IMP

Aprendizado em sala de aula é mais eficaz, afirma especialista

Estudar sozinho pode ser uma opção, mas para fazer o sonho do concurso público virar realidade, a melhor estratégia é apostar na vivência que só um curso presencial pode oferecer

postado em 12/02/2019 10:43
Estudar sozinho pode ser uma opção, mas para fazer o sonho do concurso público virar realidade, a melhor estratégia é apostar na vivência que só um curso presencial pode oferecer

Viajar o mundo todo, trabalhar na área que sempre se desejou, ter estabilidade para realizar seus projetos pessoais, garantir sossego e tranquilidade num mercado de trabalho influenciado pelas constantes mudanças políticas e econômicas. Passar num concurso público continua sendo a garantia da realização do sonho de muita gente, seja ele qual for. No entanto, é preciso que uma coisa fique sempre clara: para ser aprovado nesse tipo de seleção é preciso dedicação, compromisso, disciplina e se entregar aos estudos . E para aqueles que ainda nem começaram a estudar, ou que precisam de uma ajudinha extra para trilhar esse caminho, um curso presencial pode ser a melhor estratégia.

De acordo com o Professor Doutor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília/UnB Francisco Thiago Silva, assim como nos diferentes níveis da educação formal, estudar em casa é importante ; seja com a ajuda de material didático ou com a ajuda da internet. Mas ressalta que somente por meio das aulas presenciais de um curso preparatório para concursos é que o estudante experimenta uma aprendizagem mais efetiva. ;É onde ele vai aprender a métrica, os macetes, fazer o reconhecimento das possíveis questões que irão cair na prova porque, mesmo que o professor venha para a sala com seu plano definido, no decorrer da aula aparecem dúvidas e questionamentos que o fazem trabalhar, inclusive, conteúdos e assuntos que não estavam inicialmente previstos, mas que são igualmente importantes para o concurso que vai acontecer muito em breve; explica o especialista.

Professor Doutor Francisco Thiago Silva
O professor salienta ainda que diversos estudos comprovam que o nível de interação na sala de aula é muito maior do que em qualquer outra situação de aprendizagem. ;Neste momento, em que o conteúdo está sendo trabalhado, é que o estudante encontra espaço para solucionar seus maiores problemas e tirar suas dúvidas;. Inclusive, a resolução das questões em sala de aula é outra situação que os alunos aguardam com ansiedade, ;pois assim eles podem debater com os colegas aquilo que foi estudado, reconhecendo com a ajuda do professor como a prova abordou a matéria, além da formação e a estrutura das questões incorretas;, destaca Thiago Silva.

Em sala de aula, além de manter-se concentrado no conteúdo, é muito importante ter atenção no que está sendo transmitido pelo professor. Outro ponto importante, que é preciso salientar sobre os cursos presenciais para concursos públicos, é que o aluno po de, não somente interagir com o professor e seus pares, mas trabalhe de várias formas suas próprias dúvidas e incertezas.

Sonhos X Realidade

Num ano em que se espera a realização de diversos concursos nas diferentes esferas do poder público, uma grande parte da população acredita na possibilidade de conseguir um emprego estável, cujo salário pode chegar à casa dos milhares de reais, garantindo assim a realização dos seus sonhos. Entretanto, para atingir esse objetivo é preciso, antes de mais nada, enfrentar com coragem e disciplina uma dura realidade de estudos e algumas privações na vida pessoal de cada um dos futuros candidatos.

Todos os esforços valem a pena na busca da tal ;estabilidade;, palavra que mais se escuta nas conversas dos corredores e nas salas de aula de um dos maiores cursos preparatórios para concurso público do Brasil. ;Estabilidade, esta é a prioridade número um entre os alunos, pois o que eles querem atingir no futuro são seus objetivos, ou seja, viajar o mundo todo, comprar o imóvel dos sonhos, ou constituir qualquer tipo de patrimônio com a certeza que terão mais segurança financeira para isso, ou seja, uma garantia que está cada vez mais difícil de conseguir na iniciativa privada; avalia Rafael Pavarine, Coordenador Geral do IMP Concursos.

Rafael Pavarine, Coordenador Geral do IMP Concursos
O coordenador salienta que ;ninguém alcança o sonho do concurso público sem antes se esforçar bastante, visto que a concorrência hoje é grande e muito qualificada;. A partir de sua grande experiência na área, Pavarine ressalta também que ;para a pessoa que está começando a estudar fique realmente competitiva e possa prestar com segurança diferentes seleções, ela precisa organizar sua rotina para reservar tempo de qualidade ao estudo;.

Quem conhece bem esse caminho é Camila Ribeiro, formada em engenheira ambiental e civil, que está há pouco mais de um ano estudando para o concurso do Serviço de Limpeza Urbana/SLU, mas de olho também no da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento/ADASA (ambos do Distrito Federal). Sua rotina de estudos começa de manhã logo cedo no cursinho e continua depois do almoço até às 21h na biblioteca. ;Se tiver almoço de domingo com a família eu vou, mas pode ter certeza que, se não estudei antes, vou sair de lá direto para a biblioteca;, revela.

Camila, que iniciou os estudos em casa sozinha, assistindo videoaulas para o primeiro concurso que prestou, e não passou, decidiu mudar de estratégia e se matricular num dos cursos presenciais do IMP Concursos. Além de se ver obrigada a assistir às aulas, ela precisava se forçar a ver gente e socializar um pouco mais. ;Eu acho que é um bom jeito de aprender porque, depois de estudar nos livros, você compreende melhor o conteúdo assistindo à aula do professor, para depois discutir com os colegas, e isso é muito bom pois uma hora ou outra o conteúdo acaba entrando na cabeça;, brinca.

A mesma ideia foi adotada pela advogada Cecília Olivieri, que está formada há três anos e, nos últimos doze meses divide um escritório com uma sócia. Com o sonho de viajar e conhecer o mundo todo depois que estiver estabilizada na profissão, ela admite que se inscreveu na mesma instituição que a colega Camila para driblar algumas dificuldades pessoais. ;Eu não consigo ficar em casa estudando sozinha, então decidi me inscrever num curso para me sentir mais motivada;, relata. ;A vantagem é que eu ainda aproveito pra tirar dúvidas com os professores dos casos que tenho no trabalho, e isso é também uma forma de aprendizado na prática;, acredita.

Para enfrentar o concurso do TJDFT, que acontecerá em breve, Cecília optou pelo curso presencial e desistiu de estudar sozinha. ;Eu senti que seria mais complicado justamente pela quantidade de matérias. Jamais eu teria como dominar o assunto por completo, sem falar que a resolução de problemas fica muito mais fácil com o professor na sala de aula;, finaliza.

Camila Ribeiro (direita) e Cecília Olivieri (esquerda)
Para Rafael Pavarine, um curso presencial é o que a engenheira e a advogada precisam agora para construir uma base sólida de conhecimentos para concursos públicos. ;Na relação com o professor, o aluno ganha com a experiência que o especialista tem, além da transmissão de técnicas de memorização e desenvolvimento de raciocínio lógico e interpretativo trabalhados em sala;, diz. ;Já entre os colegas, o estudante desenvolve uma relação mais próxima, então ele fica mais à vontade para falar, discutir, pensar junto o conteúdo aprendido na sala, assim como a partilha de sonhos, angústias e objetivos comuns;, complementa.

É importante ainda registrar outro ponto importante lembrado pelo Professor Doutor Thiago Silva para garantir o sucesso na empreitada chamada concurso público: trata-se da escolha correta por uma instituição de ensino de excelência, para evitar que os candidatos caiam em ciladas. ;É preciso que o curso conte com uma boa estrutura física e tenha um corpo de docentes de qualidade. E também buscar referências de pessoas que já tiveram aulas naquele lugar, ver o índice de aprovações, o material didático que utiliza, afinal, estamos falando de um investimento de tempo e de dinheiro que pode definir o seu futuro;, aconselha o especialista.

IMP CONCURSOS ; Você entre os melhores

Inaugurado em Brasília, no mês de julho de 2009, o IMP Concursos faz parte da Unyleya Educacional ; uma tradicional holding portuguesa do ramo educacional. Logo, no primeiro concurso nacional de alta concorrência, atingiu a marca de mais de 70% de aprovação, graças ao corpo docente com vasta experiência e material didático de alto nível. Em 2018, a média de aprovação geral foi de 52% nos concursos públicos do Distrito Federal, chegando a atingir a marca de 09 entre os 10 primeiros colocados em um dos concursos da Polícia Militar, por exemplo.

Nesse mesmo ano, o Instituto contou com mais de 23 mil alunos distribuídos em 680 turmas presenciais nas três unidades da Asa Sul, Sudoeste e Águas Claras. Inclusive, todas elas contam com uma estrutura de salas de aula amplas e confortáveis; ar-condicionado; recursos multimídia e sistema de amplificação sonora; sala de estudos; lanchonete e livraria com títulos da LeYa Alumnus, importante editora de concursos públicos do Brasil!

O IMP Concursos oferece opções de cursos por matérias específicas ou ainda para carreiras (policial, jurídico, tribunal e fiscal). O curso completo Platinum é feito para atender candidatos de carreiras administrativas e legislativas, abordando conteúdo do básico ao avançado para concursos. Entre os diferenciais de 2019 está o Coaching de Estudos, uma ferramenta de estudo que irá ajudar os alunos a estabelecerem métodos de estudo através de técnicas de neurolinguística, assim como motivá-los durante todo seu caminho no IMP, fazendo planejamentos específicos e desenvolvendo hábitos para uma performance mais qualificada.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação