postado em 20/11/2019 04:05
O EstadoNeste feriado de 15 de novembro, alguns clamavam pelo retorno da monarquia, o que, claro, é despropositado (apesar de ser inquestionável que Dom Pedro II foi um dos maiores governantes deste país). Não precisavam clamar por tanto. Em verdade, temos um exemplo de monarquia absolutista no Brasil: o Supremo Tribunal Federal. O STF é um senhor soberano e mitológico, que tudo pode. Pode ter acesso a relatórios secretos, pode censurar notícias, pode mudar entendimentos a torto e a direita, pode revogar atos dos demais poderes e dar a palavra final sobre absolutamente tudo ; até mesmo sobre campeonato de futebol. Pode constranger advogados caso não usem o pronome de tratamento mais excelso da língua portuguesa. Quando quem pode admoestá-lo se silencia, o poder absoluto prevalece e a democracia adoece. Se a deusa da Justiça é personificada na divindade grega Themis, no caso do STF a sua Têmis é Luís XIV: ;O Estado sou eu;.
; Ricardo Santoro,
Lago Sul
Dúvida
Segundo o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli, a Corte não acessou nenhuma informação sigilosa e ressaltou que não foi realizado o cadastro necessário e jamais teve acesso aos relatórios de inteligência. Diante da revogação, dada pelo ministro Toffoli, da obrigatoriedade que exigia a apresentação dos relatórios sigilosos, paira uma dúvida na sociedade. Será que nenhuma espiadela foi dada nos relatórios? E quem diz que não foi feita uma cópia no pen-drive? Muito estranha e célere a revogação. Quem sabe a obrigação e o devido cumprimento da apresentação dos relatórios, o interesse maior do ;Jardim do Éden;, seria dar uma olhadela se constava algum homônimo? Humm! A dúvida paira sobre os olhos vendados da deusa Themis ante a Suprema Corte.
; Renato Mendes Prestes,
Águas Claras
Manifestação
Sábado, 16/11/2019, milhares de pessoas foram às ruas em 30 cidades brasileiras. Os manifestantes incluíam muitos idosos, alguns com bengala e até cadeirantes. A demanda era muito simples: o impeachment dos ministros Gilmar Mendes e Dias Toffoli, que tanto dano têm causado ao país, por destruírem o resultado dos esforços de combate à corrupção. E um fato impressionante, assustador mesmo, é que nenhuma emissora mostrou os manifestantes nas ruas. Nenhuma!
; João Moreira Coelho,
Asa Sul
Saúde
Amiúde, temos visto reclamações na coluna Grita Geral deste jornal, acerca do atendimento nos postos de saúde e hospitais no DF. Invariavelmente, o Governo responde de tal forma que joga a culpa e a responsabilidade no reclamante, ou dá desculpas esfarrapadas, como atrasos em licitações, profissionais de folga ou de licença, etc. A mudança na saúde pública começa com o reconhecimento da responsabilidade maior dos gestores, uma vez que não faltam recursos, eles são mal gerenciados e desperdiçados.
; Humberto Pellizzaro,
Asa Norte
Pérola
O cidadão brasileiro pode se preparar para mais uma pérola, a ser proporcionada pelo Supremo, nesta quarta-feira. Conforme a mídia, será tratado o assunto ;compartilhamento de informações entre órgãos do governo;. De acordo com o andar da carruagem, tudo indica que essas providências que estão possibilitando a recuperação de altas somas de dinheiro desviados ilicitamente dos cofres públicos dependerão da Justiça para serem efetivadas. Nesse caso, consequentemente, as decisões finais têm a grande chance de acabar e depender desse órgão pesado, moroso, e quem tem dado, nos últimos tempos, muito desgosto aos brasileiros.Saber que a liderança da sessão é a de um ministro, que a meu ver deveria ter se declarado suspeito, e não ter dado o voto de minerva, com relação Á prisão após a condenação em segunda instância, tendo em vista ser procedente de um partido como o PT, ao qual prestou serviços, indicado por quem foi ; um ex-presidente condenado em duas instâncias e um dos maiores beneficiários, maior beneficiário dessa decisão ;, e que, de imediato, devolveu à rua aqueles que saquearam os cofres da nação, contrariando o clamor da maioria da sociedade, e frustrando quem quer ver um país justo, passado a limpo, sem muita delonga e bloqueios, é desalentador...portanto, cruzemos os dedos e aguardemos melhor sorte.
; Vilmar Oliva de Salles,
Taguatinga