Opinião

Opinião: Onde nos perdemos?

''As cenas da semana passada na Praça dos Três Poderes, o centro decisório do Brasil, explicitam os tempos em que vivemos''

Correio Braziliense
postado em 06/05/2020 04:05
Onde foi que a tolerância, o respeito e o bom senso se perderam? Em que momento exato o ódio se apossou da racionalidade e turvou o discernimento? Por quais motivos muitos de nós deixamos que o fanatismo ideológico e político se alinhavassem, trazendo consigo a arrogância e a prepotência, ou não mais do que um desejo torto de sermos superiores? Onde foi que decidimos criar falsos mitos ou profetas e colocar em xeque os anseios democráticos de uma nação cuja democracia é por demais jovem e ainda imatura? Somos produto do meio em que vivemos. Se semearmos o rancor e o autoritarismo, perderemos muito de nossa essência enquanto humanos.

As cenas da semana passada na Praça dos Três Poderes, o centro decisório do Brasil, explicitam os tempos em que vivemos. Na última sexta-feira, a agressão gratuita a enfermeiras que exerciam um direito talhado na Constituição, o da liberdade de pensamento e de manifestação, também foi um soco no estômago da sociedade. Talvez os agressores, que macularam a bandeira nacional, não imaginassem que, futuramente, pode ser que precisem do amparo de enfermeiras. Talvez até necessitem de ajuda para trocar as fraldas ou para se alimentar. O tempo é professor. E, muitas vezes, a disciplina vem pela dor.

Dida Sampaio e Orlando Brito, dois dos mais experientes e premiados repórteres fotográficos do país, cobriam a manifestação de simpatizantes do presidente Jair Bolsonaro quando foram ameaçados e espancados por militantes. Absolutamente nada justifica um ato tresloucado, uma agressão não apenas a dois jornalistas, mas também à liberdade de imprensa. Não podemos permitir que a informação apurada e séria seja vilipendiada e arremessada nos estertores do autoritarismo. Orlando e Dida foram alvos de pessoas que, em algum momento, se tornaram vítimas de fake news. Talvez não reconheçam o valor real do jornalismo como alicerce da democracia e como instrumento de freio e contrapeso do Estado de direito.

Desprezamos nossa memória e nossa cultura, às custas de governantes que cortejam repressores da ditadura e, ainda que indiretamente, semeiam nos seguidores a intolerância a quem pensa diferente. No Brasil, quem não aplaude os arroubos do presidente é tachado de comunista. Vivemos em um país onde enfermeiros são ofendidos e cuspidos; jornalistas, agredidos; repressores, recebidos em pleno Palácio do Planalto. Um país incapaz de divulgar uma nota de pesar e reverenciar filhos ilustres, como Moraes Moreira, Aldir Blanc, Rubem Fonseca e Flavio Migliaccio. Uma nação que adota slogan religioso mas defende armas. Onde foi que nos perdemos?
 
 
 
 
 




Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags