postado em 22/04/2008 16:26
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reúne nesta quarta-feira, no Palácio do Planalto, auxiliares da área econômica para fechar a proposta de nova política industrial. A idéia é anunciar o mais rapidamente possível as medidas em estudo, que visam a incentivar as exportações e reduzir a insatisfação da iniciativa privada em decorrência da decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central de aumentar em 0,5 ponto percentual a taxa básica de juros da economia (Selic).
Segundo os exportadores, o arrocho monetário tira competitividade das mercadorias brasileiras, o que tem impacto negativo na balança comercial e nas contas externas do país. "A política industrial está demorando muito. Um conjunto de estímulo ao exportador é prioridade neste momento", diz o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), deputado federal Armando Monteiro Neto (PTB-PE).
Além de Lula, participam da reunião os ministros Guido Mantega (Fazenda), Paulo Bernardo (Planejamento) e Miguel Jorge (Desenvolvimento e Indústria), além do presidente do BNDES, Luciano Coutinho.