Álcool e direção não combinam: saiba como aproveitar a noite em segurança no Distrito Federal .



Apresentado por
99POP

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 17/01/2018 14:20 / atualizado em 24/01/2018 11:50

O Distrito Federal está no topo de uma das listas mais preocupantes: é a região com o maior consumo de bebidas alcoólicas, segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar. De acordo com o órgão, um a cada quatro moradores de Brasília consome mais de cinco doses de álcool em uma mesma ocasião, pelo menos uma vez ao mês.

 

Este dado, associado à precária rede de transportes públicos e ao alto índice de uso de carro próprio, acaba por colocar o Distrito Federal em quarto lugar na lista de estados com a maior quantidade de motoristas que dirigem embriagados, totalizando 15,7%. Em 2016, foram mais de 15 mil motoristas flagrados combinando álcool e direção.

 

 

 

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, aproximadamente 8% dos acidentes com mortes em estradas ocorrem por ingestão de álcool. Muitos ainda desconhecem o impacto de combinar direção e bebida alcoólica: cinco doses aumentam em até cem vezes o risco de acidentes, já que o motorista perde reflexos e passa a reagir mais lentamente. A ingestão de álcool também reduz a capacidade de percepção da velocidade, de manter a trajetória e de realizar curvas, prejudicando o bom julgamento da realidade. Qualquer quantia de álcool no sangue faz diferença em momentos que exigem mais atenção ou raciocínio rápido, pois a bebida não permite que isso aconteça.

 

Nos últimos anos, a Lei Seca tornou-se ainda mais rígida ao estabelecer tolerância zero, intensificar a quantidade de blitz com bafômetro, aceitar vídeos e testemunhos como provas, cobrar multas de quase R$ 3 mil, além de suspender por um ano o direito de dirigir. Apesar das penalidades mais severas, os brasilienses ainda não se conscientizaram do risco dessa combinação perigosa e ainda cultivam o hábito de pegar o volante alcoolizados.    

 

 

É preciso entender que beber e dirigir é um comportamento destrutivo, que o importante não é evitar a blitz, mas sim acidentes e mortes. Quando um motorista bebe e pega o volante, ele assume uma conduta irresponsável que coloca em jogo não só sua própria vida, mas também a de todos que estão ao seu redor.

 

Em um cenário de pouca disponibilidade de transporte no período da noite e bares muito distantes de casa, o ideal mesmo é combinar com os amigos um motorista da vez ou buscar outros meios de transportes mais rápidos, acessíveis e seguros como o 99Pop - modalidade de carros particulares da 99.  

 

 

No Planalto Central  

 

O 99Pop é uma das modalidades de transporte disponíveis no aplicativo da 99,  empresa brasileira de mobilidade urbana fundada em 2012. A empresa conecta mais de 300 mil motoristas a 14 milhões de passageiros em mais de 400 cidades no Brasil. Como uma das maiores provedoras de mobilidade do país, a startup oferece três tipos de serviços na sua plataforma: 99Pop, categoria de carros particulares presente em mais de 30 cidades; 99Taxi, categoria que cobre todo o Brasil; e o 99Top, serviço premium de táxis de luxo oferecido na cidade de São Paulo.

 

No Distrito Federal, todos os veículos cadastrados no 99Pop possuem quatro portas e ar condicionado, proporcionando comodidade ao passageiro. Além disso, os usuários ainda podem contar com ofertas semanais de descontos, tornando esse transporte ainda mais acessível.  

 

Outro diferencial são os recursos de segurança presentes no aplicativo, além de um criterioso processo de cadastramento de motoristas. "O app da 99 é o primeiro de mobilidade urbana a permitir que o condutor desabilite a opção de pagamento em dinheiro, o que aumenta a segurança em corridas”, afirma Simmon Nam, gerente de Operações da 99. "Além disso, temos sistemas que alertam os motoristas sobre regiões com maior número de incidentes e estamos formando comitês especiais para assegurar que a 99 ofereça sempre as melhores soluções aos usuários".

 

Entre os benefícios para quem pretende dirigir pelo app da 99 estão a taxa de 19,99% - a menor do mercado (concorrência cobra até 25% por corrida) - e o pagamento do valor da corrida em até cinco minutos, além de diversos recursos de segurança para proteger tanto motoristas quanto passageiros.

 

Hoje ele abrange Brasília e cidades satélites, mas em breve estará presente também nos municípios de Águas Lindas de Goiás, Planaltina, Valparaíso de Goiás, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto e Cidade Ocidental.

 

É muito fácil garantir uma viagem segura e barata de ida e volta para o bar e para a balada, sem necessidade de colocar vidas em risco. Não vacile no trânsito: se beber, não dirija!

 

 

 

Tags: 99pop
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.