Opinião

Visto, lido e ouvido

Desde 1960

postado em 22/12/2019 04:05

O caminho do meio para as universidades


Em resposta à atenciosa carta enviada a essa coluna pela leitora Maria Celeste Dominici e que reproduzimos abaixo, rebatendo algumas afirmações contidas na nota ;As universidades e o caminho do meio;, publicado em 14 de dezembro, esclarecemos que, em momento algum, classificamos alunos e professores da Universidade de Brasília como ;manada;, quando dissemos que: ;A abdução de entidades representativas, tanto dos trabalhadores na educação quanto dos próprios alunos pelos partidos de esquerda, contribuiu para um maior distanciamento entre a sociedade e essas instituições, fato esse que acabou servindo de pretexto também para um certo clima de animosidade entre o atual governo de direita e as universidades;.

Na realidade, e isso é do conhecimento público, tanto os diretórios estudantis quanto os órgãos representativos dos professores, não só das universidades, mas também dos ensinos de base e fundamentais, vêm, há anos, sendo controlados e orientados pelos partidos de esquerda, ligados à CUT e a outros sindicatos de classe.

O que a nota na coluna destacou como fundamental para uma instituição pública de ensino, financiada, muitas vezes, por aqueles que jamais terão condições de frequentá-las, é que ela se mantenha equidistante das ideologias dos governos de plantão, pelo simples fato dessas entidades serem permanentes, ao contrário de governos, que vêm e vão ao sabor da predileção dos eleitores. A questão da pluralidade política dentro das universidades ainda é um ponto a ser resolvido entre professores e alunos, até para que essas instituições alcancem sua verdadeira universalidade. Segue a missiva da leitora:

;Quero comentar uns pontos de tua coluna de 14 de dezembro, ;Universidades e o caminho do meio;. Uma universidade com espírito verdadeiramente científico lida com todas as correntes de pensamento, se não, deixa de ser uma universidade. Considerar que estudantes e professores podem ser abduzidos por partidos de esquerda (ou de direita, ou de centro) é considerar que são uma manada e não pessoas com senso crítico.

Se há identificação maior com uma ou outra corrente, é necessário entender quais são as razões. Talvez as gritantes desigualdades sociais, raciais, de gênero, etc. levem as pessoas a questionarem mais e serem menos propensas a apoiarem o sistema gerador de tudo isso. Você disse que as universidades estão em permanente confronto com as autoridades. Acho que sempre há divergências, o que é totalmente normal, principalmente em um país em que, entra governo, sai governo, a administração é sofrível.

Não diga que estudantes e professores são militantes!! A universidade tem a obrigação de levar ao estudante o espírito crítico, para que não seja, como se dizia na minha época, uma vaca de presépio. Precisamos cada vez mais de massa crítica. Para se chegar à verdade científica, política ou à qualquer verdade é necessário capacidade de análise, de reflexão, de crítica. Impossível a maturidade sem capacidade de crítica. Esse governo, que se instalou nos deixa em depressão, porque é difícil encontrar alguma ação positiva.; Abraços, Maria Celeste Dominici


  • A frase que foi pronunciada
    ;É uma exigência da natureza que o homem, de tempos em tempos, se anestesie sem dormir; daí o gosto de fumar tabaco, beber aguardente ou fumar ópio.;

    Goeth (1820), poeta alemão

Aptidões

; Dib Francis acaba de criar um grupo no WhatsApp no qual pessoas preocupadas com o destino da Cultura na cidade têm a oportunidade de discutir e amadurecer ideias sobre o assunto, para arregaçar as mangas e trazer de volta a Brasília a arte de todas as formas. Silvestre Gorgulho e Luizinha Dornas fazem parte dessa turma como destaques. Pela história, pelas ideias e, principalmente, pela acolhida dos que conhecem o trabalho deles.


Fé demais

; Contendas sobre o Museu da Bíblia começam. O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal não reconhece o Museu da Bíblia como sendo de autoria de Oscar Niemeyer. Isso é um problema, já que a responsabilidade técnica do projeto precisa de um nome. A pedra fundamental foi lançada.


Embrapa-DF

; Celso Luiz Moretti assume oficialmente a presidência da empresa. A decisão foi anunciada pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina.


Novidade

; TJ-TO fez mais do que pediu a apelante. Investigação de paternidade. Reconhecimento de paternidade. Retificação para acréscimo do patronímico paterno sem prejuízo da paternidade socioafetivo.


Parceria

Muita gente reclama que, para colocar crédito no bilhete único, só é possível com dinheiro vivo. O GDF tem suas razões. Mas seria interessante que o BRB, Caixa e BB disponibilizassem caixas eletrônicos perto das centrais com a possibilidade de sacar pequenas quantias.


Emocionante


; Coisa boa é para ser divulgada. Em horário especial, a criançada diagnosticada com autismo é recebida pelo Papai Noel do Brasília Shopping. Sem aglomeração de pessoas, os pequenos ficam mais à vontade para realizar o sonho de trocar algumas ideias com o bom velhinho.

  • História de Brasília

    É comum o cancelamento de voo por deficiência técnica. (Pouco passageiro para embarcar). É comum o atraso de aeronaves durante horas. É comum a substituição de equipamento à última hora. Tudo isto, sem que a empresa relapsa se sinta na obrigação da mínima explicação ao passageiro. (Publicado em 12/12/1961)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação