Opinião

Visão do Correio: Sinalização fora de hora

''O governo informa que a dispensa de Vinhas não tem qualquer ligação com a divulgação do novo recorde nas taxas de desmatamento registradas em junho. No entanto, a sinalização não é nada boa para um governo que quer se aproximar de quem tem recursos para investir, mas não se preocupa com as questões ambientais''

Correio Braziliense
postado em 15/07/2020 04:19
A exoneração da coordenadora-geral de Observação da Terra, do Instituto Nacional de Pesquisas espaciais (Inpe), pelo Ministério da Ciência e Tecnologia só piora a desgastada imagem do Brasil em relação ao meio ambiente. A servidora concursada Lubia Vinhas era responsável pelo monitoramento do desmatamento na Amazônia, um dos maiores problemas enfrentados pelo Palácio do Planalto no plano externo. A medida foi tomada justamente quando o Brasil enfrenta fortes pressões de investidores internacionais e empresários locais para adotar uma política ambiental confiável que realmente combata a destruição das florestas da Região Amazônica e de outros biomas do país.

O governo informa que a dispensa de Vinhas não tem qualquer ligação com a divulgação do novo recorde nas taxas de desmatamento registradas em junho. No entanto, a sinalização não é nada boa para um governo que quer se aproximar de quem tem recursos para investir, mas não se preocupa com as questões ambientais. Bom lembrar que, no ano passado, o então diretor-geral do Inpe, Ricardo Galvão, foi dispensado por ordem expressa do presidente Jair Bolsonaro em meio à polêmica provocada pela divulgação de dados referentes a queimadas e ao desmatamento na Amazônia, fato que provocou protestos internos e externos, pois foi colocado em dúvida a idoneidade dos dados do instituto reconhecido, internacionalmente, pela seriedade de seu trabalho científico.

No mês passado, foi devastada uma área de 1.034,4 quilômetros quadrados, pouco menor do que o município do Rio de Janeiro, o que alimenta críticas de ambientalistas, investidores estrangeiros e empresários brasileiros comprometidos com práticas sustentáveis em relação ao meio ambiente. Especialistas ressaltam que a recente mudança no Inpe acontece em momento inapropriado. Isso porque o vice-presidente, Hamilton Mourão, designado pelo governo como interlocutor de empreendedores nacionais e internacionais — ele preside o Conselho da Amazônia —, tenta construir uma imagem positiva do Brasil.

O receio é de que a exoneração da servidora do Inpe possa provocar mais insegurança externa em relação às políticas ambientais do Planalto. E os ruídos de comunicação se ampliem, justamente, na época em que o período de seca propicia o crescimento das queimadas na Amazônia. Mourão reuniu-se com investidores para mostrar ações governamentais na área, mas as desconfianças persistem. Sobretudo, depois de o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, dizer que o ministério deveria aproveitar o foco da mídia na pandemia do novo coronavírus “para passar a boiada”, numa referência à aprovação de legislação ambiental contrária à preservação da natureza. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags