Correio Braziliense

Estudar em grupo pode ajudar na preparação para concursos

Pesquisa realizada com mais de 10 mil alunos do Gran Cursos Online confirmou que o estudo em conjunto faz a diferença nas rotinas de aprendizado e uma nova ferramenta pode auxiliar nesse processo


postado em 18/04/2019 16:38 / atualizado em 18/04/2019 18:04


Quem escolhe se tornar servidor público tem um grande desafio à frente. Os concorridos concursos públicos exigem do estudante uma dedicação total e as técnicas para ajudar nas pesadas rotinas de estudos são diversas. Existem os estudantes que optam pela companhia apenas dos livros, já outros preferem o auxílio dos grupos de estudo. Quem gosta dessa técnica, costuma ressaltar a motivação e o apoio entre os colegas como as principais vantagens dos grupos.

A escolha de estudar em grupo requer disciplina. A diversidade entre os alunos traz aos estudos uma pluralidade de visões importante na hora de esclarecer dúvidas ou ao compartilhar conhecimentos.  Como todos estão sofrendo a pressão de passar em um concurso, estar em uma equipe pode trazer tranquilidade para quem está mais nervoso e ajuda a aliviar a tensão. Há quem diga que até as redes sociais se tornam ferramentas de grande ajuda para quem consegue se organizar.

A aluna de direito Brenda Macedo é uma das estudantes que se encaixa neste perfil. Há dois anos estudando para concursos, ela conta com o apoio do noivo para os dias difíceis. “Quem estuda muito sabe, a vida do concurseiro às vezes é muito sofrida. A gente tem muitas coisas para fazer. Quando você tem pessoas com o mesmo foco fica melhor, um acaba ajudando o outro”, contou Brenda.


Uma pesquisa realizada com mais de 10 mil alunos do Gran Cursos Online, confirmou que estar em um grupo faz diferença nas rotinas de estudo. “Nessa pesquisa que a gente aplicou, mais de 83% dos participantes acreditam que ter alguém estudando para concursos com ele, um familiar ou amigo, seria benéfico e ajudaria essa pessoa a persistir nesse projeto”, afirmou o fundador e CEO do Gran Cursos Online, Gabriel Granjeiro.

Para ajudar esses alunos, o Gran Cursos Online disponibilizou em sua plataforma a opção da Assinatura Ilimitada Compartilhada. A modalidade permite que uma única assinatura seja dividida entre até quatro pessoas, no plano Amigos, ou em um plano menor para dois estudantes. Cada usuário terá o seu próprio perfil, podendo acessar todas as funcionalidades, como os conteúdos de mais de10.000 cursos, videoaulas, aulas autossuficientes em PDF, mentorias ao vivo, orientações de como estudar e outros serviços. As configurações de cada perfil são individuais e não interferem nos perfils dos demais usuários, permitido personalizar como quiser.

De acordo com Gabriel Granjeiro, a Assinatura Ilimitada Compartilhada tem grandes vantagens, como o baixo investimento, uma vez que o valor poderá ser dividido entre os estudantes do grupo; e o incentivo entre os amigos do mesmo plano. “Estudar para concurso é um projeto de médio a longo prazo, um processo que demanda muita força e motivação. Ter algumas pessoas envolvidas no processo ajuda nessa trajetória. A Assinatura Compartilhada veio para democratizar o ensino, de maneira nunca vista no mercado, criando uma motivação coletiva entre todos os que estão envolvidos”, ressaltou o CEO.

Brenda foi uma das primeiras a aderir à Assinatura Ilimitada Compartilhada. Além do noivo, outros dois amigos — que são marinheiros de primeira viagem no mundo dos concursos — também entrarão no projeto e terão acesso à já conhecida Assinatura Ilimitada. “Assim ficou ainda melhor estudar. Podemos dividir a assinatura e um pode incentivar o outro porque é uma rotina muito cansativa. Agora, mais que dividir o valor dos estudos, a gente divide também as experiências”, disse a aluna.


Para quem gosta do estudo em grupo, as reuniões também são uma boa opção e elas não necessariamente precisam ser presenciais. Nesse quesito, as redes sociais têm sido grandes parceiras dos concurseiros. Segundo o diretor de tecnologia e cofundador do Gran Cursos Online, Rodrigo Calado, detalhes como dar um nome ao grupo faz a diferença ao trazer uma identidade e o sentimento de pertencimento às pessoas que estão nesse projeto de vida.

“Nós, do Gran Cursos Online, damos algumas dicas para formar o grupo. Ele pode ser feito por meio do WhatsApp, por exemplo. É importante ter regras muito bem definidas para trazer mais produtividade. Pode até fazer algumas reuniões regulares para um motivar o outro, não precisa ser presencial, pode ser remotamente, via Skype”, explicou Calado.

Bônus – Quem decidir ser usuário da Assinatura Ilimitada Compartilhada também poderá usufruir do bônus por nomeação. Para todos os integrantes nos planos Amigos ou Dupla, em caso de nomeação em cargos públicos, terão o acesso prorrogado por mais três meses, de forma gratuita. “É mais uma forma de todo mundo se motivar e tentar puxar o parceiro para o sucesso”, avaliou Gabriel Granjeiro.

Para saber mais sobre os novos planos do Gran Cursos Online acesse: www.grancursosonline.com.br/assinatura-ilimitada 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação