Opinião

A escola precisa mudar

Correio Braziliense
postado em 05/03/2020 04:16
 Como mudar a escola? Que escola precisamos oferecer para as crianças e os jovens destes novos tempos? São tempos exponenciais, de profundas descontinuidades tecnológicas que vêm influenciando nossa maneira de ser e de se colocar perante o mundo. São tempos que estão a exigir novas competências, que vão além daquelas meramente cognitivas. Hoje não basta ser um estudante brilhante, mas um estudante com desenvolvimento pleno, conforme apregoa o Art. 2° da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), preparando para o exercício da cidadania e para o mundo do trabalho.

Em 2006, Barrington e colaboradores procuraram responder a duas perguntas: O que vai ser esperado dos jovens nos empregos do século 21? Estão eles realmente prontos para trabalhar? A partir desse trabalho, ficou muito claro que as competências que seriam mais exigidas dos jovens para este novo ambiente laboral seriam, entre outras, pensamento crítico, criatividade, inovação e trabalho em equipe. As tradicionais competências, vinculadas aos conhecimentos básicos, como dominar uma língua estrangeira, a matemática e as ciências, representam nos dias atuais apenas ponto de partida, e não mais de chegada. Ou seja, quem não tiver uma formação sólida com relação a estas últimas nem sequer entra no jogo!

Recordo-me que, quando obtive, em 1982, o título de doutor em química, isso representou, naquela época, para mim, um importante diferencial para que eu pudesse ingressar na Universidade Federal de Pernambuco como professor. Hoje, o doutorado é apenas ponto de partida. Para ter um diferencial, o candidato à carreira docente, numa boa universidade, precisa, por exemplo,  ter publicações em periódicos científicos de relevância. E em breve, e estamos atrasados, será esperado desse candidato que ela tenha desenvolvido competências como aquelas encontradas por Barrington e colaboradores.

Nessa perspectiva é que foi construída a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com 10 competências gerais que precisam ser desenvolvidas pelos estudantes, entre elas, várias daquelas encontradas pelo Barrington e colaboradores em 2006. Notadamente, para que esses estudantes sejam capazes de desenvolver tais competências, é preciso oferecer uma educação integral, que combine de maneira intencional as competências cognitivas, híbridas e socioemocionais no currículo escolar. Precisamos de um novo professor para isso. Trata-se, portanto, de repensar a sala de aula, o processo ensino e aprendizagem, para que de fato a escola faça sentido para esse estudante. O jovem quer uma escola que caiba na vida.

Este ano a BNCC da Educação Infantil e do Ensino Fundamental encontra-se em processo de implementação em todas as escolas brasileiras. Se isso, por um lado, é alvissareiro, por outro, preocupa-me o fato de o professor não estar capacitado para colocar em prática as 10 competências gerais previstas na BNCC. Por isso, o Seminário Internacional Criatividade e Pensamento Crítico na Escola, promovido, no dia de hoje, pelo Instituto Ayrton Senna, é  importante contribuição para esta nova escola. Uma das questões que o seminário pretende responder é como ir além do mero reconhecimento da importância dessas competências e passar a de fato incorporá-las no dia a dia da educação.

Outra boa notícia é que, em dezembro do ano passado, o Ministério da Educação (MEC) homologou a Resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) que traz as novas diretrizes curriculares da formação inicial docente e a Base Nacional Comum da Formação, para alinhar a formação docente com as competências gerais da BNCC. Cabe agora ao próprio MEC instituir uma política, junto às instituições formadoras, para começar a implementá-la nos cursos de formação de professores. Estes novos tempos exigem um novo professor, uma nova escola!
 
 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags