Opinião

É urgente tratar a desinformação

''Segundo dois estudos de comunicação em tempos de pandemia, desigualdades informacionais tornam mais difícil o desafio de autoridades sanitárias e governos''

Correio Braziliense
postado em 05/05/2020 04:05
Tão urgente quanto tratar os doentes e prevenir novos casos da Covid-19 no país é identificar e cuidar dos desinformados, especialmente num momento em que alguns governos, como o do Distrito Federal, planejam retomar a atividade econômica urbana. Uma minoria pouco ou mal-informada pode arruinar os benefícios coletivos da adesão precisa e correta da maioria da população. Segundo dois estudos de comunicação em tempos de pandemia, desigualdades informacionais tornam mais difícil o desafio de autoridades sanitárias e governos.

Em What have we learned about communication inequalities during the H1N1 pandemic: a systematic review of the literature, Lin, Savoia, Agboola e Viswanath concluem que o desenvolvimento de campanhas de comunicação contra pandemias não deve se ocupar apenas de difundir recomendações à população, mas também de reduzir desigualdades informacionais durante a fase emergencial. Isso pode implicar, por exemplo, o desenho de ações específicas para grupos com menos informação sobre o vírus, conforme sugere o texto publicado em 2014 no periódico BMC Public Health.

Outros autores que concordam com a relevância da iniciativa são Vaughan e Tinker. A pesquisa de ambos, publicada em 2009 no American Journal of Public Health, mostra que o êxito de campanhas contra pandemias depende das características de cada segmento populacional, especialmente dos mais vulneráveis. Por isso, dizem os autores no texto Effective health risk communication about pandemic influenza for vulnerable populations, devem ser implementadas ações para que alguns grupos não transformem ruídos ou lapsos de informação em um risco para a proteção de toda a sociedade.

Dados recentes publicados pelo Correio Braziliense mostram que, em geral, a população brasiliense se considera bem informada sobre a doença. Segundo pesquisa de março do Instituto Exata de Opinião Pública (Exata OP), nada menos que 85 % dos 1.102 entrevistados declararam estar bem informados sobre a pandemia. Entretanto, os estudos mencionados acima chamam a atenção para o potencial do comportamento descuidado ou desavisado dos demais 15 %, que disseram ter tido alguma, pouca ou nenhuma informação sobre a doença, os cuidados necessários para evitá-la e os primeiros sinais para detectá-la.

Infelizmente, a pandemia da Covid-19 atingiu o Brasil sem que o país houvesse claramente estabelecido protocolos de atuação e coordenação, não só de posições dos governantes e ações sanitárias, mas especialmente de comunicação pública. A divergência entre autoridades políticas nos diferentes níveis de governo e as respectivas estratégias e ações de comunicação são claro exemplo do desacerto.

A experiência brasileira tem sido, portanto, muito diferente da observada em países como a Coreia do Sul, em que parece ter havido não apenas consenso sobre as ações sanitárias a serem tomadas, mas também quanto ao conteúdo e ao tom da comunicação pública, logrando redução significativa na letalidade do vírus. Até aqui o país não observou o crescimento exponencial de casos como nos Estados Unidos, na Itália ou na Espanha, mas não está livre de enfrentar problema semelhante.

Se não há mais tempo para planejamentos prospectivos, ainda se pode implementar medidas preventivas contra novos casos e surtos. Entre as várias ações necessárias e urgentes neste momento, no DF e no país, estão um diagnóstico claro e preciso da existência de segmentos populacionais menos informados que constituem não apenas risco para si mesmos, mas para toda a sociedade. O enfrentamento sanitário da pandemia da covid-19 é, também, enorme desafio de comunicação pública.



* Professor adjunto da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília e coordenador do Centro de Pesquisa em Comunicação Política e Saúde Pública (CPS) da UnB, é professor visitante da Western University, no Canadá 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags