Boticário

O Boticário cria a primeira linha de perfume com inteligência artificial do mundo

A nova fragrância foi inspirada nos jovens Millenials e foi desenvolvida em parceria entre IBM Research e a casa de fragrâncias alemã Symrise

Pamela Santos
postado em 03/06/2019 11:15
 (foto: Arquivo O Boticário)
(foto: Arquivo O Boticário)
O Boticário criou um marco no mercado de perfumaria e desenvolveu a primeira fragrância no mundo criada com inteligência artificial. Pensada para atender ao público Millennial, a criação da nova linha Egeo ON Me e Egeo ON You teve a ajuda da Phylira, tecnologia desenvolvida em parceria entre IBM Research e a casa de fragrâncias alemã Symrise.

A Phylira ganhou o nome em homenagem à deusa grega do perfume. O software examinou milhões de dados referentes às fórmulas, ingredientes, história da perfumaria, taxa de aceitação do consumidor, gostos e comportamento dos jovens. O resultado foi surpreendente, com combinações inesperadas. O Egeo ON Me e o Egeo ON You têm aromas inéditos e com certeza inusitados, como o leite condensado, rosa branca, bergamota, pepino e até pimenta.

;Queríamos criar um produto direcionado para quem quer aproveitar a vida ao máximo. Algo bem característico da geração Millennial ; que gosta de se jogar, sem medo de errar, e quer ser livre para fazer suas escolhas ; das mais previsíveis às mais inusitadas. E que tivesse tudo a ver com o gosto do consumidor brasileiro, que fosse a melhor combinação para quem é curioso e adora viver novas experiências;, explica o gerente de Perfumaria do Boticário, Jean Bueno.

O processo final da criação ficou a cargo dos perfumistas da Symrise com o time do Boticário. O trabalho desenvolvido por eles permitiu o refinamento da combinação das fragrâncias até chegar ao resultado final apresentado aos consumidores. ;Um assistente de inteligência artificial não consegue cheirar uma fragrância. Mas, ao contrário de um humano, consegue aprender rapidamente o desempenho de milhões de fórmulas e criar fórmulas de fragrâncias únicas, alinhadas às preferências das pessoas. O perfumista é quem vai testar essas fórmulas e, se necessário, fazer seus ajustes para criar uma nova e linda fragrância,; diz Richard Goodwin, Principal Research Scientist da IBM.
Egeo On Me & Egeo On You
De acordo com o grupo, a utilização da inteligência artificial permitiu ainda a otimização do tempo de desenvolvimento dos perfumes, que levou apenas seis meses para ficarem prontos. Sem a tecnologia, o processo pode levar cerca de três anos.

;O conhecimento sobre as preferências do consumidor e a sensibilidade dos perfumistas foram essenciais para a assertividade da inteligência artificial e isso nos abre um novo caminho para a inovação na perfumaria. A metodologia certamente vai otimizar muito o nosso tempo de desenvolvimento e permitir que o time de Marketing e de Pesquisa e Desenvolvimento na indústria se dediquem muito mais às combinações finais, concluindo a fragrância que chegará para o consumidor;, afirma o gerente de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Boticário, Tiago Martinello.

Presente moderno - Com a chegada do Dia dos Namorados, o Egeo ON Me e o Egeo ON You já estão disponíveis aos consumidores que gostam de um presente mais moderno. As fragrâncias estarão em promoção nas lojas por R$ 104,90 cada e na compra de dois ou mais itens da marca Egeo, o consumidor ganha 20% de desconto.

Para o Dia dos Namorados, O Boticário irá oferecer ainda kits exclusivos a partir de R$ 29,90 e outros presentes especiais da linha Malbec e Elysée Nuit.
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