La Salle

Nas escolas, atividades extracurriculares auxiliam a formação dos alunos

Escolas disponibilizam aulas no contraturno, como judô, natação, coral e teatro, que favorecem o estudante no dia a dia escolar e em seu desenvolvimento integral

Bruna Oliveira*
postado em 18/07/2019 10:43
Escolas disponibilizam aulas no contraturno, como judô, natação, coral e teatro, que favorecem o estudante no dia a dia escolar e em seu desenvolvimento integral
A escola é componente fundamental na formação de crianças e jovens capazes de pensar criticamente ou mesmo de aplicar os ensinamentos ao longo da vida. No entanto, o ambiente escolar, com seu currículo extenso e diversas tarefas, acaba se tornando, por vezes, uma rotina maçante para muitos estudantes.

Não é raro ver alunos cansados do dia a dia no colégio e sem motivação para se empenhar nos estudos. Nesse contexto, é preciso compreender que a escola oferece atividades além do convencional e que espaços para os estudantes se movimentarem e se expressarem são necessários. Então, o que fazer de diferente?

É aí que entram as atividades extracurriculares. Além de estimular e promover o interesse dos estudantes para os conteúdos ministrados em sala de aula, elas também proporcionam o desenvolvimento de habilidades esportivas, artísticas, corporais e científicas. Some-se a isso o fato de que, por meio delas, professores e pais acabam por conhecer melhor os alunos, ajudando na identificação de características que influenciarão no seu desenvolvimento e no seu futuro.

Ter acesso a atividades extracurriculares pode representar até mesmo uma diferença significativa no desempenho escolar. De acordo com análise do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os alunos que frequentam essas aulas extras apresentam, inclusive, melhoria na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). ;Observa-se que, quanto maior o índice de atividades educativas extracurriculares, maior o desempenho dos participantes. As diferenças são bastante expressivas na parte objetiva;, detalha o relatório.

Pensando nesses benefícios e buscando ampliar a vivência escolar e o aprendizado dos estudantes, a Rede La Salle de Educação oferece diferentes opções de atividades extracurriculares. ;Implementar e incentivar esse tipo de atividade dentro da instituição é uma maneira de auxiliar os alunos a desenvolverem seus perfis emocionais e físicos, ajudando positivamente nos desempenhos dentro das salas de aula;, explica Tânia Payne, supervisora educativa do Colégio La Salle Águas Claras.

Orientadora educacional da Educação Infantil ao 1; ano do Ensino Fundamental I do La Salle Águas Claras, Renata Rocha acrescenta que a educação lassalista busca desenvolver a capacidade de trabalhar de maneira coletiva e colaborativa, aprimorando a convivência e a tolerância, além de proporcionar um crescimento cognitivo e rotinas saudáveis. ;Eu costumo dizer que é um quebra-cabeças que se fecha. Não adianta ter um cognitivo elevado e a parte motora prejudicada. Por meio das atividades extracurriculares, pode-se desenvolver o conjunto. A escola visa isso: a formação integral;, afirma.
Escolas disponibilizam aulas no contraturno, como judô, natação, coral e teatro, que favorecem o estudante no dia a dia escolar e em seu desenvolvimento integral
Foi por reconhecer o valor de uma educação multidisciplinar que a publicitária Fernanda Aguiar, 36 anos, escolheu o La Salle ao buscar um novo colégio para o filho Miguel, 4, no início de 2019. ;Eu visitei todas as escolas de Águas Claras que atenderiam a idade dele. E o La Salle conseguiu associar o que, para mim, é muito importante: a atividade física, o inglês e a questão dos valores da educação lassalista. Estão sempre em busca de um talento na criança. Se não é na música, é no esporte, pode ser no teatro, na culinária. A criança é sempre estimulada de uma forma muito positiva;, destaca Fernanda.

A publicitária acredita que, graças à grade diversificada, Miguel tem mais interesse em participar do dia a dia da escola. ;Isso o estimula muito a estar no colégio, aprender, corresponder. Consequentemente, o interesse no conteúdo ministrado em sala acaba sendo maior;, avalia a publicitária.

No caso da farmacêutica Willkeliny Soares, 39 anos, optar pelo La Salle Águas Claras como escola do filho Vinícius, 6 anos, foi natural. ;Escolhi o La Salle, em 2016, morando em São Luís (MA). Eu e meu marido fizemos uma busca pela internet e selecionamos três escolas. Eu cheguei a Brasília, fui ao La Salle e nem precisei visitar as outras escolas;, revela a mãe.

A farmacêutica aponta o amplo espaço do La Salle Águas Claras, com infraestrutura completa e adequada, como o diferencial da unidade. No local é realizada, ao fim de cada semestre, a colônia de férias, uma das opções da escola que extrapolam o currículo tradicional. Além de ajudar os pais, que nem sempre conseguem conciliar suas folgas com o recesso escolar, a atividade estimula as crianças de 3 a 11 anos a se envolverem em atividades lúdicas e variadas, proporcionando momentos de diversão e aprendizado.
Escolas disponibilizam aulas no contraturno, como judô, natação, coral e teatro, que favorecem o estudante no dia a dia escolar e em seu desenvolvimento integral
A unidade La Salle em Águas Claras disponibiliza ainda outras atividades extras, incluindo aulas de música e artes cênicas. Na natação, a prática é feita em um ambiente tranquilo e agradável, que propicia momentos lúdicos e desafiadores. Os educadores respeitam a individualidade de cada aluno e apresentam as técnicas conforme as habilidades motoras, a maturidade e o desenvolvimento de cada um.

Além da escola em Águas Claras, a rede La Salle conta com outras três unidades na capital federal: Brasília, Sobradinho e Núcleo Bandeirante. No Colégio La Salle Brasília, os estudantes podem ampliar sua consciência a respeito do corpo e de seus movimentos por meio de diversas modalidades, como patinação artística, handebol, judô, basquete, vôlei e dança.

Os alunos do Colégio La Salle Sobradinho podem optar entre atividades esportivas, como futsal, judô, patinação, capoeira e ginástica artística; culturais (dança, coral, violão e teatro); ou educacionais (aulas de programação e educação 3.0), com dinâmicas realizadas no contraturno para alunos da educação infantil ao ensino médio. As opções ofertadas envolvem a corporeidade, a saúde e o movimento, utilizando também a tecnologia como instrumento de desenvolvimento pessoal, social e coletivo.
Escolas disponibilizam aulas no contraturno, como judô, natação, coral e teatro, que favorecem o estudante no dia a dia escolar e em seu desenvolvimento integral
Entre as atividades extras do Colégio La Salle Núcleo Bandeirante, estão o balé, o karatê, o judô e a capoeira, esporte preferido entre os alunos e a comunidade da região. As aulas de iniciação começam ainda na creche e seguem até os estudantes do ensino médio. Os moradores da região administrativa também podem praticar capoeira na unidade, em turmas mistas de crianças e adultos.
Escolas disponibilizam aulas no contraturno, como judô, natação, coral e teatro, que favorecem o estudante no dia a dia escolar e em seu desenvolvimento integral
Com seus espaços adequados e acolhedores, a rede de educação La Salle proporciona ambientes e atividades que incentivam o aprendizado dos alunos, criando e fortalecendo laços, tornando os estudantes protagonistas do seu próprio crescimento.

[VIDEO1]
Visite uma das unidades da Rede La Salle no Distrito Federal

Colégio La Salle Águas Claras ; Quadra 301, AE S/N / (61) 3435-5858 / E-mail: lasalle.aguasclaras@lasalle.org.br

Colégio La Salle Brasília ; SGAS, Quadra 906, Conjunto E / (61) 3443-7878 / E-mail: lasalledf@lasalle.org.br

Colégio La Salle Núcleo Bandeirante ; Av. Central, Área Especial 11 / (61) 3552-1494 / E-mail: bandeirante@lasalle.edu.br

Colégio La Salle Sobradinho ; Quadra 14, Área Especial Lotes 24 a 27 / (61) 3387-8840 / E-mail: sobradinho@lasalle.org.br

*Com a colaboração de Amanda Oliveira e Cláudio Batista

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação