Correio Braziliense
postado em 26/01/2020 04:05
Perda Total
Apostar nos resultados futuros das urnas é sempre um palpite arriscado e tem desmerecido a credibilidade de muitos indivíduos, sejam eles analistas políticos, institutos de pesquisa ou mesmo videntes e outros iniciados nas artes da adivinhação. As decepções experimentadas pela população com a representação política, com os partidos e principalmente com o baixo nível da classe atual, preocupada apenas em tirar proveito próprio do mandato, têm sido expressas nas urnas de forma surpreendente.
O povo, de uma forma geral, tem votado contra o que acredita ser a tendência apontada pelos especialistas, mesmo os mais experientes. Vive-se uma tal decepção com a representação política, não só no Brasil, mas em boa parte do mundo Ocidental, que não seria exagero afirmar que o atual modelo de democracia, principalmente onde os políticos possuem blindagem contra erros e falcatruas, que um novo figurino de representação passou a ser exigido para se moldar a um novo século.
Não se sabe ainda o que poderá emergir de reformas do tipo política, mas seguramente, não será do agrado popular, caso essas mudanças venham a partir de um projeto confeccionado pelos atuais políticos. As mudanças exigidas pelo avanço natural da sociedade, suas necessidades, reforçadas ainda com advento das redes sociais e outras evoluções, não combinam mais com a velha política, com os currais eleitorais, com a corrupção e outras mazelas e subprodutos desse tipo de representação do passado.
Apenas à guisa de exemplo, tomando os atuais partidos políticos nacionais como antimodelo de um novo tempo que anseia por se instalar na vida do País, é preciso colocar a questão da seguinte forma:
Como desligar os atuais partidos de um passado nebuloso, sem afastar dessas siglas as atuais lideranças e todos aqueles que ostentam uma longa ficha de cometimento de crimes de toda a ordem. Outra questão é como compatibilizar uma representação moderna e enxuta com as dezenas de legendas atuais, todas direcionadas apenas para as benesses do sistema político. Digam o que quiser, mas é preciso reconhecer, logo de saída, que ,com o atual modelo, não iremos longe. De fato, seguiremos às voltas com um passado de que queremos distância.
A frase que foi pronunciada:
A frase que foi pronunciada:
“Uma mentira pode viajar pela metade do
mundo enquanto a verdade coloca seus sapatos.”
mundo enquanto a verdade coloca seus sapatos.”
Mark Twain,
escritor e humorista norte-americano
História de Brasília
Lamentável a omissão da prefeitura na decoração da cidade para a temporada do Natal. (Publicado em 14/12/1961)
Muda já
» Chegou o momento de os pais se reunirem para compartilhar informações sobre a compra de material escolar; Facebook, Instagram, Pinterest ou qualquer aplicativo que possa baratear a aquisição dos produtos.
Mudou
» Desde o início de janeiro que a compra em Freeshop é de mil dólares.
Urbanidade
» Aconteceu no Bradesco da 504 Sul, perto do Cartório do 2º Ofício de Registro Civil. Uma Fiorino guiada por um jovem foi estacionada displicentemente ocupando duas vagas. Nossos leitores estão atentos. Veja a imagem no blog do Ari Cunha.
Inexplicável
» Pode ser picuinha. Mas a verdade é que quem gerar o boleto de pagamento do Nubank e tentar pagar antes do vencimento pelo BB, o calendário do Banco do Brasil é irredutível. Não aceita o pagamento antecipado da fatura.
Negócios
» Diplomacia e Agronegócio estão mais juntos do que nunca. Time de adidos agrícolas foi formado pela Escola Superior de Guerra. A área de promoção comercial é fundamental para a extensão dos negócios brasileiros. O setor agropecuário do Brasil exportou aproximadamente U$ 97 bilhões.
» Diplomacia e Agronegócio estão mais juntos do que nunca. Time de adidos agrícolas foi formado pela Escola Superior de Guerra. A área de promoção comercial é fundamental para a extensão dos negócios brasileiros. O setor agropecuário do Brasil exportou aproximadamente U$ 97 bilhões.
Retorno
» Quando há vontade política e o dinheiro do cidadão cobrado em impostos volta em serviço, é possível ter uma piscina olímpica oceânica como a de Bondi Beach, na Austrália. Veja o filmete no blog do Ari Cunha.
Enquanto isso...
» Parece inacreditável o depoimento da professora de Ceilândia, Maria de Lourdes Dannetti, rememorando a imagem de um adolescente arrancando a folha de caderno para fazer um cone e encher de comida oferecida na hora do lanche para levar para os irmãos, em casa.
História de Brasília
Lamentável a omissão da prefeitura na decoração da cidade para a temporada do Natal. (Publicado em 14/12/1961)
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.