Opinião

Memórias da W3

''Naquele época - entre os anos de 1963 e 1965 -, após as aulas no Elefante Branco, pelo menos uma vez na semana, fazia uma espécie de footing pela avenida, entre três as quadras, que eram vistas como o 'centro da cidade'''

Correio Braziliense
postado em 17/07/2020 04:06
Engarrafamento na W3 Sul. Trânsito anos 1970Ao ouvir comentários e ver imagens que mostravam a W3 Sul ocupada pelo brasiliense, como espaço de lazer, depois de iniciado o processo de revitalização, recorri à memória afetiva que me levou a outro tempo. Não o do período em que fazia jornalismo na UnB e ocupava uma vaga em pensão na 706. Mas do período de estudante de segundo grau em que morava na casa do meu cunhado Silas e da minha irmã Evilene, num acampamento próximo ao Lago Paranoá, onde, depois, foi instalado o Clube do Exército.

Naquele época — entre os anos de 1963 e 1965 —, após as aulas no Elefante Branco, pelo menos uma vez na semana, fazia uma espécie de footing pela avenida, entre três as quadras, que eram vistas como o “centro da cidade”. Ali havia lojas cujos produtos oferecidos enchiam os olhos e os ouvidos de um adolescente interiorano que levava no bolso, além do documento de identificação, apenas o dinheiro das passagens de ônibus. Para se ter ideia da dureza, o desejado picolé Chicabom era um objeto de consumo inalcançável.

Começava meu périplo pela 509 Sul, onde o esforçado lateral-esquerdo do time do Elefante se detinha longamente em frente à vitrine da Casa do Atleta, namorando o cobiçado material esportivo — calção, chuteira, camisas — exposto. Aquela loja pertencia a Wilson de Andrade, que, posteriormente, viria a ser presidente da Federação Brasiliense de Futebol. Já na 508 Sul, o meu interesse era despertado, inicialmente, pela primeira grande boutique da nova capital, a inesquecível Bi Ba Bô. Lá, no imenso mostruário, destacavam-se blusas da moda e a mítica calça Lee, que eram exibidas por colegas do colégio — filhos de famílias abastadas.

Me demorava mais na Discoteca Paulistinha, em que ouvi, pela primeira vez, I can’t stop lovin you, com Ray Charles, I want hold your hand, dos Beatles; hits de Roberto Carlos (em início de carreira) e clássicos da Bossa Nova. Mais adiante, no Teatro da Escola Parque, cartazes anunciavam a exibição dos chamados filmes de arte, como Blow up, de Michelangelo Antonioni, e Teorema, de Pier Paolo Pasolini. Ali, anos depois, o baiano Zé da Mata se juntaria a outros cinéfilos para criar o Cine Clube Nelson Pereira dos Santos.

Ao lado, no Cine Cultura, predominavam na tela produções épicas, a exemplo de Ben Hur e Spartacus. Mesmo sem ter conhecimento aprofundado de cinema, ficava sem entender o porquê daquilo. Afinal, ali não era o Cine Cultura? Ah, sim, na loja vizinha — já na 507 —, funcionava o restaurante Caravelle, que, embora de nome francês, servia massas. A distância, dava para sentir o cheiro da lasanha, que, muito tempo depois, pude saborear. Aliás, quando passei a morar na pensão da 706, o Caravelle virou ponto de encontro de um grupo de amigos do qual passei a fazer parte. Íamos lá para compartilhar uma pizza gigante. Cada um tinha direito a uma fatia. Enfim, lembranças da W3 de antigamente que ficarão guardadas para sempre na minha memória.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags