Opinião

Artigo: Os direitos humanos do cidadão da selva

Correio Braziliense
postado em 08/02/2020 04:14
O Brasil vive momento político inédito que reflete diretamente sobre nossas famílias indígenas nas aldeias. Não sabemos qual a linha de ação do governo brasileiro quando o novo chefe afirma que não vai demarcar nossas terras em seu governo. Nossos líderes começaram a acender o fogo sagrado para iluminar novos caminhos. 

Se no passado nunca tratamos o homem branco faminto e carente com menosprezo ou pilhéria, não devemos tampouco perder de vista o ódio do homem branco que não nos conhece e ignora que somos mais de trezentas sociedades com 220 línguas vivas. 

Com a chegada dos avanços tecnológicos em nossas comunidades como a luz, o celular e o computador, agora podemos acompanhar com maior clareza as incertezas governamentais e as da modernidade. Não estamos isolados desse mundo que nos cerca nem dissociados dessas questões. Sabemos do potencial energético, ambiental e mineral dos quase 15% dos territórios que habitamos e cuja demarcação está garantida na Carta Magna. 

Não somos minorias étnicas ou restos de povos. Não estamos carentes de um modelo de desenvolvimento que destrói o meio ambiente e empobrece cada vez mais a sociedade nacional trazendo como consequências a falta de perspectivas para nossa juventude, a insegurança do bem viver e o conforto para os anciãos, e a falta de incentivo à pesquisa científica de nossos ecossistemas.

Como primeiras nações, nós sempre buscamos o entendimento e a construção de acordos para o bem comum. E, no entanto, nunca fomos chamados para uma mesa de diálogo de alto nível junto ao Poder Legislativo, ao Judiciário e muito menos ao Executivo. 

Não se pode confundir nossa indignação com indolências ao defender nossa soberania como seres humanos e cidadãos de primeira grandeza. Não aceitamos qualquer forma de preconceito, menosprezo ou manifestações escarnecedoras contra nossos princípios de vida, nossas autoridades tradicionais e nosso Brasil.

Temos valores sagrados que a visão da sociedade moderna não consegue enxergar. Sabemos conversar com as estrelas, com a lua, com a chuva e com o vento. Não temos hospícios ou asilos. Nossa relação com o Grande Espírito é sagrada e forte. Não dividimos Deus em seitas, igrejas ou líderes humanos que pecam ao transformar essa relação em mercados econômicos ou currais eleitorais para acordos políticos.

Lá, nas terras indígenas, estão instaladas nossas universidades. É lá que aprendemos a interpretar os sinais do tempo como as mudanças climáticas, a caminhar pelas matas ou navegar pelos rios sem precisar de bússola magnética. É esse saber que formula nossa economia de mercado. Ali aprendemos a reconhecer e agradecer todos os dias as dádivas do Grande Espírito.

No início do século 20, um oficial do Exército Brasileiro rompeu um centro-oeste inóspito com linhas telegráficas. Mesmo descendente dos povos Bororo e Terena, ficou surpreso ao encontrar “aqueles que felizes viviam no seio da selva”, mas era preciso avançar com sua missão. Um filme premiado de Hollywood, na década de 1990, contou-nos sobre outro militar, tenente do Exército dos EUA, John Dunbar, que tinha a missão de avançar as bases militares em terras dos sioux. Dois exemplos dos primeiros contatos entre o mundo moderno e os povos indígenas sem contato prévio, sem qualquer culpa de sua condição.

Quanto ao marechal Rondon, ele tratou de demonstrar em seus relatórios um cotidiano que os centros urbanos não imaginavam que existisse. Nem sempre o poder público, ao autorizar o avanço colonizador, leva em conta esse quadro humano e social.

A Fundação Nacional do Índio não pode ser tratada como desculpa por sua incompetência e ignorância no trato com os indígenas, mas sim como compromisso de proteção e de promoção junto à sociedade nacional e também como instrumento para que novas gerações de indígenas tenham acesso a novos conhecimentos, mediante o ingresso nas universidades e o desafio de ser um “índio melhor”.

A inteligência e as estratégias indígenas demonstraram seu valor militar no passado durante a Guerra do Paraguai e na Segunda Guerra Mundial, e atualmente como guerreiros fardados na proteção das áreas de fronteiras amazônicas. Deles, não se conhece qualquer chacina contra o inimigo, mas sempre o respeito aos humanos.

Os dois militares, Rondon e Dunbar, seja na realidade, seja na ficção, certamente enfrentaram o maior dilema de suas vidas: matar ou morrer. Rondon, ao deixar seu legado de militar e humanista, nunca imaginaria que o chefe maior do homem branco, também oriundo do Exército brasileiro, pudesse ser subjugado pelos interesses latifundiários, entregando a Funai à própria sorte. Não é a primeira vez que somos atacados por ideologias que não nos pertencem. No passado, nos chamaram de índios, pensando estarem na Índia, e agora nos oferecem a condição de humanos.

Agradecemos essa oferta e em retribuição fazemos um chamamento para o verdadeiro sentido de sermos humanos como cidadãos da selva ao protegermos as florestas e suas plantas medicinais, as fontes de água dos lagos e rios para as celebrações, e contemplar ainda em vida os céus azuis, cinzas, vermelhos, amarelos a brilhar como morada dos nossos ancestrais. São valores humanos que não se pode medir, apenas usufruir. O homem branco deveria parar com agressões e aprender a ouvir os conselhos dos povos indígenas, afinal são mais de 500 anos de resistência.

*Índio pantaneiro, escritor, fundador do Ministério da Cultura e membro da Comissão Brasileira Justiça e Paz

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags