Escola Canarinho

O desafio da adaptação escolar na educação infantil

Confira algumas dicas para facilitar a entrada do seu filho no mundo escolar. Escolher o colégio mais adequado passa, principalmente, pela confiança que os pais têm na instituição de ensino

Correio Braziliense
postado em 17/01/2020 16:45
O ambiente familiar, intimista e acolhedor é um dos diferenciais da Escola Canarinho.
Chegou o momento que pode ser um misto de alegria e apreensão para os pais: o ingresso dos filhos na escola. Seja por necessidade, seja por opção dos responsáveis, pensar em matricular a criança em um colégio provoca questionamentos: ela será feliz? Vai ser bem recebida pelos profissionais e pelos colegas? Conseguirá se adaptar rapidamente? Essas são apenas algumas das dúvidas que passam pela cabeça dos adultos na hora de escolher a instituição de ensino mais adequada.

E se esse colégio tiver como projeto educacional, há mais de quatro décadas, formar cidadãos capazes de construir um mundo mais justo, mais fraterno e cooperativo? A tarefa fica mais fácil, certo? Esse é justamente o perfil da Escola Canarinho desde o seu início, quando nasceu do sonho de Ivete de Azevedo Cianni e Humberto Cianni ao chegarem a Brasília. Um sonho batizado com o nome do pássaro alegre, cantador e brasileiro, símbolo da liberdade.
 
O principal objetivo é fazer a criança entender que ela é muito bem-vinda. 
A adaptação de novos estudantes é um dos pontos que a Escola Canarinho trata com muita atenção e carinho. “No momento da adaptação, nosso principal objetivo é fazer a criança entender que ela é muito bem-vinda na Escola Canarinho e que nós a aceitamos do jeitinho que ela é”, explica Carol Cianni, diretora Pedagógica da instituição.

Confira algumas dicas para facilitar a adaptação escolar na educação infantil:

1. Entenda e respeite o processo
A adaptação deve ocorrer de forma gradual, sem traumas. Compreender que algumas alterações no comportamento da criança e da família são normais e fazem parte do processo facilita a jornada.

2. Ajuste a rotina do bebê e respeite o ritmo da criança
Antes de dar início à adaptação, informe-se sobre a rotina e horários da escola, e tente fazer alguns ajustes em casa. O tempo de adaptação depende do ritmo de cada criança.

3. Confie na escola e trabalhe em equipe
Para que a criança se sinta bem, é preciso confiar na escola. Acreditar que a instituição escolhida está preparada para lidar com circunstâncias que são reflexo da fase de adaptação. Este é um momento de a família e a escola se conhecerem e unirem forças em benefício da criança.

4. Seja breve e carinhoso ao se despedir
Toda escola precisa de tempo e espaço para conquistar e ganhar a confiança do aluno. Ao chegar à porta da sala, olhe para a criança com segurança e afeto. 

5. Promova a segurança emocional e reduza as expectativas
Mande para a escola alguma referência de casa, algo que faça seu filho se sentir mais confiante e tranquilo (chupeta, cobertor ou bichinho de pelúcia). Conheça as possibilidades, aceite e acolha as emoções que estiverem presentes. Acredite que tudo dará certo no final.

Escola Canarinho 

Uma escola com características familiares, a Canarinho tem atualmente, na direção, três filhas e três netos dos fundadores. “Desde 1974, quando nossos avós fundaram o Canarinho, a metodologia da escola sofreu constante evolução. Contudo, a base permanece a mesma: aprender brincando, reforçar valores e respeitar a individualidade de cada criança”, esclarece Carol Cianni Siqueira Campos.
 
Na Escola Canarinho, as crianças aprendem brincando. 
O ambiente familiar, intimista e acolhedor é um dos diferenciais do Canarinho, e essa energia é transmitida aos funcionários, alunos e seus familiares. “Ao visitar a escola, os pais percebem que, neste ambiente, há muita harmonia e alegria. Os alunos gostam de estar aqui, ex-alunos voltam para trazer seus filhos. Para as crianças, assim como para a direção, a escola é uma extensão do lar”, aponta a diretora Pedagógica.
 
Os funcionários da Escola Canarinho proporcionam um ambiente de muito carinho, conforto e segurança. 
Com unidades na 212 Sul e na 208 Norte, o Canarinho oferece Berçário e Educação Infantil, ambos com opção de período integral. As escolas são modernas, coloridas e infantis, trazendo em seus parques, salas, paredes e até no piso alegria e aconchego. No berçário, os bebês encontram um ambiente de muito carinho, conforto, segurança e higiene para se desenvolverem tranquilos e felizes. Na educação infantil, as salas de aula são espaçosas, coloridas, limpas e arejadas. 

A pequena Isadora Farias foi matriculada no Canarinho da 212 Sul quando era ainda um bebê de 6 meses. Hoje, três anos e meio depois, os pais, Phillippe Farias e Mikaela Zanetti, continuam apaixonados pela instituição. “A Isadora ama a escola. As tias, os coleguinhas. Ela gosta principalmente dos eventos que o Canarinho realiza: festa junina, apresentações, piquenique da família, festa da família”, afirma o pai.
 
Na Escola Canarinho, as crianças se desenvolvem tranquilas e felizes. 
Para os alunos do período integral, as atividades em sala ocorrem em um turno e, no período oposto, são oferecidas as atividades complementares. Há também atividades extracurriculares, que são oferecidas no contraturno e no mesmo turno. São elas: balé, judô e ginástica.  “Criamos uma forma única e bem específica de trabalhar, sendo o nosso lema ‘educar criança como criança’. A frase que embasa o nosso trabalho é da fundadora da escola, Ivete Cianni, que diz: ‘A criança feliz descobre o mundo brincando’”, explica a diretora Pedagógica.
 
A Escola Canarinho trabalha com projetos desenvolvidos especificamente para cada grupo, com atividades, estimulações e desafios adequados à faixa etária. 
Para preparar moral e intelectualmente os alunos, formando cidadãos críticos e empoderados, o Canarinho trabalha com projetos desenvolvidos especificamente para cada grupo, com atividades, estimulações e desafios adequados à faixa etária. “No Canarinho, as crianças não decoram. Elas internalizam vivências e aprendizados com muita diversão. O lúdico está presente do começo ao fim”, destaca Carol Cianni.
 
 
 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Foto:
  • Foto:
  • Foto:
  • Foto:
  • Foto:

Tags