Opinião

Artigo: Natureza extrema

Em um país onde o Greenpeace é chamado de %u201Clixo%u201D, está claro que ficaremos impotentes ante os extremos tais como os que ocorrem do outro lado do mundo

Correio Braziliense
postado em 25/02/2020 11:59
Em um país onde o Greenpeace é chamado de %u201Clixo%u201D, está claro que ficaremos impotentes ante os extremos tais como os que ocorrem do outro lado do mundoTodos nós acompanhamos os incêndios que devastaram a Austrália de setembro de 2019 a janeiro deste ano. As chamas mataram ao menos 24 pessoas, destruíram 1.200 casas e causaram prejuízos econômicos estimados em R$ 12 bilhões — praticamente metade do orçamento do GDF para 2020, descontados os recursos provenientes do Fundo Constitucional. As labaredas que afetaram a costa leste e sul do país fazem parte do ciclo climático australiano, mas este ano assumiram proporções extraordinárias.

Uma reportagem publicada este fim de semana pelo The NewYork Times revela que a tragédia ambiental na Austrália está longe de arrefecer. O fogo foi controlado, mas agora são as enchentes as responsáveis pela destruição de fazendas e residências próximas situadas em regiões lacustres. O fenômeno é denominado pelos cientistas de “extremos compostos”, uma sequência de catástrofes climáticas — seca duradoura, incêndios devastadores, enxurradas torrenciais — que traduzem os sinais eloquentes enviados pela natureza àqueles que insistem em minimizar os efeitos da nossa “civilização” sobre o clima.

Uma questão central que se apresenta na realidade australiana é a expectativa de reconstrução das casas, e a própria sobrevivência dos moradores — nas regiões destruídas. Temerosos da ocorrência de novos desastres, australianos se queixam da suposta inépcia do governo em auxiliá-los ante o inimigo. Enquanto os cientistas reforçam o alerta emitido há anos sobre a ameaça dos extremos climáticos, a Austrália permanece com o desafio de reduzir a alta emissão de gases poluentes, em parte causada pela poderosa indústria de carvão instalada no país.

O drama australiano remete às enchentes que há algumas semanas deixaram em colapso São Paulo e Belo Horizonte. As duas metrópoles brasileiras mostraram-se absolutamente despreparadas para lidar com a natureza no século 21. Em um país onde o Greenpeace é chamado de “lixo”, está claro que ficaremos impotentes ante os extremos tais como os que ocorrem do outro lado do mundo.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags