Opinião

Perplexidade nacional

O presidente faz questão de ir à rua, apertou mãos e lançou perdigotas de sua boca insensata na cara dos outros

Correio Braziliense
postado em 05/04/2020 04:19
O presidente faz questão de ir à rua, apertou mãos e lançou perdigotas de sua boca insensata na cara dos outrosEstamos todos estupefatos. “Ele” semana passada saiu às ruas. (Não acreditem nele, falta-lhe juízo). Isso depois de seu fantástico ministro da Saúde, o senhor Mandetta, ter recomendado a todos os brasileiros ficar em casa, para evitar contágios. O presidente faz questão de ir à rua, apertou mãos e lançou perdigotas de sua boca insensata na cara dos outros. Isso não é coisa que se faça (o Estadão de 30/3/2020). Tudo por egoísmo. Ele teme e até disse que o confinamento vai acabar com o seu governo e sua reeleição tão sonhada.

E dizer que votei nessa pessoa para nos presidir com retidão (isso ele tem) e inteligência criativa, inovadora. Essas qualidades “ELE” não tem, pelo contrário. Age como um sargento de milícias, com brutalidade e destemor, na contramão da ciência, da experiência e do seu próprio governo. Seu paradigma, o senhor Trump, estendeu até 30 de abril o isolamento nos EUA, mudou de opinião. Temos o único governante da terra que ainda considera a Covid-19, uma “gripezinha”.

Tudo indica que não lê jornais, nem vê TV, nem ouve especialistas médicos em infectologia. O que, me digam vocês, o faz ser assim? Será que é portador de alguma patologia mental?

A Itália tem 6,4 mil médicos, 50 morreram. Qual a razão? Saíram para as ruas (corredores) e quartos de hospitais (lojas). Se eu entendo que devo ficar em casa, ainda que isso significa perda de renda, qual a razão para ele insistir teimosamente em sair às ruas, se expor e nos expor dos riscos de transmissão da doença? Parece até que deseja nos matar, pois não é possível insistir em tratar a pneumonia virótica que o coronavírus causa como um “resfriadinho”. Tudo por ambição política, sem grandeza ética. Ao escrever essas linhas li que na sexta, 27 de março, a Itália saltou de 8.165 mortos para 9.134. Bolsonaro é sobrenome Italiano. E sabem porque lá é tão grande a mortandade? Assim é porque demoraram a decretar o confinamento. Ao contrário, a China isolou uma província inteira do tamanho do Estado de São Paulo e começou a agir. Pequim e Xangai foram poupadas...

Avançando no assunto, a Coreia do Sul e a Alemanha investiram nos testes prévios e no isolamento imediato dos infectados para evitar a transmissão. São as políticas corretas. Incentivar o contágio é caso até de impeachment, pois indica crime de lesa pátria conscientemente praticado, a colocar em risco a saúde e a vida dos brasileiros para continuar no poder.
O caso é gravíssimo. O doutor Farred Zakaria nos diz que lá em cima, nos EUA, ter-se-á o pior surto de Covid-19 entre os países desenvolvidos, devido a inércia inicial de Trump, que acabou de liberar, à conta do Tesouro, 2 trilhões de dólares, apavorado com o colapso de Nova York.

Em sendo assim, o seu discípulo Bolsonaro poderia, ao menos, não atrapalhar o trabalho do ministro Mandetta, do Ministério da Saúde, que, em consonância com os demais países, insiste na política de isolamento social para evitar a propagação intensiva da praga virótica.

O presidente e o ministro Guedes deveriam ter comprado ou feito aparelhos de respiração e estar trabalhando para amenizar a quebra de empresas e o crescimento do desemprego, que se seguirão no rastro fatídico da pandemia, uma tragédia social anunciada. Agora, na undécima hora, resolveu admitir o óbvio e mandou o seu governo tomar providências, de resto insuficientes.

Ao fim e ao cabo, é de se dizer que a pandemia está no início no Brasil. Nos salva o clima quente. De lado o clima, porém, estamos entrando no período frio, o que pode facilitar o vírus, pois estudos da China e Coreia dizem que temperatura alta para lá de 30 graus centígrados fazem a virose decair em massa. Os países tropicais, portanto, pelo menos nesta pandemia, estão mais protegidos que os do hemisfério norte onde estão Estados Unidos, Europa e Ásia Continental, além do Japão.

Somos um povo com um presidente insensato. Que o Deus de todas as fés nos proteja e alivie os crentes. Para os descrentes, os ateus, que têm os mesmos direitos dos crentes, e na soma formam o povo brasileiro, (parte deles em casas que abrigam até 12 pessoas) devemos seguir as instruções do ministro Mandetta, cujo cargo está em risco. Veremos no futuro o que vai acontecer com ele. É meu candidato em 2022. Não sendo candidato voto no Moro ou no Braga Neto. Bolsonaro nunca mais. Votei “nele” por falta de opção e um fio de esperança, hoje rompido para sempre. Não se brinca com 210 milhões de pessoas impunemente!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags