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Correio Braziliense

O Boticário cria a primeira linha de perfume com inteligência artificial do mundo

A nova fragrância foi inspirada nos jovens Millenials e foi desenvolvida em parceria entre IBM Research e a casa de fragrâncias alemã Symrise


postado em 03/06/2019 11:15 / atualizado em 05/06/2019 10:40

O Boticário criou um marco no mercado de perfumaria e desenvolveu a primeira fragrância no mundo criada com inteligência artificial. Pensada para atender ao público Millennial, a criação da nova linha Egeo ON Me e Egeo ON You teve a ajuda da Phylira, tecnologia desenvolvida em parceria entre IBM Research e a casa de fragrâncias alemã Symrise. 

A Phylira ganhou o nome em homenagem à deusa grega do perfume. O software examinou milhões de dados referentes às fórmulas, ingredientes, história da perfumaria, taxa de aceitação do consumidor, gostos e comportamento dos jovens. O resultado foi surpreendente, com combinações inesperadas. O Egeo ON Me e o Egeo ON You têm aromas inéditos e com certeza inusitados, como o leite condensado, rosa branca, bergamota, pepino e até pimenta.

“Queríamos criar um produto direcionado para quem quer aproveitar a vida ao máximo. Algo bem característico da geração Millennial – que gosta de se jogar, sem medo de errar, e quer ser livre para fazer suas escolhas – das mais previsíveis às mais inusitadas. E que tivesse tudo a ver com o gosto do consumidor brasileiro, que fosse a melhor combinação para quem é curioso e adora viver novas experiências”, explica o gerente de Perfumaria do Boticário, Jean Bueno.

O processo final da criação ficou a cargo dos perfumistas da Symrise com o time do Boticário. O trabalho desenvolvido por eles permitiu o refinamento da combinação das fragrâncias até chegar ao resultado final apresentado aos consumidores. “Um assistente de inteligência artificial não consegue cheirar uma fragrância. Mas, ao contrário de um humano, consegue aprender rapidamente o desempenho de milhões de fórmulas e criar fórmulas de fragrâncias únicas, alinhadas às preferências das pessoas. O perfumista é quem vai testar essas fórmulas e, se necessário, fazer seus ajustes para criar uma nova e linda fragrância,” diz Richard Goodwin, Principal Research Scientist da IBM.
 
Egeo On Me & Egeo On You(foto: Arquivo O Boticário)
Egeo On Me & Egeo On You (foto: Arquivo O Boticário)

De acordo com o grupo, a utilização da inteligência artificial permitiu ainda a otimização do tempo de desenvolvimento dos perfumes, que levou apenas seis meses para ficarem prontos. Sem a tecnologia, o processo pode levar cerca de três anos. 

“O conhecimento sobre as preferências do consumidor e a sensibilidade dos perfumistas foram essenciais para a assertividade da inteligência artificial e isso nos abre um novo caminho para a inovação na perfumaria. A metodologia certamente vai otimizar muito o nosso tempo de desenvolvimento e permitir que o time de Marketing e de Pesquisa e Desenvolvimento na indústria se dediquem muito mais às combinações finais, concluindo a fragrância que chegará para o consumidor”, afirma o gerente de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Boticário, Tiago Martinello.

Presente moderno - Com a chegada do Dia dos Namorados, o Egeo ON Me e o Egeo ON You já estão disponíveis aos consumidores que gostam de um presente mais moderno. As fragrâncias estarão em promoção nas lojas por R$ 104,90 cada e na compra de dois ou mais itens da marca Egeo, o consumidor ganha 20% de desconto.

Para o Dia dos Namorados, O Boticário irá oferecer ainda kits exclusivos a partir de R$ 29,90 e outros presentes especiais da linha Malbec e Elysée Nuit.
 
Ver galeria . 4 Fotos EGEO ON YOU - DESODORANTE COLÔNIAArquivo O Boticário
EGEO ON YOU - DESODORANTE COLÔNIA (foto: Arquivo O Boticário )
 

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