Opinião

Opinião: Uma nova perspectiva

''Passados exatos 99 dias desde a decretação do fechamento de bares, restaurantes e academias, chegou, sim, o momento de promover a volta responsável dos negócios''

Correio Braziliense
postado em 26/06/2020 04:05
Shopping brasíliaA suspensão da liminar que impedia o Palácio do Buriti de promover a retomada de atividades não essenciais do comércio deu um novo ânimo aos empresários do setor de serviços da capital federal. Há a perspectiva real de que, a partir da semana que vem, diversas empresas poderão começar a receber o público, com a adoção de medidas de circulação e segurança. Passados exatos 99 dias desde a decretação do fechamento de bares, restaurantes e academias, chegou, sim, o momento de promover a volta responsável dos negócios.

O combate ao avanço do novo coronavírus é, sem dúvida, o maior desafio que os governantes enfrentam. E assim será por muito tempo. A gravidade da doença e os efeitos que ela provoca no sistema de saúde são conhecidos por todos. É praticamente consenso entre epidemiologistas e sanitaristas que as restrições à aglomeração de pessoas devem continuar por alguns meses. A medida atingirá shows, cinemas, teatros, casas noturnas, eventos esportivos e afins, mas e os pequenos ambientes? Algo precisa ser feito com urgência sob risco de extinção de muitas empresas.

Muitos bares e restaurantes funcionam, hoje, de forma “clandestina”. Sob o argumento de que podem funcionar para delivery ou retirada no balcão, comerciantes acabam atendendo os clientes em mesas escondidas dentro do estabelecimento. É uma prática que está disseminada em várias cidades do Distrito Federal, basta a fiscalização querer encontrar. Mas, em vez de punir os proprietários, que veem na burla à proibição em vigor a tentativa de sobrevivência do negócio, não seria melhor liberar parte da atividade, com multas pesadas para quem descumprir as regras, como, por exemplo, funcionar com 30% da capacidade? Afinal, o próprio cliente poderá decidir se sente-se seguro a ir a um bar/restaurante ou não. Ou é muito utopia?

Não estou propondo o liberou geral, nem a volta aos padrões de trabalho existentes antes da pandemia. Nada disso. A covid-19 é uma realidade que temos que saber enfrentá-la até o surgimento de uma vacina capaz de dar segurança à população. Novas regras sociais são necessárias, afinal, ninguém quer viver confinado dentro de casa para sempre. O papel de fiscal deverá ser exercido por todos nós. Em nome do bem comum da população.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags