Opinião

>> Sr. Redator

Correio Braziliense
postado em 27/02/2020 04:14
Constituição

O artigo de Alexandre Garcia (26/2) deixa a impressão de que ele não leu nem foi informado do que contém a Carta Magna. Os seus princípios são os mais avançados do mundo: soberania, cidadania, dignidade da pessoa humana, valores sociais e pluralismo político; poderes independentes e harmônicos: Legislativo,Executivo e Judiciário. Denominar a Carta de Frankenstein, tornando o país à deriva e ingovernável, facilitando a corrupção é dar uma lição de completa ignorância. O ex-presidente Sarney nunca questionou ou reclamou do seu texto, completo. Ulisses Guimarães viu nela um monumento de valores sociais, denominando-a de Constituição Cidadã. Alexandre Garcia deve, com essa afoiteza, lembrar por que foi demitido da função que exercia no Governo Militar de 1964.
» José Lineu de Freitas,
Asa Sul


Mobilidade

É do poder público a responsabilidade de mudar, adaptar e zelar por uma estrutura acessível à mobilidade das pessoas na cidade. Infelizmente, os gestores públicos não estão atentos à Lei de Inclusão, que obriga revisão e modernização dos espaços reservados a pedestres com ou sem deficiência. Pela Lei nº 13.146/2015, gestores públicos se tornam passíveis de punições por crime de responsabilidade, com perda de mandato. Esgotou-se a era do predomínio dos veículos na arquitetura urbana. Com o acelerado processo de envelhecimento populacional (14% têm mais de 60 anos), o espaço reservado à circulação de pedestres, com segurança, se tornou fator determinante de qualidade de vida nas cidades. Uma avaliação das calçadas em 835 ruas e avenidas de 27 capitais, realizada pelo Movimento Mobilize Brasil, em 2019, mostra que o maior  desafio das prefeituras/administrações está na mobilidade dos pedestres devido à sofrível qualidade das calçadas das cidades. Os problemas se repetem. Há ocupação indevida, concessionárias de comunicações, energia e saneamento que abrem buracos, não reconstroem ou mal refazem o piso. Nas regiões administrativas (cidades-satélites), a população convive com um excesso de postes no meio das calçadas. Não há manutenção da iluminação pública nem pintura das faixas de pedestres. A população pode e deve cobrar um planejamento urbanístico dos atuais gestores, afinal , é a pagadora de impostos. É uma questão de qualidade de vida. Senhores gestores, cumpram a lei!

» Renato Mendes Prestes,
Águas Claras


Segurança

Quem paga as forças de segurança no Brasil são os cidadãos com seus altíssimos impostos. Um leitor reclamou de custo do esquema de segurança no carnaval e sugeriu que quem deveria pagar fossem os foliões. Expliquem que são eles mesmos quem pagam. Quanta ignorância! Aposto que esse sujeito é eleitor daquele mandatário que odeia tanto a educação que resolveu acabar de vez com ela.
» Jane Maria de Andrade Araújo,
Noroeste


Crise no Ceará

“Imprecionante”! O ministro da Justiça e Segurança Pública não viu nada de anormal nas ruas de Fotaleza, na visita que fez ao Ceará para discutir com o governo local uma forma de acabar com motim dos policiais militares. Em menos de 15 dias, mais de 170 homicídios ocorreram nas ruas daquele estado. Isso é normal? Será que esse seria o entendimento se o governador não fosse do PT? Isso faz lembrar outro ministro, o do Meio Ambiente, quando a Amazônia estava em chamas. Primeiro, houve uma negativa de que o número de focos de incêndio fosse superior ao de anos anteriores. Depois, não teve jeito. Os dados de satélite mostraram que o número é muito superior e o ministro foi obrigado a reconhecer. Mas não poderia admitir que errou. Dessa forma, culpabilizou organizações não governamentais de terem provocado os incêndios, livrando os latifundiários de qualquer responsabilidade. Eta, governo bom!
» Adriano Freitas,
Sudoeste


Eleições

Fala-se em viabilizar projeto de centro para a eleição presidencial de 2022. Seria a maior loucura. Como um presidente de centro vai conseguir governar, sendo fustigado por duas forças opostas, de direita e de esquerda? Fazendo as pazes com ambas, com propinas para os dois lados? Haja cofre para aguentar tamanho descalabro. A não ser que se distraiam, passando os quatro anos engalfinhadas na luta para conquistar o poder em 2026. Aí o presidente de plantão não terá a quem culpar por sua proverbial incompetência.
» Elizio Nilo Caliman,
Lago Norte

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags