postado em 22/04/2008 16:29
O deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) disse hoje que seu irmão, o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB) deve explicações à população e à imprensa sobre a carona que deu para a sogra num jatinho que foi para a Europa em viagem oficial. Ele participa hoje da sabatina da Folha, no Teatro Folha (shopping Pátio Higienópolis, av. Higienópolis, 618)."Acho francamente que governador do Estado do Ceará deve se explicar. Deve chamar imprensa e se explicar. Ele deve uma explicação", disse Ciro.
Depois, o deputado pediu para não falar mais sobre o assunto. "Se me permitirem, peço permissão para não comentar assunto. Sou irmão dele." Nas duas horas de sabatina, Ciro vai responder a perguntas do o editor de Brasil, Fernando de Barros e Silva, da colunista Mônica Bergamo, dos repórteres Fernando Canzian e Kennedy Alencar e da platéia.
Jatinho
De acordo com reportagem da Folha, Cid Gomes levou sua sogra a uma viagem oficial de dez dias à Europa, que custou R$ 388.596 apenas com o aluguel de um jatinho e que foi realizada em período que incluiu o Carnaval. De acordo com o ofício entregue pelo governo, a comitiva passou por Madri (Espanha), Londres (Inglaterra), Edimburgo (Escócia), Dublin (Irlanda) e Berlim (Alemanha). Além de Cid e da sogra, Pauline Carol Habib Moura, estiveram no percurso a mulher dele, Maria Célia, o secretário de Turismo, Bismark Maia, com a mulher, e o assessor especial Valdir Fernandes, também com a mulher. Sete pessoas. O deputado estadual Heitor Férrer (PDT) encaminhou ao TCE (Tribunal de Contas do Estado) um requerimento pedindo a devolução do dinheiro referente aos custos com a viagem da sogra de Cid e das mulheres de um secretário do governo e de um assessor.