Griffo

As vantagens do serviço de terceirização: o caminho para o sucesso

Saiba como funciona essa dinâmica empresarial, desmistifique possíveis preconceitos e entenda como ela pode alavancar seu negócio

Hanna Guimarães - Especial para o Correio
postado em 26/11/2018 15:58
A cada dia que passa, a tendência do mercado é voltar suas atenções para o cliente, para a satisfação de suas necessidades com a maior eficiência possível. A capacidade de simplificar processos, concentrando a mão de obra nas tarefas essencialmente ligadas ao negócio, é a melhor forma de garantir o sucesso empresarial e a constante atualização diante da concorrência. Nesse cenário, a terceirização pode ser uma ótima forma de começar: essa é uma técnica de administração e gestão, que tem como principal objetivo alcançar melhores resultados a partir de mudanças estruturais e culturais que garantem a concentração dos funcionários na atividade principal da empresa. Ela consiste em um contrato de parceria com empresas especializadas em prestação de serviços, tais como segurança, limpeza, contabilidade, recrutamento, brigada, atendimento, recepção, vigilância, portaria, transporte, entre outros, para que fiquem diretamente responsáveis pelo cumprimento dessas atividades.

Essa estratégia surgiu durante a Segunda Guerra Mundial, quando a indústria bélica norte-americana estava em ritmo acelerado de produção e buscava novas formas de aumentar a produtividade. Uma das medidas foi remover da lista de atividades dos gerentes a necessidade de lidar com as funções de suporte da empresa, delegando-os para empresas prestadoras de serviços mediante contratações. Mas, com o surgimento de novos segmentos de mercado e o aumento de concorrentes que acompanharam o processo de globalização, essa prática se tornou cada vez mais comum nas mais variadas empresas, desde shoppings até condomínios, bancos e fábricas. E hoje, é considerada uma estratégia consolidada de desenvolvimento. Conheça, a seguir, uma das principais e mais tradicionais empresas de terceirização de Brasília.
Saiba como funciona essa dinâmica empresarial, desmistifique possíveis preconceitos e entenda como ela pode alavancar seu negócio

Tradição e Tecnologia no DF

O Grupo Griffo está há 28 anos no mercado de Brasília, oferecendo serviços de segurança, vigilância, brigada, segurança eletrônica, jardinagem, recepção, secretaria, limpeza e conservação, entre outros. A empresa tem como principal objetivo a solução imediata de problemas e é referência pelo alto padrão de excelência dos seus funcionários. Eles estão constantemente realizando treinamentos de reciclagem, e cursos de formação com orientações e princípios militares, tais como atendimento, técnicas de abordagem, atuação em situações de risco, entre outros. Além das técnicas e manuseio de equipamentos, ensinam valores como disciplina, respeito e hierarquia.
O grupo atuou em praticamente todos os shows internacionais realizados em Brasília nos últimos dois anos, além de feiras e congressos. Seus profissionais estão preparados para agir com discrição em grandes multidões, possuem domínio da língua inglesa e técnicas para antecipação e prevenção de ações suspeitas. A Griffo também se preocupa em estar em constante atualização tecnológica e possui um sistema de segurança eletrônica com unidade de monitoramento próprio, sistemas de alarme monitorado, circuito fechado de televisão, cerca elétrica, sensores de movimento e controle de acesso e veículos equipados com sistema de rastreamento (Autotrac). A empresa não apenas fornece equipe e material de alta qualidade, como também elabora o planejamento do serviço, com avaliações frequentes para a melhor adaptação e personalização das atividades oferecidas para cada cliente. Além disso, é oferecido um contato direto com a gerência operacional da empresa, que está sempre apta a resolver qualquer problema.
O Grupo Griffo possui também um sistema de gestão de qualidade, o que permitiu sua certificação ISO 9001 e a entrada como membro ativo no Latin American Quality Institute (LAQI), assim como alguns outros prêmios, como Top of Mind Brazil pela excelência em investigação, vigilância e segurança; o prêmio LAQI por gestão empresarial e promoção da cultura de qualidade; o troféu de bronze da Federação Nacional das Empresas de Segurança e Transporte de Valores por prestação de serviços de segurança; e o SELO OURO 2013 Top Qualidade Brasil, da Academia Brasileira de Honraria ao Mérito, pela qualidade empresarial com responsabilidade social e cultural. Conheça um pouco mais sobre a empresa no vídeo a seguir e entre em contato para conhecer seu funcionamento.
Serviço: Tel (61) 3340 ; 7919. STRC Trecho 3/4 - SIA. www.grupogriffo.com.br
[VIDEO1]

As principais vantagens da terceirização:
1) Praticidade e profissionalismo na contratação

O contrato é firmado entre duas partes, ou seja, a necessidade de cumprimento com as cláusulas de serviço é responsabilidade da contratada. Assim, a contratante não tem nenhuma ligação com o funcionário. Isso é muito prático, principalmente porque o processo seletivo dos funcionários é realizado por uma pessoa especializada em recrutamento, o que garante a escolha de profissionais confiáveis e eficientes. E além disso, você não precisa resolver nenhuma necessidade urgente, como trâmites jurídicos, problemas trabalhistas e a substituição rápida e eficaz por motivo de férias, afastamento ou atestados. Tudo fica a cargo da empresa prestadora de serviços.
2) Serviço especializado e mais qualificado

Uma empresa focada na prestação de serviço de terceirização, como o Grupo Griffo, tem a base de seus lucros nessa atividade, logo, se preocupa em realizá-la da melhor forma possível. Seus funcionários, por serem a base da organização e a parte mais importante do negócio, constantemente recebem cursos de especialização, treinamentos e palestras. Há também, a possibilidade de personalização de tarefas, uma vez que ocorre um acompanhamento constante dos trabalhadores em seus postos, adequando os serviços e reformulando métodos para aumentar a eficiência.

3) Mais vantajoso economicamente

Os encargos e os direitos trabalhistas previstos na legislação sobrecarregam a folha de pagamento, o que representa uma grande despesa no orçamento corporativo e obriga qualquer empresa a pensar duas vezes antes de contratar qualquer funcionário. Logo, contratar uma equipe terceirizada acaba saindo mais barato do que formar uma equipe interna para a realização das mesmas atividades. Sem contar que você passa a ter uma maior previsibilidade de custos, uma vez que na mensalidade estão inclusos gastos com materiais, rescisões, férias e eventuais ações trabalhistas; e não vai ter que sofrer mais com reposição de faltas, perdas, danos, ociosidades e desperdícios.

Saiba como funciona essa dinâmica empresarial, desmistifique possíveis preconceitos e entenda como ela pode alavancar seu negócio

4) Otimização de recursos

Terceirizar atividades secundárias é a forma mais fácil de simplificar processos e gerenciar tarefas, pois não é preciso lidar com a logística de contratações, treinamento, compra de material, transporte, equipamentos, uniforme, acompanhamento e manutenção. Você simplesmente transfere essa tarefa para uma organização especializada resolver. E a Griffo é uma empresa especializada na resolução desse tipo de problema. Isso reduz a quantidade de contratos profissionais, o quadro direto de funcionários e a estrutura administrativa, o que consequentemente diminui a quantidade de níveis hierárquicos dentro da empresa.

5) Foco na atividade fim e aumento da competitividade

A redução de preocupações e da cadeia hierárquica da empresa garante o foco dos funcionários na atividade fim, pois direciona o capital humano para as tarefas realmente importantes e estratégicas, o que torna o processo de tomada de decisão muito mais rápido e eficiente. Isso aumenta o poder de negociação com clientes e fornecedores, além de aumentar o ritmo, o volume e a qualidade da produção, o que fortalece o nível de competitividade com as demais empresas e permite um crescimento acelerado sem a necessidade de grandes investimentos.

6) Flexibilidade e mais facilidade para expandir

Aumentar ou reduzir o quadro de funcionários, seja para cumprir com as demandas de final de ano, seja para algum evento específico, se torna muito mais fácil, basta uma ligação para a empresa terceirizada e pagar um pouco a mais na mensalidade. Dessa forma, não é necessário arcar com os custos de seleção, treinamento e demissão, tudo passa a ser administrado pela prestadora de serviços. Além disso, é uma garantia de que o serviço será realizado da maneira que foi acordado, pois todos os imprevistos são responsabilidade da empresa terceirizada, que deve fazer as reposições necessárias para que tudo ocorra conforme o planejado.

7) Melhor aproveitamento de produtos e espaços

Outro benefício é o melhor uso dos espaços: aquela sala de equipamentos e produtos, o refeitório e o espaço de treinamento podem ser voltados para a atividade fim da empresa, que pode crescer e expandir fisicamente sem ter que investir em novos imóveis ou em construção. É também uma garantia de que os produtos e equipamentos utilizados nos serviços serão de boa qualidade, pois será uma empresa especializada no assunto que irá realizar essas compras e garantir a constante atualização.
Saiba como funciona essa dinâmica empresarial, desmistifique possíveis preconceitos e entenda como ela pode alavancar seu negócio
Por que está todo mundo falando em terceirização?
Em agosto desse ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou a constitucionalidade da Lei Federal n; 13.429 e decidiu que é lícita a terceirização em todas as etapas do processo produtivo, seja meio ou fim. Ao julgar a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 324 e o Recurso Extraordinário (RE) 958.252, com repercussão geral reconhecida, sete ministros votaram a favor da terceirização da atividade-fim. Até esse julgado, esse tipo de contrato era restrito às chamadas atividades-meio, ou seja, aquelas que não estão diretamente ligadas ao objetivo principal do negócio. Agora, para empresas privadas, não há mais restrições para as atividades que podem ser terceirizadas e algumas funções mudaram de responsabilidade: bonificações, vales e salários são definidos pela empresa terceirizada, assim como é responsabilidade dela cumprir com os direitos trabalhistas de seus funcionários, sendo a empresa contratante apenas subsidiária.

Saiba como funciona essa dinâmica empresarial, desmistifique possíveis preconceitos e entenda como ela pode alavancar seu negócio
Mas, como escolher a empresa de terceirização?
São inúmeras as possibilidades de empresas que prestam serviços terceirizados, dos mais variados tipos, então o ideal é encontrar organizações que ofereçam todos os serviços que você precisa, a um custo acessível ao seu orçamento. Depois disso, é preciso verificar questões de segurança, para saber quais delas são confiáveis, como:
- verificar certidões junto à Receita Federal;
- verificar alvará de funcionamento e certidão nada consta de processos trabalhistas;
- verificar a identificação e regularização com o regime tributário.

Para isso, abaixo tem uma listinha de coisas a serem verificadas na hora de contratar uma empresa de terceirização:
; Se possui qualificação técnica para os serviços prestados; dê uma olhada nos registros e certidões da empresa e solicite os documentos necessários para a realização dos trabalhos;
; Se mostra capacidade e habilidade para se adequar às suas necessidades e se há uma preocupação com aprimoramento;
; Se oferece condições adequadas de trabalho para os seus funcionários;
; Se há transparência na negociação e na demonstração de custos;
; Se possui boas referências de outros clientes.
Garantia de Qualidade
O Comitê de Gestão e Garantia de Qualidade da Organização Internacional de Normalização (ISO) criou uma norma com os requisitos e ferramentas de padronização para a implementação de um sistema empresarial, de forma que garanta a qualidade e a consistência de produtos e serviços. O documento possui 8 princípios da qualidade, sendo eles: foco no cliente, liderança colaborativa, abordagem de processos (para que os funcionários entendam sua função dentro do todo), abordagem sistêmica de gestão (onde todos os processos se encaixam e interagem dentro de um sistema), envolvimento de pessoas, melhoria contínua, abordagem factual para a tomada de decisões (com base em auditorias e análises) e benefícios mútuos nas relações com os fornecedores.
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) adaptou esse texto para a legislação brasileira em 2008, sob o nome ABNT NBR ISO 9001 e qualquer empresa, pública ou privada, pode obter essa certificação, basta entrar em contato com um organismo certificador independente e realizar uma auditoria. Essa é uma ótima forma de garantir que a empresa terceirizada fornecerá um serviço confiável e de qualidade. Busque pelo selo da ISO 9001.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação