Correio Braziliense

Programa bilíngue prepara estudantes para um mundo cada vez mais globalizado

Aprender inglês por meio de vivências e experiências multiculturais é a realidade dos alunos da Rede La Salle no Distrito Federal


postado em 09/09/2019 10:53 / atualizado em 09/09/2019 17:22

Alunos da rede La Salle participam do Programa Bilíngue na sala Google for Education.
Alunos da rede La Salle participam do Programa Bilíngue na sala Google for Education.
 
Dominar o inglês amplia as possibilidades de participação e as oportunidades na vida de crianças e jovens em um mundo cada vez mais globalizado. Com base nessa perspectiva e buscando preparar seus estudantes para os desafios futuros, a Rede La Salle de educação tem inovado sua proposta pedagógica, implantando o Programa Bilíngue. Em parceria com a Casa Thomas Jefferson desde 2017, o Programa é aplicado aos estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I nas unidades lassalistas do Distrito Federal.
 
Alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que regulamenta quais são as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas na escola, o Programa Bilíngue na Rede La Salle tem proporcionado vivências e experiências interculturais para incentivar os estudantes em um contínuo processo interdisciplinar. Assim, o estudo da língua inglesa é feito de forma articulada com outras áreas do conhecimento, de acordo com a idade de cada estudante, utilizando diferentes materiais pedagógicos e espaços de aprendizagem que favorecem o desenvolvimento da sua autonomia e do seu protagonismo.
 
Estudantes participam de atividades do programa bilíngue na Rede La Salle.
Estudantes participam de atividades do programa bilíngue na Rede La Salle.

Nos quatro colégios da Rede no Distrito Federal: La Salle Águas Claras, La Salle Brasília, La Salle Núcleo Bandeirante e La Salle Sobradinho, o Programa Bilíngue iniciou com os estudantes da Educação Infantil. Segundo a coordenadora pedagógica da unidade de Núcleo Bandeirante, Kantya Muniz, as crianças dessa faixa etária têm melhor performance de aprendizado quando o estudo está atribuído a situações cotidianas e quando partimos da brincadeira como forma de viabilizar o aprendizado. “A primeira infância é uma época em que as habilidades linguísticas são desenvolvidas com facilidade, ou seja, as crianças aprendem brincando o outro idioma”, explica.
 
Nessa fase, os professores planejam vivências para proporcionar a aprendizagem do inglês com base nos Campos de Experiência da Educação Infantil. “As aulas valorizam os conceitos, atitudes, valores e afetos essenciais que as crianças devem desenvolver, garantindo o conhecimento da segunda língua de forma lúdica”, destaca Simone Ouriques, supervisora educativa do Colégio La Salle Sobradinho.
 
As habilidades linguísticas são desenvolvidas com facilidade na primeira infância.
As habilidades linguísticas são desenvolvidas com facilidade na primeira infância.

Com o sucesso do trabalho desenvolvido na Educação Infantil, o La Salle Águas Claras e o La Salle Brasília ampliaram o programa a todos os estudantes até o Ensino Fundamental I. Para a supervisora educativa da unidade de Águas Claras, Tânia Payne, o aprendizado da língua inglesa amplia as possibilidades de o estudante exercer a cidadania, participar da democracia e da cultura digital. "Acreditamos que o programa bilíngue favorece o desenvolvimento da criticidade e do raciocínio lógico dos alunos", ressalta.
 
Na visão de Naiara Clemente, supervisora educativa do Colégio La Salle Brasília, quando a criança possui a possibilidade de estudar dois idiomas, ela desenvolve maior capacidade de concentração, melhora suas habilidades de escrita, leitura e fala, desenvolve a criatividade, desenvolve uma formação cultural mais rica, respeitando as diferenças, além de favorecer o aprendizado de outras línguas. “Percebemos no cotidiano de nossos estudantes o quanto o programa bilíngue fomenta o desenvolvimento dos aspectos cognitivos e das habilidades socioemocionais”, destacou.
 
Programa bilíngue promove o desenvolvimento dos aspectos cognitivos e das habilidades socioemocionais.
Programa bilíngue promove o desenvolvimento dos aspectos cognitivos e das habilidades socioemocionais.
Adriana Coelho, mãe do aluno Davi, da Creche III do La Salle Núcleo Bandeirante, considera o programa um grande diferencial. “Saber que o Davi estaria em uma turma com o programa, ajudou no nosso processo de escolha da escola. Notamos uma grande evolução. Todos os dias, ele chega em casa muito motivado e alegre, cantando uma música ou falando uma nova palavra em inglês. Isso é muito bom”, afirma.
 
Diante dos promissores resultados e em busca do fortalecimento de práticas didáticas criativas e inovadoras, os colégios da Rede La Salle no Distrito Federal estudam expandir o Programa Bilíngue para mais um nível de ensino a partir de 2020.
 
Ver galeria . 5 Fotos Alunos da Rede La Salle participam do programa bilíngue em uma aula na cozinha experimental.
Alunos da Rede La Salle participam do programa bilíngue em uma aula na cozinha experimental. (foto: )
 
Conheça as unidades da Rede La Salle no Distrito Federal e confira o trabalho desenvolvido. Agende sua visita com as Centrais de Atendimento:
– Colégio La Salle Águas Claras – Quadra 301, AE S/N / (61) 3435-5858 / E-mail: lasalle.aguasclaras@lasalle.org.br
– Colégio La Salle Brasília – SGAS, Quadra 906, Conjunto E / (61) 3443-7878 / E-mail: lasalledf@lasalle.org.br
– Colégio La Salle Sobradinho - Quadra 14, Área Especial Lotes 24 a 27 / (61) 3387-8840 / E-mail: sobradinho@lasalle.org.br
– Colégio La Salle Núcleo Bandeirante - Av. Central, Área Especial 11 / (61) 3552-1494 / E-mail: bandeirante@lasalle.edu.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade