Opinião

>> Sr. Redator

Correio Braziliense
postado em 28/06/2020 04:15
Impasse

Vivenciamos, hoje, no país, um estranho debate político, no qual, as partes assumem posição de derrotados por não verem futuro de grandeza para o Brasil. Partem do princípio que o país estaria condenado a ser uma colônia da China ou dos Estados Unidos. Todos os dias circulam pelas redes sociais mensagens de que a China teria comprado grandes áreas de terras e infraestrutura no país, que teria fechado acordo com os governadores, que iria controlar as eleições e dominar o Brasil. Nesta semana, circula um vídeo em que uma comentarista diz que a China está numa posição desesperada, por lhe faltar alimentos e teria que “dominar o Brasil ou se render aos EUA, para garantir o abastecimento da população”. O Brasil é colocado como um ente frágil à mercê do comunismo chinês. Nessa absurda discussão ideológica e superficial, o que não se debate são os interesses do Brasil, que deveriam prevalecer antes de tudo. Temos de voltar a ser colônia, 178 anos após a Independência? Devemos nos sujeitar a um papel de irrelevância no mundo atual, como exportadores de commodities? São os interesses do Brasil que devem prevalecer nessa discussão. Vamos aos fatos: a China é ,hoje, a maior economia do mundo e o maior parceiro comercial do Brasil. Ela desenvolveu alta tecnologia nas áreas de infraestrutura, ferrovias, energia limpa, carros elétricos, viagens espaciais e internet 5G, mas sua produção de alimentos não atende às necessidades. O mesmo ocorre com a falta de matérias primas para suas indústrias. Por outro lado, o Brasil é o maior produtor de alimentos do mundo e grande exportador de matérias-primas. Salta aos olhos que os dois países têm economias complementares, o que não ocorre com os EUA, que concorrem com a China em tecnologia e com o Brasil na produção de alimentos. Assim, Brasil e China muito teriam a ganhar com uma parceria comercial estratégica, como duas nações fortes, soberanas, que se respeitem. A China teria a garantia de fornecimento de matérias-primas e de alimentos de que tanto precisa, fornecidos por produtores brasileiros, sem ter de comprar nossas terras. E o Brasil poderia ter o capital e a tecnologia de que tanto precisamos para nos desenvolver. Se a parceria é boa para o país, o que nos impede? Somos tão incompetentes que não sabemos o que interessa ao Brasil? Basta que tenhamos um governo sério, honesto e competente, sem viés ideológico e que seja realmente patriota, colocando o interesse do “Brasil acima de tudo”, sem medo do que vão pensar outros países. Como disseram vários estadistas: “Nações não tem amigos, têm interesses”. Cabe a nós, brasileiros, defendermos os interesses do Brasil.
» Ricardo Pires,
    Asa Sul


Democracia

A democracia é construída e conquistada com patriotismo, respeito às leis, união, diálogo e trabalho. Fora disso, é baderna que provoca tumultos, conflitos e tragédias. Nessa linha, não tem nada a ver com a lei e a ordem, muito menos pela sustentação e apoio ao regime democrático os artefatos de apoiadores de Bolsonaro encontrados pela polícia numa chácara perto de Brasília: facões, fogos de artifício, tinta, lona, cartazes contra o STF e Congresso Nacional, camisetas, pedras e celulares. O dono da aprazível e bucólica chácara é um empresário goiano que vociferou contra o governador de Brasília, Ibaneis Rocha, com ameaças e insultos.
» Vicente Limongi Netto,
    Lago Norte


Bom senso

Chegam a ser patéticas as mesuras escritas nesta coluna em defesa das Forças Armadas como poder garantidor. Há muito, precisamente há 35 anos, os militares brasileiros se recolheram à caserna. Não há comunistas para combaterem, nem nunca existiram. Nos 21 anos de regime ditadorial, havia pessoas inconformadas com as perdas dos direitos civis, com o fechameto do Legislativo, com o cerceamento à liberdade de expressão e, principalmente, estavam revoltadas com as prisões ilegais, tortura e execução de pessoas que se opunham à opressão imposta pela ditadura militar. Vejo que os missivistas torcem por um golpe militar, algo ultrapassado. Não conseguiram aceitar o pacto social de 1988, que resultou na Constituição Cidadã, e fazem parte dos grupos de extrema direita, obscurantistas, que vão às ruas para pedir o fechamento do Congresso e do Supremo Tribunal Federal, pilares do Estado democrático de direito. Vivemos em outro tempo. Hoje, todas as vidas e a liberdade de todos têm valor. Não há espaço para radicalismo. Hoje, a solução passa pelo equilíbrio de todas as forças vivas da nação. O bom senso deve prevalecer, mesmo nas divergências.
» Ismael Costa,
    Jardim Botânico


Forças Armadas

Cumprimento o advogado Mílton Córdova Júnior por seu abalizado e incontestável esclarecimento sobre o artigo 142, da Constituição (26/6). Em qualquer país e regime, sem o apoio das Forças Armadas não há como os poderes permanecerem. Todas as ditaduras se amparam nelas. Estão aí o regime cubano, sustentado pelas FAR, o venezuelano, apoiado na FANB e todos os governos democráticos. Sempre que as Forças Armadas se cindem ou deixam de garantir o regime, ele se esboroa, como foi no Brasil, em 1964, no Chile, em 1973, na Argentina, em 1976. Em Honduras, em 2009, Manuel Zelaya tentou dar o golpe da reeleição, proibida pela Constituição, o que lhe foi negado pelo Congresso e pelo Tribunal Supremo de Justiça, mas ele só caiu, quando o Exército o retirou do poder. Em 2019, Evo Morales, na Bolívia, depois de vários golpes na Constituição, com auxílio do Tribunal Supremo de Justiça, fraudou a eleição para obter um quarto mandato, mesmo contra o pronunciamento do povo, em 2016, porém o Exército lhe retirou apoio e ele renunciou. Portanto, Executivo, Legislativo e Judiciário devem respeito às Forças Armadas, que são o poder que lhes garante o funcionamento. Ficar falando que elas não são poder moderador, como para humilhá-las, é querer mostrar autoridade para cima de um poder, que, com um peteleco, liquida qualquer valente metido a exorbitar seus limites constitucionais.
» Roberto Doglia Azambuja,
    Asa Sul

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags