Opinião

Sr. Redator

Cartas ao Sr. Redator devem ter no máximo 10 linhas e incluir nome e endereço completo, fotocópia de identidade e telefone para contato. E-mail: sredat.df@dabr.com.br

Correio Braziliense
postado em 07/01/2020 04:35
EUA x Irã
O que é que o general Suleimani, do Irã, estava fazendo no Iraque (lembram do fascínora Saddam Houssein?) ao lado de milicianos inimigos dos EUA? Acaso estava planejando um piquenique para criancinhas? O ataque norte-americano em Bagdá contra o referido terrorista, apesar de todas as críticas, é um exemplo clássico da legítima defesa das Nações. Vale dizer que se ele pudesse ter sido contido anos antes, muito derramamento de sangue poderia ter sido evitado.
» Milton Córdova Júnior, 
Vicente Pires

»  Tensão entre EUA e Irã assusta todo o mundo, menos oportunistas esperando tirar proveitos da situação. Existem muitas armas de guerra, esperando serem vendidas, inclusive, para o provável inimigo, certamente, com poder bélico inferior. Muito petróleo jorrando dos poços, ensejando subida dos preços. Carradas de gasolina nos postos, estourando os bolsos dos consumidores, tudo em proveito de privilegiada casta que explora a pobreza perseguida pela subida geral dos preços, pagos pela sobrevivência.
» Elizio Nilo Caliman, 
Lago Norte
 

» Donald Trump vai ser reeleito presidente dos Estados Unidos adotando medida severa e necessária, com aplausos do mundo civilizado: matando terroristas.
» Vicente Limongi Netto, 
Lago Norte


Elogios
Dá gosto ler a Opinião do Correio. Antes de mais nada, as cartas, como a do leitor José Lineu de Freitas, elencando os motivos pelos quais o atual presidente está entre os piores de nossa história. A vergonha do Fundo Eleitoral, roubalheira camuflada de boas intenções. O artigo de Joaquim Falcão sob os perrengues dos passageiros em férias. A Anac já passou da hora de rever o triste espetáculo das bagagens de mão, pelas taxas escorchantes para o despacho seguro. Finalmente, a coluna da Circe sob os conchavos secretos das autoridades. E a nota final sob as doulas na sala de parto, as quais poderão prestar o alívio de sua presença e atenção às gestantes, nessa difícil hora.
» Thelma B Oliveira, 
Asa Norte


Nova geração
Notícia animadora a de que a geração 2020, diferentemente das anteriores, omissas, está decidida a sair às ruas para reivindicar seus direitos negligenciados pelos políticos. Mudança de atitude da população faz com que a classe política acorde da apatia.
Josuelina Carneiro, 
Asa Sul


Correios
Dizem que os Correios serão privatizados. Verdade ou não, noto que os serviços postais, que já eram ruins, pioraram ainda mais. Extravios de correspondências, objetos, faturas e contas, ou senão atrasos injustificáveis estão comuns. Além disso, entregas de correspondências em endereço diverso do indicado no envelope, denotando desleixo e displicência. Será por conta da passagem à iniciativa privada O serviço, que já foi de excelência, por meio de gestores corruptos e incompetentes, passou a ser caro e de pouca confiança.
Humberto Pellizzaro, 
Asa Norte


Bolsonaro
Durante a campanha eleitoral, Bolsonaro era acusado de querer ser ditador. Imaginei que ele implantaria um governo no qual, sozinho, decidiria censurar órgãos de imprensa, abrir inquéritos secretos, mandar investigar, julgar, condenar, ordenar busca e apreensão sem processo, criar crimes sem lei anterior que os definissem, anular leis aprovadas regularmente pelo Congresso, legislar por cima dos parlamentares, limitar o funcionamento de órgãos de investigação financeira, libertar assassinos de jornalistas, transferir para a Justiça Eleitoral a competência para julgar crimes comuns, libertar da prisão políticos condenados em duas instâncias e protegê-los sob o manto do trânsito em julgado, validar material obtido ilicitamente para usá-lo contra adversários, obrigar o povo a pagar seguro em benefício de grupo econômico. Nada disso Bolsonaro fez, mas o presidente do STF, sim. Então, ele é ditador? Não! A imprensa nacional e internacional e a alta comissária da ONU para Direitos Humanos continuam a dizer que é Bolsonaro quem põe em risco a democracia. É um princípio de ação da esquerda fascista: fazendo ou não fazendo, Bolsonaro tem que ser rotulado de racista, homofóbico, misógino e ditador. Chame os outros do que você é, atribua aos outros o que você faz. O PT apoia o regime iraniano, que é ditatorial, homofóbico e misógino.
Roberto Doglia Azambuja, 
Asa Sul
 
 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags