Opinião

Visto, lido e ouvido

Establishment mira a Lava-Jato

Correio Braziliense
postado em 23/07/2020 04:17

Não é de hoje que os poderosos, instalados nos Três Poderes da República, sentem-se incomodados e mesmo amedrontados com as investigações conduzidas pela força-tarefa da Lava-Jato, principalmente, aquelas conduzidas pela seção de Curitiba. Em segredo e até abertamente, políticos de todos os partidos, empresários, juízes e outros próceres deste Brasil desigual tramam a extinção dessas operações.


O motivo para isso é óbvio e salta aos olhos de todos. Não há como esconder que as diversas tentativas têm sido feitas, ao longo desses últimos anos, para enterrar de vez a Lava-Jato e pôr fim a uma série de inquéritos abertos pelos procuradores de Curitiba, partiram de pessoas e grupos envolvidos direta ou indiretamente num rol de crimes que perpassa todo o Código Penal.


A situação chegou a um paroxismo tal que é raro encontrar, entre políticos, empresários e outros figurões, pessoas e grupos que não estejam, de alguma maneira, envolvidas nesse megaescândalo. Para a população, que acompanha essas investigações desde o começo, houve momentos em que foi possível acreditar que o Brasil mudaria de fato e entraria para o seleto clube de países livres da praga da corrupção. O fato de os brasileiros reconhecerem, hoje, que o fenômeno da corrupção na máquina pública é responsável pelo subdesenvolvimento crônico que assola nosso país desde sempre, deve-se muito aos trabalhos levados com grande esforço pelos procuradores da Lava-Jato.


A esperança de um novo Brasil vai, no entanto, ficando mais para trás. Alvejada por todos os lados, a Lava-Jato vai definhando pouco a pouco e perdendo sua autonomia e poder. Agora, sob a mira dos canhões do Supremo Tribunal Federal (STF) e da Procuradoria Geral da República (PGR), que, em tese, deveria ser a primeira instituição a proteger os valiosos trabalhos das forças-tarefas, a Lava-Jato sofre o que seria a maior e mais forte investida de todos os tempos, visando minar os alicerces, preparando-a para, quem sabe, receber o tiro de misericórdia. Atendendo a determinações expressas do presidente do STF, Dias Toffoli, reforçadas por seguidos apelos feitos pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, e com a apoio velado do presidente da República, Jair Bolsonaro, a Lava-Jato está sendo obrigada a compartilhar todos os dados que dispõe, justamente com aqueles que buscam brechas e outras filigranas jurídicas para dizimá-la.


Ao ter que entregar “todas as bases de dados estruturados e não estruturados, utilizados e obtidos nas investigações, bem como dados pretéritos, diretamente ao gabinete do procurador-geral”, como diz ordem da Suprema Corte, a Lava-Jato de Curitiba está se desfazendo de todo um vasto material que garantia sua permanência e que era a causa principal de sua força motriz. Ao compartilhar, à força, todo o rico material de que dispõe e que todos sabemos acabará, mais cedo ou mais tarde, nas mãos dos investigados, a Lava-Jato de Curitiba, à semelhança de Sansão, que teve cortado os cabelos, perde sua força e cai por terra.

 

A frase que foi pronunciada

“Especialistas sem espírito, sensualistas sem coração — e esta nulidade se considera, ainda por cima, o suprassumo da civilização.”
Goethe, escritor e estadista alemão.

 

Corruptos
» É impressionante. Enquanto o país reclama que políticos não trabalham pelo Brasil, provavelmente, eleitores desses políticos fraudam uma ajuda emergencial em tempos de guerra para tirar proveito da situação. O Ministério da Cidadania enviou à Caixa 1,3 milhão de CPFs para bloqueio. Certamente, alguns justos pagarão pelos não justos.

Mais essa
» Na Asa Sul, algumas quadras ficaram sem luz, porque furtaram centenas de metros de fios de energia. É impressionante essa selva.

Faça ioga
» Três setores que tiveram um avanço no atendimento são: psicologia, ioga e massagem. Tudo para aliviar a estressante vida de confinados. Veja Maria Luiza, antiga professora de ioga da cidade, no Blog do Ari Cunha.
Paraíba

» Aconteceu na Câmara de Vereadores do Cabo do Santo Agostinho, na Paraíba.  São mais ou menos R$ 2,6 milhões subtraídos dos cofres públicos por rachadinhas. Tivesse um disque-denúncia para esse crime, pouca gente ficaria surpresa com o resultado.

Consumidor

» Enquanto um projeto de lei está no forno para garantir que, em 2021, as tarifas de luz não sofrerão reajustes, os supermercados remarcam preços de produtos básicos, estimulando consumidores conscientes a planejar, pelas redes sociais, boicote aos estabelecimentos
mais caros.

Preciosidade
» Ouçam no Blog do Ari Cunha coletânea dos Melhores Momentos do Parlamento Brasileiro. Trabalho realizado sob o comando de Fernando Cesar Mesquita quando dirigia a Secretaria de Comunicação do Senado.

 

História de Brasília
Houve um intervalo, até que sucedeu o acidente do “Caravelle”. aí, surgiu uma ordem do Ministério para que a SIT instalasse m cabo dentro dos geradores para os postes. O serviço foi feito e terminado. Testado, ficou confirmado que estava completo o trabalho. (Publicado em 12/1/1962)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags