postado em 23/04/2008 13:18
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ofereceu nesta terça-feira um jantar em homenagem à presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) Ellen Gracie, no Palácio do Alvorada. Ellen Gracie deixará a presidência da Suprema Corte amanhã quando vai ser substituída pelo ministro Gilmar Mendes.
A expectativa é que um dos assuntos tratados no jantar seja a questão da reserva Raposa/ Serra do Sol, no norte de Roraima. Há cerca de uma semana o STF suspendeu a operação da PF (Polícia Federal) na região onde vivem cerca de 18 mil índios e produtores de arroz.
O governo defende a demarcação de forma contínua na reserva, enquanto os arrozeiros querem a preservação das áreas de produção. No jantar também deve ser comemorada antecipadamente a posse de Gilmar Mendes. Nesta quarta-feira Gilmar assume a presidência do STF por dois anos. O vice-presidente da Suprema Corte será o ministro Cezar Peluso.
Participaram do jantar oferecido por Lula e a primeira-dama Marisa Letícia, os ministros do Supremo, exceto Celso de Mello, Marco Aurélio Mello e Joaquim Barbosa. Também compareceram os ministro Tarso Genro (Justiça), Nelson Jobim (Defesa), o procurador-geral da República Antônio Fernando Souza, o ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos e autoridades de tribunais superiores.