postado em 17/12/2019 04:16
Greta Thunberg
Se a Greta Thunberg sabe tanto de meio ambiente, ecologia e mudança climática, a ponto de deixar embevecidos tantos adultos, jornalistas e leitores, por que, numa conferência de imprensa sua atuação foi mais do que bisonha? Ela não conseguiu responder minimamente a nenhuma pergunta e pediu que as perguntas fossem dirigidas a outras pessoas presentes. Não se poderia esperar outra atuação de um produto artificial, criado pelos ecoterroristas, que tem apenas 16 anos, não estuda e ignora a China, maior poluidor do mundo.
Roberto Doglia Azambuja, Asa Sul
; O termo pirralha, quando usado para definir pessoas, refere-se a alguém de pouca idade que realiza algo anormal, para sua faixa etária. Bastou o presidente da República se referir a tal de Greta para o mundo vir abaixo. De sã consciência, os críticos de Bolsonaro acham que aquela ;pirralha; tem conhecimento de causa para se intrometer em assuntos de tão alta relevância? Mais da metade da população brasileira desconhece o que é a Amazônia. Ninguém duvida que a Amazônia precisa ser defendida, bem como nossos rios e a costa marítima. Mas, defender que os índios tenham que continuar a ser protegidos, como incapazes, é querer mantê-los na ignorância. Vamos cuidar de nossos jardim e pomares, e deixar as autoridades, competentes, decidirem como cuidar do meio ambiente. E quanto àquela pirralha: quando ela crescer, deixará de ser pirralha, mas continuará a ser massa de manobra, pois vive disso.
Ruy Telles, Sobradinho
Reeleição
A ambição pelo poder tem levado cidadãos comuns, além de outras pessoas com presença na mídia, a ingressarem na política. Assim, muitos conquistam uma vaga de parlamentar, prefeito ou governador. Alguns até sonham em se tornar presidente da República. Tudo isso para obter poder e se beneficiar de mordomias. Muitos deles, em campanha, fazem promessas difíceis de serem cumpridas. Quando eleitos, esquecem-se das promessas, sendo que nos primeiros anos de gestão passam a gostar ainda mais do poder e fazem as articulações para a reeleição. Somos sabedores de que o poder é perigoso, atrai e corrompe. Senhores políticos, assim como eu, milhares de eleitores sugerem que, antes de vocês pensarem na reeleição, cumpram primeiro com as obrigações até o final dos mandatos para os quais foram eleitos.
Evanildo Sales Santos, Gama
Locadoras
As locadoras de veículos continuam com a abusiva prática da cobrança ilegal de taxas administrativas em seus contratos. Muitas delas são multadas pelos órgãos de defesa do consumidor, mas preferem o enfrentamento. A razão é simples: as multas são pequenas frente ao faturamento das empresas com as ilegais cobranças. A relação custo (multas) x benefício (taxas) é boa para as empresas. Essa é uma estratégia para atrair o consumidor, iludido com o valor da diária aparentemente menor, eis que a taxa é cobrada ao final. O Ministério da Justiça (Procon) e o Ministério Público deveriam adotar as providências, com rigor, em especial neste período de férias.
Milton Córdova Júnior, Vicente Pires
Lava-Jato
A Operação Lava-Jato, ao longo de quase seis anos, representa de longe a maior investigação de corrupção e lavagem de dinheiro que o Brasil já teve. Em recente pesquisa, 81% da população afirmou que o trabalho deve continuar. O que se viu no Brasil nos últimos anos, e pela primeira vez na história, é um fortalecimento das instituições públicas, bem como ações dentro ou fora das empresas para prevenir e remediar situações de corrupção. Iniciado há mais de uma década, o movimento ganhou tração no Brasil após a promulgação da Lei Anticorrupção, de 2013. O avanço das leis no país está associado a uma mobilização internacional cada vez mais intensa em torno do assunto. A legislação brasileira segue a linha das principais leis internacionais, mas trouxe um detalhe que a tornou mais rigorosa: o conceito de responsabilidade objetiva. Por meio da regra, o ato corrupto de um funcionário da empresa faz com que a própria organização também seja responsabilizada. A Lava-Jato está viva e, com o apoio maciço da sociedade, continuará ativa, pois a corrupção é o maior inimigo de um bom sistema de governo!
Renato Mendes Prestes, Águas Claras