La Salle

Programa bilíngue prepara estudantes para um mundo cada vez mais globalizado

Aprender inglês por meio de vivências e experiências multiculturais é a realidade dos alunos da Rede La Salle no Distrito Federal

Bruna Oliveira*
postado em 09/09/2019 10:53
Alunos da rede La Salle participam do Programa Bilíngue na sala Google for Education.
Dominar o inglês amplia as possibilidades de participação e as oportunidades na vida de crianças e jovens em um mundo cada vez mais globalizado. Com base nessa perspectiva e buscando preparar seus estudantes para os desafios futuros, a Rede La Salle de educação tem inovado sua proposta pedagógica, implantando o Programa Bilíngue. Em parceria com a Casa Thomas Jefferson desde 2017, o Programa é aplicado aos estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I nas unidades lassalistas do Distrito Federal.
Alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que regulamenta quais são as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas na escola, o Programa Bilíngue na Rede La Salle tem proporcionado vivências e experiências interculturais para incentivar os estudantes em um contínuo processo interdisciplinar. Assim, o estudo da língua inglesa é feito de forma articulada com outras áreas do conhecimento, de acordo com a idade de cada estudante, utilizando diferentes materiais pedagógicos e espaços de aprendizagem que favorecem o desenvolvimento da sua autonomia e do seu protagonismo.
Estudantes participam de atividades do programa bilíngue na Rede La Salle.
Nos quatro colégios da Rede no Distrito Federal: La Salle Águas Claras, La Salle Brasília, La Salle Núcleo Bandeirante e La Salle Sobradinho, o Programa Bilíngue iniciou com os estudantes da Educação Infantil. Segundo a coordenadora pedagógica da unidade de Núcleo Bandeirante, Kantya Muniz, as crianças dessa faixa etária têm melhor performance de aprendizado quando o estudo está atribuído a situações cotidianas e quando partimos da brincadeira como forma de viabilizar o aprendizado. ;A primeira infância é uma época em que as habilidades linguísticas são desenvolvidas com facilidade, ou seja, as crianças aprendem brincando o outro idioma;, explica.
Nessa fase, os professores planejam vivências para proporcionar a aprendizagem do inglês com base nos Campos de Experiência da Educação Infantil. ;As aulas valorizam os conceitos, atitudes, valores e afetos essenciais que as crianças devem desenvolver, garantindo o conhecimento da segunda língua de forma lúdica;, destaca Simone Ouriques, supervisora educativa do Colégio La Salle Sobradinho.
As habilidades linguísticas são desenvolvidas com facilidade na primeira infância.
Com o sucesso do trabalho desenvolvido na Educação Infantil, o La Salle Águas Claras e o La Salle Brasília ampliaram o programa a todos os estudantes até o Ensino Fundamental I. Para a supervisora educativa da unidade de Águas Claras, Tânia Payne, o aprendizado da língua inglesa amplia as possibilidades de o estudante exercer a cidadania, participar da democracia e da cultura digital. "Acreditamos que o programa bilíngue favorece o desenvolvimento da criticidade e do raciocínio lógico dos alunos", ressalta.
Na visão de Naiara Clemente, supervisora educativa do Colégio La Salle Brasília, quando a criança possui a possibilidade de estudar dois idiomas, ela desenvolve maior capacidade de concentração, melhora suas habilidades de escrita, leitura e fala, desenvolve a criatividade, desenvolve uma formação cultural mais rica, respeitando as diferenças, além de favorecer o aprendizado de outras línguas. ;Percebemos no cotidiano de nossos estudantes o quanto o programa bilíngue fomenta o desenvolvimento dos aspectos cognitivos e das habilidades socioemocionais;, destacou.
Programa bilíngue promove o desenvolvimento dos aspectos cognitivos e das habilidades socioemocionais.
Adriana Coelho, mãe do aluno Davi, da Creche III do La Salle Núcleo Bandeirante, considera o programa um grande diferencial. ;Saber que o Davi estaria em uma turma com o programa, ajudou no nosso processo de escolha da escola. Notamos uma grande evolução. Todos os dias, ele chega em casa muito motivado e alegre, cantando uma música ou falando uma nova palavra em inglês. Isso é muito bom;, afirma.
Diante dos promissores resultados e em busca do fortalecimento de práticas didáticas criativas e inovadoras, os colégios da Rede La Salle no Distrito Federal estudam expandir o Programa Bilíngue para mais um nível de ensino a partir de 2020.
[FOTO1446622]
Conheça as unidades da Rede La Salle no Distrito Federal e confira o trabalho desenvolvido. Agende sua visita com as Centrais de Atendimento:
; Colégio La Salle Águas Claras ; Quadra 301, AE S/N / (61) 3435-5858 / E-mail: lasalle.aguasclaras@lasalle.org.br
; Colégio La Salle Brasília ; SGAS, Quadra 906, Conjunto E / (61) 3443-7878 / E-mail: lasalledf@lasalle.org.br
; Colégio La Salle Sobradinho - Quadra 14, Área Especial Lotes 24 a 27 / (61) 3387-8840 / E-mail: sobradinho@lasalle.org.br
; Colégio La Salle Núcleo Bandeirante - Av. Central, Área Especial 11 / (61) 3552-1494 / E-mail: bandeirante@lasalle.edu.br

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação