Opinião

>> Sr. Redator

Cartas ao Sr. Redator devem ter no máximo 10 linhas e incluir nome e endereço completo, fotocópia de identidade e telefone para contato. E-mail: sredat.df@dabr.com.br

Correio Braziliense
postado em 14/02/2020 04:06
Tempo de carnaval
Muito bem noticiado pelo Correio Braziliense: “Festa anima o comércio” (13/2, pág. 20).  Apesar dos pesares, espero que os próximos dias sirvam com um bálsamo para amenizar as agruras que infernizam o cotidiano da nossa população. Dessa forma, desejo que todos desfrutem os dias de carnaval da maneira mais feliz possível e do jeito que melhor lhes aprouver. Portas abertas para a alegria. A maior festa popular do mundo é o principal destino turístico, procurado por estrangeiros e o mais comemorado pelos brasileiros. Qualquer que seja a cidade, o importante é se divertir. Escolha a sua fantasia e boa folia! Carnaval vem aí. Quantas cores, quanto tons, quantas belezas! É a vida da arte e da cultura brasileira, que renascem a cada batida do pandeiro no carnaval que celebramos juntos as várias nações de um mesmo Brasil. A grande festa popular do calendário brasileiro enfeita e colore o país de alegria de norte a sul. Prepare a fantasia, o abadá, o confete e a serpentina.
» José Ribamar Pinheiro Filho,
    Asa Norte

Preconceito
Primeiro, ele apelou para o AI-5, principal medida da ditadura militar, que fechou o Legislativo, tornou o Judiciário um vassalo do capricho dos ditadores e instituiu a tortura e a morte para quem se opusesse ao regime de opressão e perdas das liberdades individuais.Um pouco antes, fez pouco caso do Congresso. Ameaçou deixar o cargo se deputados e senadores não eliminassem os direitos previdenciários dos trabalhadores. Em menos de 15 dias, acusou os servidores públicos de “parasitas”. Para arrematar, insultou os trabalhadores domésticos que, no período petista, conseguiam viajar até para o exterior. Essa figura é o superministro da Economia que expressa, sem cerimônia, o seu desprezo pelas classes exploradas pela elite nacional. Não por acaso, as políticas sociais ruíram em menos de 500 dias do atual governo. Desidrataram programas sociais. A fome e a miséria voltaram a crescer. A política ambiental é bizarra, para dizer o mínimo. Não por acaso, o então secretário de Cultura criou cenário e burilou o discurso para revelar à nação que o nazismo inspira as políticas do Estado. Outro sinal mais concreto dessa inspiração é a decisão de abrir as terras indígenas à mineração e ao garimpo, em afronta desavergonhada ao que determina a Constituição de 1988. Maltratar e espezinhar o povo são comportamentos opostos ao Estado democrático de direito. Eis a razão de o Palácio do Planalto ter se transformado na mais nova caserna. Tudo isso é muito “imprecionante”.
» Benjamim Costa
    Sudoeste

» O preconceituoso e arrogante ministro Paulo  Guedes  está se esmerando em grosseria e estupidez. Quer desbancar Bolsonaro do pódio. Depois de chamar servidores públicos de “parasitas”, Guedes afirmou agora que empregadas domésticas não  podem ir, com frequência, passear na Disney.
» Vicente Limongi Netto,
   Lago Norte

» O ministro Paulo Guedes, da Economia, nunca trabalhou para o bem-estar do brasileiro, pois sempre lucrou e ficou rico chefiando bancos e empresas privadas. Em reunião com empresários, na Fundação Getúlio Vargas, afirmou que os funcionários públicos são parasitas. Depois  se desculpou e acusou a imprensa  de ter modificado  ou alterado o contexto da fala. É uma justificativa vazia  e sem lógica, porque  tudo foi gravado. Com isso, essa autoridade se transforma em uma figura despreparada para assumir um  cargo de primeira grandeza no governo. Será  que um  ministro consegue exercer essa função sem os funcionários? Vê-se que até os lanches, as agendas, a limpeza do gabinete, a segurança, os remédios que toma, as mensagens, as despesas, a receita e tudo que se refira a economia e outras atividades  pertinentes do ministério são exercidas por esses parasitas. Os mesmos parasitas da atividade privada também contribuíram para a riqueza dele, a sua saúde e formação, mas não para  a falta de respeito a quem tem responsabilidade de manter a estrutura para o bem-estar do povo.
» José Lineu de Freitas
   Asa Sul
 
 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags