Opinião

Os mais iguais

''O projeto do governo Bolsonaro é parecido com o de Chávez/Maduro na Venezuela. Enfraquecer a grande imprensa e se comunicar com a população por intermédio das redes sociais. Não é por acaso que o presidente não tem secretário de imprensa''

Correio Braziliense
postado em 09/06/2020 04:05
''O projeto do governo Bolsonaro é parecido com o de Chávez/Maduro na Venezuela. Enfraquecer a grande imprensa e se comunicar com a população por intermédio das redes sociais. Não é por acaso que o presidente não tem secretário de imprensa''A publicidade oficial tem sido o calcanhar de aquiles de todos os governos em tempos recentes no Brasil. Tudo começou, de maneira oficial, no governo do general Médici, que teve na figura do coronel Otávio Costa o principal operador nessa área. Ele criou, na estrutura da Presidência, a Assessoria Especial de Relações Públicas (Aerp), com objetivo de melhorar a imagem do presidente da República e do governo. Nada tinha a ver com a Assessoria de Imprensa.
 
Médici, pouco chegado a diálogo, comandou com mão forte a repressão política. Gostava muito de futebol. Torcia pelo Grêmio e não raro sugeria que as emissoras de televisão transmitissem para Brasília jogos de seu time predileto. Isso virou tema da propaganda oficial com objetivo de criar a imagem de um homem do povo no poder. Quando os jogadores que venceram a Copa do Mundo no México em 1970 retornaram ao Brasil, a primeira escala foi Brasília. O presidente Médici apareceu nas fotos conversando com os jogadores e batendo bola.
 
Essa operação publicitária oficial ocorreu dentro da Aerp. Campanhas famosas, como a do Sujismundo, contra o cidadão que jogava lixo na rua. Ou da célebre frase: “Brasil, ame-o ou deixe-o”. A resposta foram duas sacadas interessantes: “Mame-o ou deixe-o”. Ou “O último a sair apague a luz do aeroporto”. Como hoje, na década de 1970 havia a guerra de narrativas. As grandes agências de publicidade se instalaram em Brasília.
 
As empresas estatais também entraram no jogo publicitário. Elas patrocinaram grandes projetos a pedido do governo. Isso ocorreu em todos os governos depois da Constituinte de 1988. O governo Lula foi além. Descobriu que, por intermédio da publicidade, era possível colocar recursos em outras gavetas. O mensalão foi abastecido por verbas de publicidade. Comprou votos no Congresso e apoios na política nacional.
 
Esse processo, lateral ao objetivo inicial, foi se multiplicando até a fantástica reeleição de Dilma Rousseff. Foram bilhões de reais jogados naquele pleito para fazer que a escolhida por Lula fosse eleita. O objetivo foi alcançado. Mas a custo elevadíssimo, ainda mais porque a Operação Lava-Jato pegou quase todos. Os publicitários responsáveis pela campanha foram presos, confessaram tudo em juízo e sofreram penas severas.
 
O governo Bolsonaro prometeu fazer uma administração limpa. Decidiu não anunciar em nenhum dos grandes veículos de comunicação do Brasil. Pretende atingir os principais veículos pela interrupção das verbas publicitárias. No entanto, torpedeou a classe dos publicitários. As principais agências, nacionais e estrangeiras, fecharam as sucursais em Brasília. Os publicitários estão sofrendo porque o mercado se dissolveu.
 
Anúncio do governo federal acabou. Mas se expandiu nas redes sociais, comandadas pelo filho do presidente Carlos Bolsonaro. Ele, que não tem cargo na Presidência da República, comanda, de fato, o sistema de comunicação da Presidência. Foi o personagem que manobrou atrás das cortinas para derrubar Gustavo Bebianno e o general Santos Cruz até assumir o controle, por intermédio do Fábio Wajngarten, da verba de R$ 150 milhões em 2019. Agora o governo desviou R$ 84 milhões do Bolsa Família para a Secretaria de Comunicação. É natural que utilize na Presidência o mesmo método que usou na campanha eleitoral.
 
Implacável, violento, incisivo contra adversários. Fake news em todos os níveis na perseguição dos opositores do presidente.

O dinheiro que passava pelas agências de publicidade para jornais e emissoras de televisão foi deslocado para os sites favoráveis ao governo, de amigos ou correligionários. Em apenas 38 dias, no ano passado, foram contemplados 47 sites que tratam de política, de assuntos de alienígenas, pornográficos ou operados por cabos eleitorais.
 
O projeto do governo Bolsonaro é parecido com o de Chávez/Maduro na Venezuela. Enfraquecer a grande imprensa e se comunicar com a população por intermédio das redes sociais. Não é por acaso que o presidente não tem secretário de imprensa. O general Rego Barros, o porta-voz, não mais organizou seus cafés da manhã. O presidente fala todos os dias na porta do Palácio da Alvorada. O conteúdo, minutos depois, aparece na internet. O gasto na área de comunicação é sempre misterioso, sigiloso e contempla alguns escolhidos. Utilizar as redes sociais, no nível e na intensidade promovidos pelo governo federal, é atividade de alto custo. Daí o sigilo. Nessa atividade existem os mais iguais entre os iguais.
 


* Jornalista 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags