Opinião

Então, é Natal!

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 21/12/2019 04:05

Por que nos lembramos de pessoas queridas quando chega o Natal? Não é simples responder, cada um tem uma explicação pessoal, saudosamente especial. A data, como muitos costumam lembrar, se tornou comercial ao longo dos anos. Mas, apesar disso, não perdeu o encanto. Ela toca a maioria de nós de forma profunda, aviva as nossas melhores lembranças, nos transporta para a infância e nos leva ao antigo dilema: Papai Noel existe?

Eu acredito que sim. E acredito que ele toma a forma de cada uma das pessoas que gostaríamos que estivessem perto de nós nesse período. Aquelas que se foram, as que estão distantes e as que gostaríamos de ver reunidas. Principalmente neste ano de 2019, passado quase um ano de polarização extrema, quando amigos, casais, familiares, colegas de trabalho e tantos outros discordaram e defenderam ideias, propostas políticas e posturas tão intensamente, que muitos relacionamentos ficaram, no mínimo, abalados.

E eis que chega o Natal, a oportunidade de levar para a prática o que ansiamos a cada dia: paz, respeito, amizade, amor, alegria. São sentimentos que não existem se estivermos sozinhos, precisam ser compartilhados, trocados, multiplicados, somados. Então, carecemos daquelas pessoas, queremos que estejam o mais perto possível. E nos damos conta do que é, realmente, importante. Há uma frase, cuja autoria desconheço, que nos ajuda a uma definição: ;Você quer ter razão ou ser feliz?;

Lembrando que ter razão é bom, mas geralmente é conquista solitária. É possível ser feliz sozinho? É muito melhor ser feliz com quem se gosta. Então, neste Natal, traga para perto as pessoas que são importantes, independentemente das diferenças. Mande uma mensagem, envie um e-mail, dê um telefonema, faça uma visita, convide para a sua ceia. Espere por elas como as crianças aguardam a chegada daquele velhinho de barbas brancas. Com a certeza de que elas trarão algo de bom.

Olhe para cada uma dessas pessoas como se fossem, cada uma, um Papai Noel cujo presente é a própria existência. Não deixe que te escapem os bons sentimentos. O ano está acabando, são muitos os embates e ter razão pode ser cansativo. O tempo de viver em paz é agora. O Natal é a melhor oportunidade de ficar perto, de tornar realidade o que é uma saudade.
Ser feliz não cansa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação