Mackenzie

Imersão na língua inglesa: a melhor forma de aprender

Mackenzie se internacionaliza e cria programas a partir dos 2 anos de idade

postado em 15/10/2018 14:25
Atendendo às mudanças cada vez mais rápidas da atualidade, e com uma proposta de inovação em seu programa de ensino, o Colégio Mackenzie implantou neste ano seu programa bilíngue, para crianças a partir dos dois anos de idade. O novo programa tem como objetivo explorar a vivência em diversos contextos de forma lúdica e criativa, permitindo que os alunos analisem de forma crítica situações cotidianas, em língua inglesa.

Mackenzie se internacionaliza e cria programas a partir dos 2 anos de idade
A importância de se aprender um novo idioma desde cedo vai muito além da facilidade que as crianças possuem para assimilar novos conteúdos, garantindo um processo mais rápido e eficiente. Essa aprendizagem também auxilia no desenvolvimento cerebral, estimulando a criatividade, o raciocínio e a capacidade de concentração, além de fortalecer a autoestima, trabalhar as habilidades de comunicação e ainda ajudar no desempenho em matérias exatas, como matemática, por utilizar a mesma área do cérebro para o aprendizado.
O projeto é direcionado a crianças de 2 a 9 anos de idade, que estejam cursando até o terceiro ano do ensino fundamental. É um recurso complementar, que funciona no período da tarde, após as aulas do ensino regular. Os alunos almoçam, têm um período de descanso e depois iniciam as atividades do Ampliado Bilingue, onde além da imersão em inglês, têm um período para atividades de estudo dirigido, realização de dever de casa e aulas especiais, como música, circo, ballet, judô, futsal e natação.

Na parte dedicada ao bilinguismo, a escola adota o Programa Bilingue Pearson como base curricular, o qual desenvolve grandes blocos temáticos, permitindo que a criança expanda seu entendimento de forma mais profunda e contextualizada. O grande diferencial do Ampliado Bilingue Mackenzie é que o programa é desenvolvimento de forma lúdica e criativa por meio de pequenas estações, internacionalmente chamadas de ;learning centers;, onde os alunos trabalham de forma mais independente, o que faz deles protagonistas de seu aprendizado.
Mackenzie se internacionaliza e cria programas a partir dos 2 anos de idade
;Em nosso dia a dia toda a interação é feita em inglês. Podemos perceber que a compreensão da língua inglesa tem acontecido de forma gradativa e natural.; conta a assessora internacional do Mackenzie, Erika Zaidan.
Os alunos demonstram empolgação ao falar sobre o programa. O aluno Davi Lobo, do 2; ano do Ensino Fundamental, conta que ;Quando tem prova, fica bem mais fácil. Amanhã tem uma prova de matemática e a gente está aprendendo a matéria de novo aqui, só que em inglês, então na hora a gente lembra tudo em duas línguas diferentes;. A colega Audrey acrescenta que ;Se a prova for de inglês, então fica mais fácil ainda, porque a gente já é craque!”.

Ter a tarde inteira ocupada com mais aulas pode parecer exaustivo em um primeiro momento, mas a realidade é bem diferente, pois desde os primeiros anos letivos, a escola busca criar um gosto pelo aprendizado em seus alunos. ;Eu gosto muito de aprender coisas novas e aqui a gente tem aula de música, esportes, dança, e encontra vários amigos. É bem melhor do que ficar em casa brincando sozinha;, acrescenta Audrey. ;A minha parte favorita é o futebol;, declara Pietro Menegazzi, do segundo ano do fundamental, ;eu acho que ajuda muito, porque eu quero ser jogador profissional, e nas aulas a gente aprende a melhorar a mira, chutar dentro do gol e fazer passes... E como eu vou ter que viajar muito por aí, para os campeonatos, preciso saber me comunicar, né? Quero fazer muito amigos em Londres e outros lugares que falam inglês;, conclui o aluno.
A professora Celiane Junker, orientadora pedagógica do Ampliado Bilingue , tem desenvolvido juntamente com as professoras bilíngues vários projetos direcionados à ética e aos valores. Projetos como ;Kindness; (Gentileza) e ;Stop, think and make a good choice;(Pare, pense e faça uma boa escolha) são exemplos de como fazer o aluno refletir acerca de suas próprias atitudes e de como elas refletem naqueles que estão a seu redor.
Mackenzie se internacionaliza e cria programas a partir dos 2 anos de idade
Como continuidade de uma proposta de internacionalização do Colégio Mackenzie, a escola também oferece os programas do Middle School e High School. Esses programas são desenvolvidos em parceria com a Universidade do Missouri, que está entre as melhores instituições americanas de ensino superior, dentre as 4.726 existentes. O Middle School oferece um currículo que proporciona um ensino integrado entre ciências e humanidades, utilizando conteúdos de tecnologia, engenharia, arte e matemática para desenvolver projetos voltados para a abordagem de temas globais da Organização das Nações Unidas (ONU), além da atenção dedicada a problemas locais, que incentivam os alunos a serem agentes de mudança em suas comunidades. Após a conclusão do ensino médio, os estudantes que participam do programa do High School saem da escola com dois diplomas, sendo um deles da própria Universidade do Missouri, além da com a possibilidade de admissão direta na instituição, sem a necessidade de processo seletivo, bastando apenas o preenchimento dos pré-requisitos estipulados por ela.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação