Carnaval no Parque

Carnaval no Parque amplia ações de sustentabilidade

Planejamento do evento atende aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e inclui eficiência hídrica, energética, acessibilidade, arrecadação de alimentos e ações contra o assédio

Correio Braziliense
postado em 21/02/2020 16:04
Carnaval no Parque busca reforçar o seu compromisso com a sustentabilidade, a acessibilidade e a diversidade. 
O primeiro e único carnaval lixo zero do Brasil ampliou ainda mais o seu compromisso com a sustentabilidade, a acessibilidade e a diversidade por meio de ações implementadas de acordo com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). Para isso, uma das metas do Carnaval no Parque é superar a marca de 93,3% de resíduos reaproveitados na edição do ano passado. Também em consonância com a agenda global da ONU, o projeto mira a eficiência hídrica e energética, a tolerância zero ao assédio, a acessibilidade e a arrecadação de alimentos para doação, entre outras.
 
O Plano de Sustentabilidade do Carnaval no Parque prevê que, nesta edição 2020, mais de 95% dos resíduos do evento terão um destino mais nobre do que o aterro sanitário, ou seja, serão reaproveitados para compostagem, reciclagem ou reutilização. Assim, menos de 5% do lixo irão para o aterro sanitário.
 
A sustentabilidade é um dos pilares do Carnaval no Parque. 
Como um evento carbono neutro, o Carnaval no Parque não influencia negativamente nas mudanças climáticas, uma vez que a neutralização de gases de efeito estufa será realizada por meio de reduções certificadas de emissões, em plataforma da ONU. A utilização do Copo Eco evitará 500 mil unidades descartáveis. Já a substituição de descartáveis plásticos por versões compostáveis nas áreas de alimentação, que serão transformadas em adubo, evitará que 250 mil itens sejam enviados ao aterro sanitário.
 
A utilização do Copo Eco evitará 500 mil unidades descartáveis. 
“A sustentabilidade é um dos pilares do Carnaval no Parque e a acessibilidade ganha cada vez mais destaque no nosso projeto. Somos um dos eventos de grande porte mais acessíveis da América Latina. Convidamos a todos para um carnaval democrático, inclusivo, integrando a diversão à acessibilidade para pessoas com deficiência, idosos e gestantes”, afirma Eduardo Azambuja, sócio e mentor da sustentabilidade do projeto.

Carnaval Acessível
 
A acessibilidade é garantida por uma ampla infraestrutura de rampas, corrimãos, balcões rebaixados, vagas e áreas reservadas, mapa tátil, cardápios adaptados para pessoas com deficiência e tradução em libras dos shows principais. No evento, que privilegia a inclusão em todas as áreas, pessoas com deficiência serão artistas, atendentes e público.
 
O Bar da Absolut é outro destaque, pois tem acessibilidade plena, com área reservada elevada para idosos, gestantes, pessoas com deficiência e pessoas com criança de colo. O atendimento nessa área é feito exclusivamente por pessoas com deficiência para pessoas com deficiência.

Mais uma inovação para o mercado de entretenimento, com foco na inclusão dos foliões, é a webpage criada especificamente para pessoas com deficiência. Entre os recursos oferecidos, está o amplo uso de imagens, logos, símbolos, ícones e vídeos, além de cores não só como recurso visual estético, mas com contraste adequado para visualização por pessoas com baixa visão. Para as pessoas cegas, a plataforma apresenta vídeos com audiodescrição e oferece aplicativo de voz para leitura dos textos.
 
“Igualmente, buscamos um evento onde as mulheres não se sintam ameaçadas por ninguém e reforçamos nossas campanhas de conscientização e combate ao assédio e violência contra a mulher”, informa Francisco Nilson Moreira, diretor de sustentabilidade do Carnaval no Parque.

Não ao assédio
 
O Carnaval no Parque disponibiliza o serviço "Conta Comigo", uma central de acolhimento às mulheres em situação de vulnerabilidade, sendo recebidas por uma Mana especialmente capacitada.
 
Há ainda o "Siga Segura", outro serviço especializado para as mulheres não irem sozinhas até seus carros ou caronas na hora de voltar para casa. Campanhas nas mídias sociais, sinalizações no evento e treinamento para equipe de atendimento e segurança complementam as ações de combate ao assédio.

Carnaval Social
 
Também em consonância com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, o Carnaval no Parque mantém a tradição da meia-entrada social, mediante a doação de alimentos não-perecíveis. As arrecadações serão destinadas ao Mesa Brasil-SESC, programa nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício. Somente na edição 2019, o evento arrecadou e doou 43 toneladas, que beneficiaram mais de 64 mil pessoas de 217 instituições sociais no Distrito Federal.
 
O Carnaval no Parque também garantirá um ano de ensino de alta qualidade para 11 crianças de quatro a seis anos de idade da região do Paranoá e do Itapoã (DF), em parceria com o Colégio Mão Amiga. Cada folião que adquire o ingresso para o Carnaval no Parque ajuda a manter esse grupo de meninos e meninas na escola.
 
Para assegurar o engajamento de todos e alcançar esses objetivos, o carnaval mais sustentável do Brasil tem recados espalhados por todo o complexo. Além disso, oferece educação e orientação a ambulantes nas imediações do Carnaval no Parque sobre como podem ajudar a fazer um evento ainda mais sustentável desde a área externa.

Serviço:
CARNAVAL NO PARQUE 2020
Quando: 15 a 29 de fevereiro
Onde: Estacionamento Nilson Nelson
 
 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Foto: R2 Produções / Carnaval no Parque
  • Foto: R2 Produções / Carnaval no Parque

Tags