Correio Braziliense
postado em 24/07/2020 04:14
Esqueçam Jorge Jesus. O técnico é página virada no Flamengo e no futebol brasileiro. Falemos de quem trabalha dentro das quatro linhas. Puxe a cadeira aí, vamos conversar sobre outro português. Sabe aquele papo de que jogador depois dos 30 é veterano? Balela! Aos 35, Cristiano Ronaldo esfrega longevidade e altíssimo nível na cara da sociedade.
A Europa entrega, desde 1968, um prêmio chamado Chuteira de Ouro. Vence o artilheiro com mais gols na comparação entre as ligas nacionais do o Velho Mundo. São atribuídos pesos para diferenciar gols anotados em campeonatos fortes, médios e fracos. Marcar no Italiano, Espanhol, Alemão, Inglês ou Francês tem peso 2. Em Portugal ou Holanda, 1,5.
O fato é que a Chuteira de Ouro parecia ter dono. O polonês Lewandowski fechou o Alemão com 34 gols (68 pontos no ranking). O centroavante do Bayern Munique contava os dias para receber o prêmio até que o fominha Cristiano Ronaldo disparou a fazer gols. São oito em nove jogos depois da retomada do Italiano. Lá se vão 30 bolas na rede no Calcio.
Aos 35 anos, Cristiano Ronaldo está a cinco gols de alcançar ou ultrapassar Lewandowski e arrematar a Chuteira de Ouro pela quinta vez. Ganhou em 2008, 2011, 2014 e 2015. Ontem, o gajo não marcou na derrota de virada da Juventus para a Udinese. O Velho Senhor desperdiçou a chance de encostar no polonês e de antecipar a nona conquista consecutiva da Velha Senhora — apelido do tradicional time de Turim.
Há tempo. Cristiano Ronaldo tem mais três jogos pela frente contra Sampdoria, Cagliari e Roma. A Juventus dificilmente perderá o scudetto. Quanto à Chuteira de Ouro de CR7, é preciso fazer contas. Não basta igualar os 34 gols de Lewandowki. É preciso chegar a 35. Vou explicar: o regulamento permitia dois vencedores até a temporada passada.
A regra mudou. Em caso de empate, o prêmio irá para quem precisou de menos tempo para fazer gols. Lewandowski anotou 34 em 2.761 minutos. Cristiano contabiliza 30 em 2.739. CR7 tem mais um concorrente. Ciro Immobile (Lazio) assumiu a artilharia isolada do Italiano com 31 gols em 2.907 minutos. Tem 62 pontos. Aos 30 anos, pode desbancar o português e o polonês.
Ganhar ou perder a Chuteira de Ouro faz parte do jogo. Competir nesse nível, aos 35 anos, é sensacional. Quer ver? O jogador eleito cinco vezes melhor do mundo contabiliza 34 gols em 43 jogos na temporada. Gabigol, 23, marcou 43 em 59 partidas no ano passado. A média de CR7 é 0,79 contra 0,72 do ídolo do Flamengo. Respeitem o Velho Senhor da Velha Senhora!
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.