Opinião

Artigo: Contra a intolerância

Por que a orientação sexual de uma pessoa incomoda tanto outras? Por que cidadãos se acham no direito de atacar a vida mais íntima e conjugal, de se tornarem fiscais da felicidade alheia?

Correio Braziliense
postado em 04/03/2020 12:18
Por que a orientação sexual de uma pessoa incomoda tanto outras? Por que cidadãos se acham no direito de atacar a vida mais íntima e conjugal, de se tornarem fiscais da felicidade alheia?Rússia. O presidente Vladimir Putin apresenta emendas à Constituição que determinam que o casamento somente é possível entre um homem e uma mulher. Senegal. A homossexualidade é proibida por lei. O chefe de Estado, Macky Sall, declara que o veto se deve a “razões culturais” e nada tem a ver com homofobia. Croácia. Bonecos que representavam um casal gay com filhos são queimados durante o carnaval, sob o olhar de crianças. Brasil. O presidente Jair Bolsonaro diz que jornalista tem cara de “homossexual terrível”. Em outra ocasião, dispara: “O Brasil não pode ser um país do mundo gay, de turismo gay; temos famílias”, afirma. Também disse que preferia o filho morto a que fosse gay. Em 2010, então deputado, saiu-se com essa: “Se o filho começa a ficar assim, meio gayzinho, (ele) leva um couro e muda o comportamento dele”.

Por que a orientação sexual de uma pessoa incomoda tanto outras? Por que cidadãos se acham no direito de atacar a vida mais íntima e conjugal, de se tornarem fiscais da felicidade alheia? Alguns críticos se apoderam de embasamentos religiosos para defender que a homossexualidade é aberração. Tal argumento tantas vezes não passa de hipocrisia escondida pela Bíblia ou por um moralismo que julgam ser verdade absoluta e inexorável.

Aos inquisidores homofóbicos, a proposta de um exercício mental: e se o seu filho ou filha fosse homossexual? Você permitiria que outras pessoas o tratassem como uma aberração? Como se sentiria se alguém tirasse a vida dele ou dela por ser gay? Ou se fosse vítima de brutal espancamento? De que modo lidaria com um governo que proibisse o casamento entre pessoas do mesmo gênero e impusesse ao seu filho ou filha o castigo da infelicidade eterna?

Entre janeiro e maio de 2019, o Brasil tinha contabilizado 141 assassinatos de pessoas LGBTQ. Em média, uma morte por dia. No mesmo período, 15 homossexuais tiraram a própria vida. Em um país onde lideranças usam o jargão “menino veste azul e menina veste rosa”, a homofobia parece quase institucionalizada, apesar de o Supremo Tribunal Federal (STF) tê-la enquadrado como crime de racismo. A pressão social sobre homossexuais é indigna, absurda, expressão da intolerância e do ódio. Qual é o problema em amar? O que há de errado em ser feliz?
 
 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags