Opinião

Opinião: Isso passa, mas a lição fica

''Hoje, mais do que nunca, essa frase me parece essencial. Porque tudo passa. E isso vai passar também. O medo, a incerteza e até o vírus. Mas o que a gente pode fazer enquanto isso?''

Correio Braziliense
postado em 02/04/2020 04:04
''Hoje, mais do que nunca, essa frase me parece essencial. Porque tudo passa. E isso vai passar também. O medo, a incerteza e até o vírus. Mas o que a gente pode fazer enquanto isso?''Sou uma pessoa otimista. Sempre fui. Mas até o meu otimismo tem fraquejado em tempos de coronavírus. Tem horas que me pego sucumbindo pela falta de perspectiva, de não saber ao certo quando o número de casos diagnosticados de Covid-19 cairão, de quando poderemos sair às ruas e voltar a viver a nossa vida normalmente.

Quando isso acontece, me dou o direito de viver esse momento. Mas só por um tempo. Depois, faço questão de lembrar de uma frase que de tanto gostar a tatuei anos atrás: “Isso também passa”. Quando a escolhi para ter para sempre no meu corpo, quis me lembrar de que tudo passa, seja o bom, seja o mau momento, por isso a gente deve se agarrar às coisas boas e se desgarrar das ruins.

Hoje, mais do que nunca, essa frase me parece essencial. Porque tudo passa. E isso vai passar também. O medo, a incerteza e até o vírus. Mas o que a gente pode fazer enquanto isso? Se apegar às lições que o coronavírus vai nos deixar. A primeira delas está nas relações humanas, que nunca mais serão as mesmas. Sairemos dessa quarentena diferentes, valorizando mais o toque, a presença, a empatia, a solidariedade e o companheirismo.

A outra grande lição desses tempos será o poder de resiliência. Muito se vinha falando dessa qualidade, porém, agora, ela fica ainda mais necessária. Trata-se da capacidade de se adaptar às mudanças e à má sorte. Todos nós estamos tendo que ser resilientes. E temos sido.

O que não faltam são iniciativas criativas. Os estabelecimentos comerciais abraçaram de vez o delivery e o drive thru. As empresas, o home office. As instituições, o ensino a distância. O mundo das artes e tantas outras áreas, a interação on-line nas redes sociais.

A ciência e o jornalismo também sairão fortalecidos. Esses dois campos que foram tão desprezados nos últimos anos mostraram sua necessidade para a população. O primeiro, por simplesmente ser a solução desse grande problema. O segundo, por ser um contraponto às fake news tão presentes nas redes sociais.

E isso não sou eu que estou dizendo, mas, sim, uma pesquisa recente do Datafolha, que mostrou a confiança da população brasileira nos programas jornalísticos da televisão e nos jornais impressos, em 61% e 51%, respectivamente, quando o assunto é a pandemia de coronavírus. Isso vai passar. Sairemos dessa. Enquanto isso, fique em casa. Cumpra as medidas de higiene e de distanciamento. Cuide dos seus. E saiba: conhecimento e informação são as principais armas que precisamos no combate à Covid-19.
 
 
 
 
 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags