Opinião

Símbolo da força feminina

Correio Braziliense
postado em 19/03/2020 04:13
Na contramão do que revelam levantamentos sobre a participação de mulheres no mercado de trabalho, uma estatística singular foi construída às avessas e há 36 anos começou a produzir números improváveis, numa época em que mulher não tinha voz, muito menos tino para negócios.

Reconfortantes, se comparados à dura estatística da atual inserção de mulheres no mercado de trabalho brasileiro, os números gerados pela gestão do Grupo Sabin Medicina Diagnóstica orgulham o público feminino. Eles evidenciam uma realidade à parte, de profissionais privilegiadas pela liderança de mulheres que incentivam e promovem mulheres.

O levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), do 4º trimestre de 2019, é o retrato do tratamento que o mercado dá às mulheres. Ele revela que as brasileiras ganham menos e têm rendimento mensal médio 22% menor em relação ao dos homens.
Fora dessa curva descendente, contra todas as probabilidades, temos uma organização pioneira no empreendedorismo feminino, que está no ranking das 10 melhores empresas para se trabalhar no país, por 13 anos consecutivos. Além disso, foi considerada a melhor instituição para a mulher trabalhar em 2018, no ranking GPTW (Great Place do Work).

Antes de se tornar uma organização símbolo do empoderamento feminino, as sócias-fundadoras, Janete Ribeiro Vaz e Sandra Soares Costa, enfrentaram os desafios de duas mulheres conduzindo uma empresa em um setor ainda dominado por homens. Além do amor à medicina diagnóstica e ao cuidado com as pessoas, esse foi um ponto que estimulou as empresárias inspirarem outras executivas e empreendedoras no Brasil. Hoje, o Grupo é reconhecido por instituições nacionais e internacionais pela excelência e qualidade dos serviços de saúde, de gestão de pessoas, pela responsabilidade socioambiental e pelas pesquisas técnico-científicas.

Com essa linha de atuação os resultados se multiplicam e boas ideias trazem novos incentivos para a organização, que se materializam na oferta de novos serviços e benefícios aos colaboradores. Eles contam com a Universidade Corporativa (UniSabin), implantada em 2009, como plataforma de suporte ao processo de expansão, onde todos que trabalham na organização podem acessar o ambiente virtual de aprendizagem dentro ou fora da empresa e ampliar os conhecimentos.

Eles também participam de competições e treinamento da equipe de corridas, com inscrições custeadas pela organização e desfrutar do Espaço Bem-Viver, um estúdio com equipamentos para ginástica. Têm acesso à oferta de bolsas de estudo de 25% a 80% para graduação, MBAs, mestrados e doutorados, assim como auxílio-casamento, auxílio-enxoval para o bebê, auxílio para material escolar, para o Dia da Noiva e às parcerias com escolas, creches e universidades, além do Programa de Educação Financeira, à premiação por tempo de casa e à participação nos resultados e outros benefícios.

São alguns dos resultados práticos do empreendedorismo feminino, em que mulheres são lideradas por mulheres e dão oportunidades às mulheres, assim como eu tive, especialmente a partir de 2014, quando recebi das sócias-fundadoras a missão de conduzir uma equipe de mais de cinco mil colaboradores em todo o país. Mais do que uma política de benefícios, construímos juntos uma cultura que tem alma feminina, que cuida, mobiliza, inspira e, principalmente, entrega resultado.

É um privilégio motivar outras mulheres à frente de uma empresa que mantém uma cultura organizacional voltada à valorização da diversidade, da equidade e das conquistas em gestão de pessoas, chanceladas por práticas constantes de crescimento pessoal e profissional, que vão muito além do operacional. O Sabin entrega valor em todo o ecossistema empresarial em que estamos inseridos, por meio de boas práticas, modelos ímpares de atuação.

No mês em que as mulheres estão em evidência, continuamos em nossa jornada, incentivando não apenas a reflexão, mas apoiando o intraempreendedorismo e empoderamento feminino. Se esses são os requisitos para que as mulheres sejam reconhecidas e respeitadas no mundo dos negócios, dentro e fora das instituições, estamos à disposição para incentivar e formar novas aliadas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags