Opinião

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Correio Braziliense
postado em 13/03/2020 04:15
Uma nova rotina em construção
 
Para Getúlio Vargas e, posteriormente, para os militares, o que era um modo de tornar o Brasil um país industrializado e independente dos países desenvolvidos se tornou, nas mãos de políticos do passado, um ativo de outra ordem, tratado com todo o cuidado dentro das mais puras práticas patrimonialistas. Das muitas e preciosas lições que ficarão para sempre como um norte a seguir, advindas da Operação Lava-Jato, o uso político das empresas do Estado e o corporativismo exacerbado estão por trás tanto da sequência de crimes quanto dos prejuízos bilionários gerados para os contribuintes.
 
Com o Partido dos Trabalhadores no comando do país, a pauta estatal ganhou um viés ou uma fantasia ideológica, adequando o estatismo às pretensões do partido de ampliar o poder da legenda e de seus acólitos. O uso de estatais, como a Petrobras e o BNDES, apenas para ficar nessas duas empresas, só teve seus propósitos e fins devidamente esclarecidos após as investigações feitas pelos procuradores da Lava-Jato. O que foi revelado, principalmente no caso da Petrobras, uma vez que as investigações no BNDES prosseguem, mostrou que, por trás do afã protecionista diversas vezes manifestado, estava em curso um estratagema criminoso para carrear o máximo de vantagens dessa empresa para o partido e seus membros e demais envolvidos.
 
Praticada por todos os governos desde o fim do regime militar, a conta dessa incúria, tem sido subtraída da poupança pública, ficando o passivo com os pagadores de impostos e os ativos com essas empresas, cumprindo-se, assim, a sina de que uma estatal, por sua cobertura majestosa, jamais entra em processo de falência. Dessa forma, os efeitos nefastos causados pela gestão delituosa nas empresas do Estado e que precisam de socorro público urgente são repassadas para a população na forma do sucateamento dos sistemas de saúde, educação, segurança e de infraestrutura.
 
De nada adiantaram os seguidos alertas, feitos por brasileiros conscientes de que o estatismo, na forma como foi concebido, acabaria arruinando o povo e elevando políticos e empresários astutos aos píncaros da riqueza. Foi graças às diversas operações levadas a cabo pelo Ministério Público e pela Polícia Federal que foi posto a nu esse esquema perverso. Colocados numa balança, onde seriam aferidas as vantagens e desvantagens do modelo estatal, duas conclusões opostas indicariam que o modelo foi vantajoso no início, com o processo industrialização do país.
 
Passado esse período e, principalmente, com o retorno da chamada normalidade política nos anos 1980, o modelo foi totalmente abduzido pela classe política que fez dele uma espécie de tesouro particular, tanto para a instalação de correligionários cúmplices em postos chaves e altamente lucrativos nessas empresas quanto para barganhar vantagens, agindo como verdadeiros donos ocultos dessas companhias.
 
Não é necessário ser economista para se chegar à conclusão de que o sistema capitalista, principalmente aquele praticado pelo Estado, ganharia uma nova versão mais light ao adentrar o Brasil, amalgamando-se ao jeitinho nacional, onde adquiriu doses de patrimonialismo e de outros aspectos do chamado homem cordial. Isso, obviamente, tem se refletido na condução das empresas públicas. Num sistema desses, aos políticos vencedores nas eleições, são repartidas espécies de ações que os tornam donos de parte dessas empresas.
 
A formação de blocos dentro do Congresso acelerou esse processo e aumentou sua ingerência nos destinos das estatais. Nem mesmo as agências reguladoras escaparam desse destino, sendo, logo após sua criação, aparelhadas por prepostos políticos, mas interessados em obter vantagens do que fiscalizar e regular o funcionamento das companhias. Nessa altura dos acontecimentos, o público sabe muito bem que as agências reguladoras funcionam na contramão dos interesses da população. Se fossem reunidas apenas no Código de Defesa do Consumidor todas as leis e funções desses órgãos reguladores, o sistema de proteção ao cidadão seria muito mais eficaz e imediato. De uma forma ou de outra, deve-se reconhecer que nomear técnicos para assumir a direção do país foi o pêndulo encontrado pelo governo Bolsonaro para exterminar parte da corrupção. O que agradou o povo não agradou os representantes do povo.

 A frase que foi pronunciada:

“Sem munição não se atira, sem moral não se governa.”
Presidente Jair Bolsonaro

Perigo à vista

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A defasagem de profissionais é absurda. E agora, por diferentes entendimentos no caso de questões anuladas, a insegurança jurídica 
nos concursos públicos realizados em Brasília está prestes a acontecer.

Juntando força

»  Com o apoio do Instituto Caixa Seguradora e do Instituto Promundo, a Ascap começará, no fim de abril o curso de Produção Cultural: uma estratégia pela cultura da paz. Ouça alguns podcasts mediados por Tania Capel sobre o assunto no Blog do Ari Cunha.
 
História de Brasília
Saindo o resultado da sindicância no IAPM, e com estes escândalos, imaginem o que será a sindicância do Iapfesp, quando forem estudadas as razões da paralisação das obras das superquadras 104 e 304. (Publicado em 17/12/1961)
 
 

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