Opinião

Opinião: É hora de dar bom exemplo

''Tenho certeza que você também tem notado. Não é só um afrouxamento, porque há pessoas que, desde o começo, não levam a medida a sério''

Correio Braziliense
postado em 28/04/2020 04:05
Quase que diariamente me assusto com a irresponsabilidade das pessoas em relação à principal medida de contenção do novo coronavírus: o isolamento social. Mesmo em locais como o Distrito Federal, que teve uma adesão entre 50% a 55% segundo relatou o subsecretário de Vigilância à Saúde, Eduardo Hage, no último domingo ao Correio, é possível ver pessoas mantendo a vida normalmente. Saindo sem máscaras, postando vídeos nas redes sociais com amigos e familiares em “pequenas reuniões”, entre outras atitudes que vão contra a quarentena.

Tenho certeza que você também tem notado. Não é só um afrouxamento, porque há pessoas que, desde o começo, não levam a medida a sério. Também não é só a digital influencer Gabriela Pugliesi, que fez uma festa no último fim de semana com outras amigas influenciadoras e causou polêmica, que dá mau exemplo. Repare em seus conhecidos, amigos e até familiares e achará pelo menos um entre eles que tem tido atitudes semelhantes. Tanto se fala em empatia, mas a impressão é que ela está em falta mesmo em tempos de coronavírus.

Mas, mais importante do que apontar quem está fazendo errado, acho que podemos destacar os que dão bons exemplos. Vamos deixar esses nomes importantes e até nossos conhecidos de lado e dar palco e nosso tempo para quem realmente está sendo empático, responsável e servindo de modelo.

No mundo das lives, que também tem suas polêmicas, duas me chamaram a atenção exatamente pela sensatez e por serem ótimos bons exemplos. A primeira delas foi da dupla Sandy & Junior, que fez o show virtual na casa da família em Campinas (SP), onde todos passam a quarentena. Além dos irmãos, estavam apenas envolvidos na transmissão Lucas, marido de Sandy; os pais da dupla, Xororó e Noely, que quebraram todos os galhos na apresentação; e um técnico de som.

No último sábado, Ivete Sangalo abriu as portas da casa dela em Salvador e mostrou que dá para fazer uma ótima live também com muito pouco. A rainha do axé estava de pijamas, contava apenas com um câmera-man, com uma plateia formada por ursinhos e brinquedos dos filhos, além do marido, Daniel, e do primogênito, Marcelo —, que, assim como Lucas na live de Sandy & Junior, roubaram a cena.

Podemos trazer essas ideias também para as nossas vidas. Dá para fazer uma festa e tanto assistindo lives e comentando com os amigos virtualmente. Dá para matar as saudades reunindo todo mundo da família numa videoconferência. Dá para ir às ruas cumprir obrigações, como fazer mercado, com máscaras e álcool em gel. O que não dá é para sermos irresponsáveis num momento em que muita gente morre de uma doença que é séria, que não é só uma gripezinha. Dê exemplo, seja exemplo! E não esqueça: fique em casa!
 
 
 
 



Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags