postado em 20/04/2008 20:29
Gilmar Mendes é ministro do STF desde 2002. No seu currículo, constam cargos de advogado-geral da União no governo de Fernando Henrique Cardoso e de consultor-jurídico da Secretaria Geral da Presidência da República no governo Collor. No Legislativo, foi assessor técnico na relatoria da Revisão Constitucional na Câmara dos Deputados, em 1993.
De temperamento forte, é um crítico ferrenho de algumas condutadas adotadas pela Polícia Federal, dentre eles a de vazar informações de inquéritos em andamento. No ano passado, protagonizou uma briga em plenário com o ministro Joaquim Barbosa, que o acusou de defender os interesses do governo. Na linha de Barbosa, alguns advogados vêem em Gilmar Mendes ;o eterno advogad-geral da União;. Sua posição ao votar sobre medidas provisórias, no entanto, foi entendida por alguns juristas como uma clara demonstração de que o novo presidente do Supremo não pretende adotar posições que justifiquem o rótulo.
Mendes é graduado em Direito pela Universidade de Brasília e tem mestrado pela mesma UnB. Na Universidade de Münster, na Alemanha (Westfälische Wilhelms-Universität Münster, RFA), concluiu os cursos de mestrado e de doutorado.