Opinião

Artigo: ''Sem educação na infância, 2020 não será ano novo''

O Brasil só progredirá por meio de medidas eficazes em favor das novas gerações

Correio Braziliense
postado em 19/01/2020 09:34
criança desprotegidaSe não houver investimento em educação de qualidade na infância, a desigualdade social será perpetuada no país. A criança tem direito a um acolhimento seguro, educativo e estimulante. São requisitos para seu desenvolvimento cerebral, etapa indispensável à formação da personalidade. Sem reconhecer esse direito, a sociedade perderá o seu capital cognitivo, vale dizer, a elevada capacidade de aprendizagem que caracteriza a fase infantil do ser humano. São atributos a serem assegurados a todas as crianças, sem nenhuma desigualdade. Não se trata de iniciativa imediatista. É o único caminho, legítimo e respeitoso, destinado à inabalável construção da cidadania.

O Brasil só progredirá por meio de medidas eficazes em favor das novas gerações. Crescimento do PIB, inflação reduzida, valorização do câmbio, aumento do salário mínimo e outros indicadores econômicos não produzirão o benefício esperado sem a priorização absoluta do investimento na infância, como define o artigo 227 da Constituição brasileira.

Exemplos comprobatórios da veracidade de tais princípios são os modelos educacionais de vários países do planeta. Há muito tempo, a União Europeia adotou essa rota civilizatória. Foram assim preservados os valiosos pilares culturais que unificam seus povos e fortalecem seu progresso. Uma das ações que destacam o mérito desses países, particularmente nos da península escandinava, é o reconhecimento da missão do magistério, entendida como nobre função da sociedade civilizada e humanista. Modelo referencial é a Finlândia, nação europeia cujo nível educativo é um dos mais elevados do mundo atual. Outro exemplo vem da Coreia do Sul, país que, graças à sábia decisão de investir prioritariamente na educação das novas gerações, superou a pobreza de uma sociedade arrasada pela guerra, promovendo o restabelecimento de uma nação que se tornou exemplar. Mais uma referência é o Japão, reduto pátrio que cultua a educação de qualidade na infância como indispensável oxigênio que circula, com equilíbrio igualitário, por todos os órgãos e sistemas do seu organismo nacional.

Com o território privilegiado que possui, o Brasil não pode permanecer no atraso com o qual vem convivendo ao longo de sua história. Nem deve desprezar tão expressivos exemplos, ignorando a prioridade educacional da infância. Se não incorporar o padrão referencial dos países citados, a sociedade brasileira seguirá nas chocantes crises econômicas e na vergonhosa iniquidade social que a caracterizam.

Valiosas propostas de sérias lideranças nacionais não foram adotadas. Merecem ser citadas como provas do desprezo com o qual sempre foram relegadas pelas instâncias governamentais. Com efeito, o grande pensador Rui Barbosa formulou, em 1883, um sólido programa para a educação da infância. Empenhou-se na defesa desta causa. Previu que, se o país não tomasse providência daquela natureza, a sociedade brasileira não teria futuro. Infelizmente, foi o que aconteceu. As gerações seguintes pagaram o oneroso preço de tamanho desleixo.

Fidélis Reis, deputado federal, apresentou, em 1922, o projeto de educação profissional que o país deveria implantar à luz do cenário da era industrial que crescia. O objetivo era formar profissionais qualificados para as áreas da industrialização. A ideia não sensibilizou o Congresso Legislativo da época. Comprometido com a causa, o deputado enviou cópia do projeto a duas grandes lideranças internacionais de então, Albert Einstein e Henry Ford, solicitando-lhes sua experiente avaliação. A resposta foi imediata e favorável, fortalecendo a fundamentação da iniciativa. Fidélis Reis persistiu na defesa da causa, enfatizando o apoio de tão inquestionáveis lideranças. O projeto foi então aprovado no Congresso e sancionado pelo presidente Washington Luiz que, pouco tempo depois, revelou não haver recursos para implementá-lo e determinou seu arquivamento. O deputado buscou o apoio do empresariado da época. Assim surgiu a instituição Senai. que prestou e presta grande serviço para a educação profissional.

Em 2006, a Sociedade Brasileira de Pediatria elaborou o Programa Nacional de Educação Infantil (Pronei), lançado em cerimônia na Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro. A senadora Patrícia Saboya registrou-o como projeto de lei, logrando aprová-lo no Senado. Foi, contudo, rejeitado pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. Em síntese, no Brasil, o ano 2020 só será novo se a educação igualitária da infância for implementada como prioridade absoluta do país.

*Médico, professor emérito da UnB, membro titular da Academia Brasileira de Pediatria, presidente atual da Global Pediatric Education Consortium (GPEC) 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags