SBACV

Vasinhos e varizes, problemas para o médico resolver

Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular - SBACV lança campanha para orientar a população que o tratamento não é meramente estético. Recorrer a profissionais sem formação em medicina pode resultar até em trombose ou embolia pulmonar

Bruna Oliveira
postado em 30/10/2019 10:53
[FOTO1]
Segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), estudos apontam que 37,5% da população do País apresentam varizes e vasinhos. A presença desagradável dos vasinhos acaba levando muita gente a procurar o tratamento de escleroterapia ou aplicação, como é conhecida popularmente, com profissionais sem formação em medicina. Mas isso é perigoso. O procedimento mal sucedido pode levar à trombose ou à embolia pulmonar, entre outras complicações.

A fim de orientar a população que o tratamento das veias varicosas não é um procedimento meramente estético e precisa ser realizado por um médico habilitado, a SBACV inicia a Campanha Nacional de Segurança na Escleroterapia, que tem como slogan: ;#NãoSeEngane: tratamento de varizes e vasinhos é com o angiologista ou cirurgião vascular;.

;Os vasinhos, tecnicamente chamados de telangiectasias, são o primeiro estágio de uma doença mais grave: a Insuficiência Venosa Crônica (IVC). Por isso, não devem ser tratados por alguém que não seja médico;, esclarece o presidente da SBACV, Dr. Roberto Sacilotto.

Ele adverte para as consequências do tratamento inadequado. ;A escleroterapia feita com dosagem de produto errada, ou seja, com uma injeção de grande quantidade de líquidos, pode resultar em uma trombose venosa profunda (TVP), que tem como principal consequência a embolia pulmonar. Condição grave que pode levar o paciente à morte em poucas horas. E se o procedimento for feito por uma pessoa que não sabe injetar, isso pode resultar ainda feridas em feridas ou lesões na pele, por exemplo. Outra complicação é a flebite, que é a inflamação na parede de uma veia superficial;, afirma.

;Esses profissionais sem formação em Medicina estão vendendo a impressão de que o procedimento não oferece riscos de complicações, mas isso não é verdade. Inclusive, estão promovendo cursos, alguns com duração de um fim de semana, para ensinar não médicos a fazerem aplicações. Isso é muito perigoso;, aponta o presidente da SBACV.

Sacilotto revela que, nos últimos dois anos, a SBACV tem recebido mais denúncias sobre a atuação de não médicos em procedimentos vasculares. Por isso, a Sociedade tem intensificado as ações de conscientização e lançou a Campanha Nacional de Segurança na Escleroterapia, que engloba banners em sites nacionais de grande abrangência e vídeos que serão disponibilizados nas redes sociais da Sociedade (Facebook e Instagram: @sbacvnacional e Twitter: @SBACV) e YouTube.
[FOTO3]
Como segunda etapa da campanha, a SBACV lançará em novembro um blog dedicado ao esclarecimento da população sobre as doenças vasculares. ;Muitas pessoas têm se orientado sobre doenças e tratamentos na internet. Mas é preciso ter cuidado se você está acessando um conteúdo de qualidade, que reflita a realidade, por isso é nossa missão desenvolver esse material para a população;, explica o Dr. Sacilotto.

Ele acrescenta que há até mesmo vídeos de profissionais não médicos demonstrando o antes e depois da aplicação em vasinhos e varizes, repassando a falsa impressão de questões estéticas. ;Esses problemas são uma doença venosa dos membros inferiores, com um sistema internacional de classificação e graduação, denominada CEAP, que leva em consideração a condição clínica (C), etiológica (E), anatômica (A) e patológica (P) do paciente. Possui 6 classes, sendo a Classe 1 ; Telangiectasias (vasinhos) e/ou veias reticulares; Classe 2 ; Veias varicosas, Classe 3 ; Edema; Classe 4 ; Pigmentação, eczema e lipodermoesclerose; Classe 5 ; Úlcera varicosa cicatrizada; e Classe 6 ; Úlcera varicosa aberta. As telangiectasias (ou vasinhos) são as dilatações intradérmicas das veias, com diâmetro de aproximadamente 1mm. As veias reticulares, dilatações subdérmicas com diâmetro aproximado de 3 mm e não palpáveis. Já as veias varicosas, são subcutâneas, palpáveis e possuem mais de 4mm;, declara.

Como identificar o problema
As varizes são identificáveis pelo exame clínico e, na maioria dos casos, o próprio doente consegue percebê-las. O médico é o profissional competente para confirmar o diagnóstico, graduar a doença e indicar os exames complementares que ajudarão a desvendar a origem e que guiarão o tratamento a ser realizado.

Tratamento
As varizes são um fator incapacitante, que geram dor, sensação de peso, inchaço, irritação da pele e complicações decorrentes de disfunções venosas, que demandam cuidados médicos.
O tratamento tem como objetivo o alívio dos sintomas, prevenir complicações e evitar recorrência. Pode ser dividido em clínico, cirúrgico e escleroterápico. Deve ser bem explicado ao paciente que a doença varicosa é cíclica, e que o tratamento nem sempre é curativo, necessitando seguir as medidas de prevenção.

Tratamento Clínico: deve ser indicado aos pacientes assintomáticos e que recusam tratamento cirúrgico e/ou escleroterápico. Consiste em medidas de prevenção e no uso de meias elásticas de compressão gradual.
Tratamentos Cirúrgicos: podem ser indicados quando há presença de trajetos varicosos maiores que 3mm. Existem vários tipos de cirurgias, desde a simples ressecção de colaterais varicosas por micro incisões até as safenectomias, levando-se em consideração que nos dias atuais a tendência é a cirurgia com preservação das safenas, dependendo do grau de dilatação e insuficiência das mesmas. As contraindicações para a cirurgia são várias, incluindo gravidez, doença hemorrágica associada, membro com isquemia, presença de úlcera aberta e infectada, linfedema do membro e idade avançada (contraindicação relativa). Pode haver complicações, tais como hemorragias, linforragia, infecção, lesão de veias profundas, lesões de nervos, entre outras, mas todas com baixa incidência.
O tratamento de vasinhos e varizes é questão de saúde.
Tratamento Escleroterápico: deve ser indicado nos casos de telangiectasias (0,1-1mm) associadas ou não a cirurgias prévias para retirada de pontos de refluxo em microvarizes (2-4 mm). A escleroterapia pode ser química com substâncias esclerosantes, por eletrocoagulação ou térmica com o uso do laser para fototermólise dos vasos. Também não é método isento de complicações, podendo acontecer desde reações alérgicas até necroses de pele no local das punções.
O tratamento conhecido como aplicação em varizes é feito por meio da injeção de um líquido diretamente no vaso, que promove a secagem do mesmo e, com o tempo, seu desaparecimento. O número de sessões depende da quantidade de vasos. O tratamento não deve ser realizado em pacientes grávidas ou no período de amamentação e precisa ser precedido de uma avaliação da saúde do paciente.
Nos casos de veias varicosas de grosso calibre que, muitas vezes, envolvem comprometimento das veias safenas, o tratamento é quase sempre cirúrgico. Mas em pacientes com problemas clínicos que tornam a cirurgia proibitiva ou nos casos em que este apresenta alterações de pele ou úlceras na perna, a escleroterapia com espuma densa é uma alternativa com resultados satisfatórios.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação