato

postado em 27/10/2019 04:16

Segunda instância

Perece irreversível que o Supremo Tribunal Federal desconsidere a possibilidade da prisão em segunda instância. Há sinais de que interesses maiores do que os da população movem nossos mais altos magistrados nesse julgamento. Mas há esperança: faltam ainda alguns votos, embora tudo aponte para o triunfo da impunidade. Os presos mais ricos agradecem. Já os mais pobres seguirão nas masmorras brasileiras.

; Vera Cruz, Asa Norte


Desafios


O governador do Distrito Federal é um conhecido advogado, que foi presidente da OAB-DF. Assim, acreditamos que ele combaterá ilegalidades e imoralidades, como os salários astronômicos das estatais, onde um motorista chega a ganhar R$ 20 mil, muito acima do limite constitucional. Outra irregularidade é a continuidade da cobrança mínima do consumo de água, verdadeiro estelionato já derrubado pela Câmara Legislativa, mas para o qual a omissa Adasa se cala! O governador, como homem das leis, deve saber que o auxílio-moradia para funcionários civis e militares é ilegal e deve ser cancelado. Esperamos também que o governo acompanhe e cobre resultados da Novacap e do SLU. Enfim, há muito trabalho para fazer e muito a ser cobrado e fiscalizado. O GDF ficou parado durante os últimos anos. Serviços foram pagos e não cobrados! Aceite esse desafio, senhor governador!

; Elaine Maria Holanda, Asa Sul


Flamengo


De todas as contratações do Flamengo, a que mais surpreende é a do técnico Jorge Jesus. O Mister tem quebrado velhos conceitos do nosso futebol e humilhado os técnicos brasileiros. O termo é pesado, mas está correto: humilhado. Jorge Jesus é exigente ao extremo. Não joga com volantes, mas, sim, com meias que recuam e atacam e com zagueiros e laterais que avançam a linha de defesa. Jogadas rápidas e cumprimento tático com extrema intensidade engolem os adversários e dão a cara de um Flamengo que encanta e que chega à final da Libertadores com um sonoro 5 x 0 sobre o Grêmio. O Flamengo colhe os frutos de uma administração séria e profissional, que se iniciou em 2012 com a eleição de Eduardo Bandeira de Mello. O Flamengo pode até não vencer a Libertadores e o Brasileirão, mas, para o bem do futebol brasileiro, precisa vencê-los!

; Ricardo Santoro, Lago Sul


W3 Sul


As obras na W3 Sul já melhoraram bastante a via. Tem de ser apenas o começo, pois ainda falta muito para a recuperação da avenida. A revitalização não pode se limitar apenas às obras de calçadas. É necessário que se estabeleça a limpeza e varrição permanente das quadras comerciais e residenciais e que se coloque policiamento ostensivo e preventivo ao longo da via. Melhorar a segurança, a limpeza e a mobilidade na W3 Sul é urgente!

; Erica Dias, Asa Sul


Chile

Aquele país que já foi chamado de ;Suíça da América do Sul; agora queima nas chamas dos protestos populares. Há, sim, atos extremados nas ruas da capital, Santiago, e das principais cidades chilenas. Aproveitadores e inimigos políticos aproveitam o momento para fomentar mais revolta. Mas é inegável que o Chile escondia que sua população mais pobre vive em condições bastante desfavoráveis. Ainda há conserto para os chilenos. Nós, do Brasil, temos que olhar e aprender. Temos tudo para evitar desastres sociais.

; Joaquim Souza, Sobradinho


Óleo no Nordeste


O petróleo que contamina as praias dos estados nordestinos é da Venezuela, teriam mostrado os testes feitos nos laboratórios. O prejuízo causado por essa tragédia ambiental, no entanto, é totalmente do Brasil. Limpar as regiões atendidas é urgente, mas descobrir os causadores de tamanho estrago também é de extrema relevância neste momento. Nossas autoridades, incluo neste rol o próprio presidente da República, não devem se perder em inúteis discussões de cunho ideológico. Bater boca com o Greenpeace não vai melhorar a situação. A hora, agora, é de arregaçar as mangas e evitar que o óleo prejudique uma enorme cadeia econômica que se desenvolve no litoral nordestino, seja pelo turismo, seja pela pesca.

; Sandra Regina, Ceilândia

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação