postado em 11/12/2019 04:15
Trabalho
Os aplicativos são uma nova ferramenta que vieram para ficar e mudaram a ótica das relações de emprego ao criar uma situação completamente diferente, destruindo qualquer lógica sindical ou marxista. Uber, 99, Airbnb, Loggi, iFood e tantos outros não se encaixam na CLT. Por que estão à margem da lei? Claro que não, mas sim porque a CLT ficou velha para as novas relações. E por isso me assusto toda vez que algum tribunal ou juiz do trabalho afirma que há vínculo empregatício entre trabalhadores sabidamente autônomos e aplicativos, algo que certamente, se prevalecer, os jogará no precipício, prejudicando a todos ; trabalhadores, empresas e usuários. Ora, trabalhar com aplicativo não é o mesmo que trabalhar para o aplicativo; do contrário, qualquer blogueiro pode ter vínculo empregatício com rede social ou o pipoqueiro com a marca do milho que usa. É uma relação mútua, de livre aderência, sem pessoalidade e sem patronato, regida por regras básicas de contrato civil de adesão. A Justiça do Trabalho parece não entender que a economia tem vida própria e não se desvincilha desse ranço varguista dos anos 1940. Motoristas de Uber e entregadores com os quais converso chegaram a largar seus empregos com carteira para aderirem aos aplicativos, o que só corrobora que muitos trabalhadores preferem a liberdade à proteção da CLT, que os priva de trabalhar sob condições que estariam dispostos a aceitar. Esse ativismo anacrônico, que ignora as dinâmicas de trabalho do século 21, precisa acabar! A vida do trabalhador melhora com inovação, competição e mais opções, e não com menos!
; Ricardo Santoro,
Lago Sul
Mendigos
Cruel e vergonhoso. Vans e carros em total fumês recolhem, instruem, paramentam e distribuem ;mendigos; nos pontos adequados. À tarde, quando são recolhidos... Aí de quem não cumpriu a ;cota mínima;.
; José Eustáquio dos Reis,
Asa Sul
Fundo eleitoral
Até que ponto chega a negligência e o pouco caso de certos políticos para com o dinheiro público. O senador Flávio Bolsonaro alega que cometeu um ;engano; ao votar favorável o projeto que tirou a fortuna de R$ 500 milhões da saúde, para aumentar o valor do Fundo Eleitoral.
; Josuelina Carneiro,
Asa Sul
Gasto público
O governador Ibaneis quer aumentar o número de diretores da Adasa, não se sabe por quê. A única coisa certa é que este maior número de diretores vai aumentar o gasto com esse órgão, que é uma autarquia totalmente dependente de recursos do GDF! O povo não aguenta mais pagar por mais este cabide de empregos!
; Washington Luiz
Souza Costa,
Samambaia
Torre de TV
Um espetáculo belíssimo aconteceu em 8 de dezembro em nossa capital! Foi o evento de inauguração da árvore de Natal da Torre de TV. Mais de 30 mil pessoas participaram da festa, que teve orquestra sinfônica, balé, espetáculo pirotécnico e show da cantora Maiara Azevedo. Tudo em frente à árvore de mais de 200 metros de altura, criação de Abel Gomes, considerada agora a maior árvore de Natal do Brasil.
; Luiz da Cruz Soares,
Asa Norte
Miss Universo
Zozibini Tunzi é o nome da nova miss Universo. Ela representa o que existe de mais belo na terra, na humanidade, representa a mãe África, representa a pele mais linda, quase sempre, a mais forte mulher. Muitas outras já deveriam ter levado esse título: Sheron Menezes, Eartha Kitt, Camila Pitanga, Josephine Baker, Thaís Araújo, Halle Berry, Dricca Oliveira, Dorothy Dandridge, Maria Júlia Coutinho, Viola Davis, Diahann Carroll.
; José Ribamar Pinheiro Filho,
Asa Norte