Fimer

FIMER se torna a 4ª maior fornecedora de inversores solares no mundo

A multinacional italiana atingiu a marca ao adquirir o setor de inversores solares da ABB

postado em 04/08/2020 18:09
A multinacional italiana atingiu a marca ao adquirir o setor de inversores solares da ABB
  • A FIMER agora está presente em 26 países, com mais de 1100 funcionários e um dos maiores portfólios de produtos e canais de marketing do mercado.
  • Tem forte presença em escala global: Américas, Europa, África, Ásia-Pacífico e Oriente Médio.
  • Possui 3 fábricas, sendo 2 na Itália e 1 na Índia.
  • Conta com investimento contínuo em pesquisa e desenvolvimento para desenvolver plataformas e soluções inovadoras.
  • Assume o compromisso em criar valor e manter as instalações existentes, bem como os níveis de emprego.
  • Espera, para 2020, 7%2b GW de embarques
A FIMER, uma das principais fabricantes de soluções de inversores em escala de utilidade, concluiu com sucesso a aquisição do negócio de inversores solares da ABB, que foi anunciada em 9 de julho de 2019. A empresa italiana é agora a quarta maior fabricante de inversores solares do mundo.
O compromisso da FIMER é continuar criando valor e manter as instalações existentes, bem como os níveis de emprego.

Ao final do mês de julho de 2020, o Brasil atingiu a marca histórica de 6 gigawatts (GW) de potência operacional da fonte solar fotovoltaica. São usinas de grande porte, pequenos e médios sistemas instalados em telhados, fachadas e terrenos, gerando eletricidade limpa, renovável e competitiva, trazendo cada vez mais benefícios econômicos, sociais e ambientais ao país. São mais de R$ 31 bilhões em novos investimentos privados, tendo gerado cerca de 180 mil empregos acumulados desde 2012. Quando o assunto é a modalidade de Geração Distribuída, o Brasil ultrapassou a marca de 3,3 GW de potência instalada, onde aproximadamente 260 mil unidades consumidoras passaram a ser geradoras de energia.

A missão da FIMER é entender o alto potencial do mercado brasileiro, fortalecer as relações e as particularidades existentes neste cenário propício para que a nossa empresa faça parte do desenvolvimento sustentável da Energia Solar no Brasil, através de nossas soluções tecnológicas e o suporte de nossos profissionais altamente qualificados.

Globalmente, o investimento em pesquisa e desenvolvimento são de importância fundamental. Como resultado, a FIMER decidiu manter o centro de P na Finlândia e as fábricas na Itália e na Índia. Olhando para o futuro, os principais fatores de crescimento da FIMER incluem o desenvolvimento de tecnologias avançadas, incluindo o uso de blockchain e produtos miniaturizados de ponta, além de um grande esforço em digitalização. Outro fator importante é a geração distribuída de energia solar para conectar milhões de fontes de energia renovavéis e ajudar a apoiar energia limpa e confiável, com forte impacto em todo o sistema de transmissão e distribuição. Por último, mas não menos importante, a FIMER também se concentrará em microrredes, sistemas que interconectam cargas elétricas e fontes de geração de energia distribuídas, com a capacidade de operar tanto em conexão com o sistema nacional de eletricidade e de forma independente, quanto em soluções de armazenamento.

A aquisição do negócio de inversores solares da ABB, que registrou uma receita de aproximadamente US$ 340 milhões em 2019, inclui 800 funcionários em 26 países, 2 fábricas na Itália, uma na Índia e uma instalação de P na Finlândia. A antiga linha de negócios da ABB inclui um portfólio abrangente, inovador e totalmente complementar de produtos, sistemas e serviços que abordam diferentes segmentos e tipos de instalações solares. Nos últimos oito meses, a FIMER e a ABB trabalharam em estreita colaboração para garantir uma transição tranquila para clientes e funcionários e para garantir a continuidade dos negócios.

Com essa aquisição, a FIMER aumentará sua presença em escala global, da América Latina, onde a empresa já está presente nas principais regiões geográficas estratégicas, incluindo Europa, África, Oriente Médio, Ásia-Pacífico ; particularmente o Japão ; e a América do Norte. Hoje, a FIMER pode contar com 3 fábricas e 2 centros de P com embarques esperados até o final de 2020, considerando o negócio combinado, de mais de 7 GW.

;Estou muito satisfeito em anunciar o fechamento desta aquisição;, disse Filippo Carzaniga, CEO da FIMER - ;Nos últimos anos, a indústria solar desempenhou um papel central na transição de energia limpa, superando as tecnologias tradicionais de geração de energia. Nossa estratégia de próximo nível é, portanto, focada em oportunidades de expansão em mercados promissores em crescimento. Acreditamos firmemente que esse aumento significativo de nossa oferta representará mais uma etapa para atender todos os clientes em todos os segmentos de mercado fotovoltaico e aumentará nossa posição em uma arena muito competitiva. O tamanho e a importância do negócio solar aumentaram rapidamente nos últimos anos e acreditamos que essa é uma tremenda oportunidade para criarmos valor para o cliente e crescermos o negócio. Estou confiante de que a combinação de ter um dos mais fortes portfólios de produtos, juntamente com nosso conhecimento, experiência e paixão, será um elemento-chave do sucesso;, completou.

A FIMER foi assistida pela PwC para a preparação do dia 1 e na preparação para o processo de integração pós-fechamento, pela White & Case para assistência jurídica durante o processo de aquisição e pela Deloitte para realizar a due diligence preliminar.

Sobre a FIMER
A quarta maior fornecedora de inversores solares do mundo. Especializada em inversores solares e sistemas de mobilidade, possui mais de 1100 funcionários em todo o mundo e oferece um portfólio abrangente de soluções solares em todas as aplicações. As habilidades da FIMER são fortalecidas ainda mais por sua abordagem ousada e ágil, que considera investir consistentemente em P. Com presença em 26 países, juntamente com centros de treinamento locais e de fabricação, a FIMER permanece próxima de seus clientes e da dinâmica em constante evolução do setor de energia.

Após a aquisição e integração dos negócios de inversores solares da ABB no primeiro trimestre de 2020, e sob a sustentação da marca FIMER renovada, o recém-adquirido portfólio de inversores solares continua a levar a marca ABB sob o contrato de licença de marca comercial. www.FIMER.com
Para mais informações contatar:
FIMER BRASIL
MARICI INVERSORES SOLARES DO BRASIL LTDA
São Paulo ; Brasil
Av. Nicolas Boer, 399, 4 andar
Sala 04-109 - Jardim das Perdizes
CEP 01140-060
Leandro Beato
Product Marketing Manager
e-mail: leandro.beato@fimer.com
Tel.: 55 (11) 949 830 183

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação