postado em 23/04/2008 13:02
Reportagem de Valdo Cruz e Marta Salomon, publicada na edição desta quarta-feira da Folha, informa que o Planalto cogita atribuir a secretária-executiva da Casa Civil, Erenice Guerra, a responsabilidade pelo dossiê com informações sobre os gastos sigilosos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
Erenice, braço-direito da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), teria dado a ordem para montagem do dossiê. De acordo com a reportagem, a possibilidade é cogitada por assessores do Planalto preocupados com o desfecho das investigações da Polícia Federal sobre o dossiê. O temor é que a PF aponte, ao final do inquérito que o dossiê foi elaborado com informações dos gastos de FHC dentro da Casa Civil. Essa conclusão contraria a versão do Planalto, de que o dossiê foi montado a partir de informações da Casa Civil.
A reportagem informa ainda que as investigações da PF fugiram ao controle do Planalto, que queria restringir a apuração ao vazamento - sem apurar a origêm do dossiê. O objetivo do governo é é manter Dilma o mais distante possível da crise do dossiê. A ministra fica no exterior até o final do mês.