Opinião

Visão do Correio: Norma com liberdade de expressão

Correio Braziliense
postado em 06/07/2020 04:21
Mentira tem pernas curtas. O velho adágio popular não se aplica quando a falsa informação é disseminada pela região oculta da web por meio de robôs programados para fazer disparos, a cada dois segundos, e contagiar os usuários das redes sociais.

Para conter a pandemia de fake news, identificada em 2016 na campanha do presidente norte-americano Donald Trump e que rapidamente chegou ao Brasil, o Senado aprovou o projeto do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), alterado pelo relator Ângelo Coronel (PSD-BA), com 44 votos a favor, 32 contrários e duas abstenções.

O resultado expõe as divergências em torno da Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet. Para os parlamentares, tanto do Senado quanto da Câmara, o texto não foi debatido suficientemente e encontrará um ambiente hostil entre os deputados.

O presidente Jair Bolsonaro recomendou aos deputados aliados voto contrário à proposta. Ele deverá propor ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia, uma consulta popular sobre o projeto de lei. Os dirigentes das redes sociais — Facebook, Twitter, WhatsApp, Instagram — também se insurgiram contra as futuras regras para os provedores e serviços de mensagem. A proposta desagradou organizações sociais e até apoiadores do governo.

Entre os pontos polêmicos, destacam-se a suspensão de contas de celulares desabilitados; a proibição de contas automatizadas, conhecidas como robôs, que não tenham sido identificadas para o público e para os provedores; a conceituação de conta inautêntica; a tentativa de rastrear a origem de mensagens viralizadas pelo WhatsApp ou por outros serviços de mensagens privadas.

O rastreamento de mensagens é visto como “tornozeleira eletrônica em milhões de brasileiros”, avaliou o diretor de Políticas Públicas do WhatsApp para a América Latina, Pablo Bello. Com opinião contrária, o coordenador do Monitor de Debate Política por Meio Digital, Pablo Ortellado, afirmou que o dispositivo previsto no projeto é importante para determinar a origem e o alcance de mensagens viralizadas via WhatsApp.

Controvérsias à parte, é importante que haja regras que impeçam a disseminação de notícias falsas, calúnias e outros abusos contra pessoas e autoridades do país, induzindo usuários à formação de opiniões equivocadas. O controle, entretanto, não pode infringir o direito à liberdade de expressão, assegurado pela Constituição.

A norma legal deve ser pautada pelo bom senso, proteger conquistas e criar barreiras ao uso da internet como instrumento para atender a interesses de grupos, sejam políticos ou econômicos, sejam sociais, que trafegam nos subterrâneos obscuros do mundo virtual.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags